Neron

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Neron é um vilão de histórias em quadrinhos da editora DC Comics (Não confundir com Neuron, também conhecido como Onda Mental).

Neron é uma entidade demoníaca que costuma agir indiretamente através de outros vilões. O nome Neron é um anagrama em latim baseado no número 666. Assim como o Mephisto da Marvel, ele é geralmente aceito como se fosse a versão DC Comics do Diabo; alguns escritores e histórias, no entanto, contradizem isto, uma vez que Lúcifer já existe dentro do Universo DC/Vertigo, tendo até mesmo um título próprio. Neron foi criado pelo escritor Mark Waid e teve sua concepção visual por Howard Potter.

O vilão surgiu durante a minissérie A Vingança do Submundo. Seu primeiro movimento foi dar novos poderes a "Galeria de Vilões", inimigos clássicos do Flash, em troca de suas almas e de um serviço aparentemente simples. Eles deveriam atacar cinco pontos estratégicos, entre os quais uma termoelétrica, destruindo os locais. Mas os ataques simultâneos geraram uma grande explosão, devastando uma grande porção de terra e matando os bandidos — o que fazia parte dos planos de Neron. A área devastada, que tinha a forma de um pentagrama, foi usada por Neron como seu inferno particular, onde reuniu as almas de suas vítimas.

Durante esse arco de história vários vilões aceitaram alguma oferta de Neron, trocando suas almas por novos poderes ou equipamento. Lex Luthor teve seu corpo restaurado e sua inteligência expandida. O Major Desastre, antes capaz de desencadear fenômenos da natureza, trocou seu poder por outro mais lógico: tornou-se capaz de calcular o resultado que eventos aleatórios causariam, tornando-se nas suas próprias palavras um "teórico do caos". O Coringa trocou sua alma por uma caixa de charutos cubanos comuns. (Mais tarde ele e Luthor tentaram obter para eles mesmos o poder das almas capturadas por Neron, sem sucesso).

Os planos iniciais de Neron foram frustrados pelo ex-vilão conhecido como Trapaceiro . Ele convenceu o Capitão Marvel a entregar voluntariamente sua alma à Neron, mas este não pode absorvê-la por se tratar de uma alma pura (o Capitão Marvel é na verdade uma criança, Billy Batson).

Neron voltou a aparecer em outras ocasiões, tendo inclusive manipulado o Flash para que entragasse a sua bondade.

Quando falhou em tentar encaminhar o Espectro para o lado do mal, Neron foi rebaixado de demônio maior para rimador (posto igual ao de Etrigan).

Poderes[editar | editar código-fonte]

Neron, como um demonio maior, pode realizar os desejos de pessoas em troca de suas almas. Quando ofereceu seus serviços aos vilões da Terra, eles escolheram mais poder, e Neron prontamente alterou misticamente seus corpos de modo a se tornarem encarnações de poder. Ele também tem vasta força sobre-humana, tendo matado Mongul, quando este se enraiveceu por ser chamado de fracassado.