Nerpa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaNerpa
Baikal seal 200507 hakone japan.JPG

Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Phocidae
Género: Pusa
Espécie: P. sibirica
Nome binomial
Pusa sibirica
Gmelin, 1788

O nerpa (Pusa sibirica), também chamado de foca-de-baikal e foca-da-sibéria, é uma espécie de foca muito rara. Em parte, por ser a única a habitar exclusivamente em água doce.

O nome nerpa vem do idioma russo, sendo que os outros dois nomes populares comumente atribuídos a esse animal são referências à Sibéria e ao Lago Baikal, situado nesta mesma região nórdica, o maior lago de água doce do mundo (em volume). Esta foca também pode ser encontrada nos vários rios que desaguam no lago Baikal.

O nerpa é uma das menores espécies de focas do mundo, pesando em média setenta quilos (no entanto, pode chegar a alcaçar quase o dobro deste peso). Não exibe dimorfismo sexual pronunciado, sendo que os machos são só um pouco maiores que as fêmeas. As fêmeas geralmente dão cria a um filhote, ou, algumas vezes, mais raramente, a dois. A amamentação dos filhotes dura mais ou menos o dobro de tempo do que as espécies de focas marítimas.

Estima-se que a população desta espécie de foca não passe da casa dos sessenta mil. Apesar de proibida a sua caça, a perigosa superfície gelada do Lago Baikal durante o inverno acaba tomando a vida de vários caçadores anualmente. Os residentes das poucas comunas que se encontram nas margens do lago se permitem o abatimento de um certo número de animais anualmente para a sua alimentação.

Curiosamente não se sabe como é que este animal chegou ao seu presente habitat devido a grande distância do mar (o lago Baikal fica perto da fronteira com a Mongólia). Mas acredita-se que o nerpa esteja presente no lago por cerca de dois milhões de anos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em inglês) Seal Specialist Group (1996). Pusa sibirica. 2006 IUCN Red List of Threatened Species. IUCN 2006. Acesso a 19 de Outubro de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Baikal Watch. Site de uma sociedade pela defesa da foca-de-baical (em inglês).
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.