Nervo ciático

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Nervo: Nervo ciático
Gray1244.png
Artérias e nervo ciático da região glútea esquerda
Latim nervus ischiadicus
Gray's subject #213 960
Inerva    Grupo rotador lateral (exceto piriforme e quadrado da coxa), compartimento posterior da perna
Ramo do plexo lombar e plexo sacral: L4-S3
Ramos para nervo tibial, nervo fibular comum

O nervo ciático ou nervo isquiático é o principal nervo dos membros inferiores. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também os músculos posteriores da coxa e os músculos da perna e do .

O nervo ciático é o mais longo do corpo humano – liga o hálux à região lombar –, mas a fama não vem de seu comprimento, e sim da dor causada por ele, a ciatalgia, que atinge cerca de 15% da população e pode causar muito desconforto. Como o ciático é responsável pela inervação dos membros inferiores, a dor pode ocorrer em vários lugares; os mais comuns, no entanto, são a região glútea posterior, o dedão do pé e a face lateral da coxa e da perna.

Patologia[editar | editar código-fonte]

A dor causada por compressão ou irritação do nervo ciático por causa de um problema nas costas é chamada de ciática. As causas mais comuns de ciática incluem os problemas na região lombar: hérnia de disco, doença discal degenerativa, estenose espinhal e espondilolistese.

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]