Netscape 6

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Netscape 6
Logótipo
Desenvolvedor Netscape e AOL
Lançamento 14 de novembro de 2000 (13 anos)
Versão estável 6.2.3 (15 de maio de 2002; há 636 semanas e 1 dia)
Idioma(s) Inglês, Português, Espanhol, Francês, Japonês, Italiano, e Alemão
Sistema operativo Multiplataforma
Gênero(s) Suíte de Internet
Licença Proprietária
Estado do desenvolvimento Descontinuado
Tamanho 231 KB (instalador)
Página oficial The Netscape Archive (em inglês) , acessado pela última vez há 194 semanas e 3 dias

Netscape 6 era o nome da suíte de internet de licença proprietária criada pela Netscape. Ele subtituiu a versão 4.8 do Netscape Communicator (já que a versão 5 não foi lançada). Ele foi baseado no Mozilla Suite. Era composto pelos seguintes componentes principais:

História e desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em março de 1998, Netscape ciria a maior parte do código do Communicator e coloca sob uma licença open-source. O projeto foi batizado de Mozilla. Estima-se que transformar o código-fonte (todos os elementos proprietários tiveram que ser removidos) em um nova versão navegador pode demorar um ano, e assim foi decidido que a próxima versão do navegador Netscape, versão 5.0, seria baseada em ele. A Netscape atribuiu o seu navegador engenheiros de desenvolvimento para ajudar com o projeto.

Mais tarde nesse ano foi bastante evidente que o desenvolvimento do Mozilla não estava avançando rapidamente, de modo Netscape transferido alguns de seus engenheiros para uma nova versão do Communicator 4.5. Isto teve o resultado de redirecionar parte do esforço do browser em uma filial do dead-end enquanto o Internet Explorer 5 ainda era criar uma dinâmica.

A versão 5 do navegador foi ignorada, no momento em que o Internet Explorer 5 estava disponível durante um ano e meio. Havia planos para lançar uma versão quase pronta para 5.0 baseado no codebase 4.x, mas essa idéia foi abandonada. Os engenheiros da Mozilla decidiu desfazer-se do código do Communicator e comecar tudo de novo. Todos os recursos eram obrigados a trabalhar no Netscape 6.0, que alguns funcionários da Netscape ainda considerar um dos maiores erros na história da companhia.

As versões 6.1 e 6.2, lançadas em 2001, abordou alguns problemas de estabilidade e eram mais respeitados, mas ainda tinha um número relativamente pequeno de usuários e foi enfrentar uma nova concorrência do Internet Explorer 6, lançado no verão de 2001.

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Netscape Communicator
Netscape 6
2000 - 2002
Sucedido por
Netscape 7