Nereu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Divindades gregas

Proteus-Alciato.gif
Proteu
Deuses Primordiais
Deuses Olímpicos
Deuses Ctónicos
Titãs
Divindades aquáticas
Musas
Outras divindades
Divindades aquáticas
Nereu e Héracles, representados em lécito de figuras negras.

Na mitologia grega, Nereu (em grego antigo, Νηρεύς, translit. Nêreús, de νέειν, néein, "nadar") é um deus marinho primitivo, representado como um personagem idoso o velho do mar.

É filho de Pontos e de Gaia. Desposou a oceânide Dóris e foi pai de cinquenta filhas, as Nereiades, e de um filho, Nérites. O seu reino é o Mediterrâneo, e mais particularmente, o Egeu. É conhecido por suas virtudes e por sua sabedoria. Píndaro celebra sua justiça benfazeja, daí seus epítetos "verídico", benfazejo", "sem mentira nem esquecimento".

Tem o dom da profecia e, como outras divindades, pode mudar de aparência. Ajudou vários heróis, como Hércules, que sempre conseguia descobri-lo, mesmo quando mudava de forma.

Nereu é representado em obras de arte, assim como outros deuses dos mares, com um tridente e algas, que representam o seu cabelo e a sua barba. Parece ser a personificação do deus do mar anterior a Posidão, quando Zeus destronou Cronos.

A história revela que Nereu foi traído e que suas 50 filhas (Nereiades), e seu filho Nérites são filhos de Zeus. Embora o próprio Nereu descobriu a traição Dóris, continuou a união, pois acreditava que sua missão é ser pai (padrasto) de todos.

Referências

Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Dezembro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia grega é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.