Netscape Communicator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Netscape Communicator
Desenvolvedor Netscape
Lançamento junho de 1997 (26 anos)
Versão estável 4.8 (22 de agosto de 2002; há 21 anos)
Idioma(s) Inglês, Português, Espanhol, entre outros
Sistema operativo Multiplataforma
Gênero(s) Suíte de Internet
Estado do desenvolvimento Descontinuado

Netscape Communicator foi uma suíte de Internet criada pela Netscape Communications Corporation. Lançado em junho de 1997, o Netscape Communicator 4.0 foi o sucessor do Netscape Navigator 3.x.

Edições[editar | editar código-fonte]

O Netscape Communicator estava disponível em várias edições, como Profissional e Complete. Os seguintes componentes foram incluídos no Netscape Communicator (diferentes edições tiveram diferentes componentes e alguns componentes foram lançados em edições posteriores):

Em 1998, uma grande atualização para o programa foi lançada como Netscape 4.5. Isso adicionou grandes melhores, principalmente para o cliente de e-mail Messenger, que agora incluí os recursos do Collabra. Entretanto, alguns dos componentes menos populares, como o Netcaster, foram removidos. Um recurso chamado "Roaming Profiles" foi adicionado na versão 4.5 que sincroniza os favoritos, agenda de endereços e preferências do usuário com um servidor remoto, de modo que o navegador de casa e do trabalho poderiam ter os mesmos favoritos.[2] Até quando a versão 4.5 foi lançada, a Netscape iniciou o projeto de código aberto Mozilla e abandonou o desenvolvimento do Communicator.

O termo Navigator se refere apenas ao navegador, enquanto o Communicator se refere ao conjunto como um todo, conforme estabelecido na versão 4.0. No entanto, devido à confusão do usuário, os nomes eram frequentemente usados como sinônimos. Também, porque nenhum dos aplicativos além Navigator eram populares por conta própria, e porque a Netscape nunca produziu qualquer software de desktop que abordou a popularidade do navegador, as pessoas geralmente se referem tanto ao conjunto Communicator e o navegador Navigator como "Netscape". Para complicar ainda mais o assunto foi o fato de que o comando para iniciar Navigator no Unix foi "netscape".

Em novembro de 2000, o Netscape Communicator foi substituído pelo Netscape 6, um programa totalmente reescritos baseado no Mozilla, ou o que mais tarde veio a ser conhecido como Mozilla Suite. No entanto, pequenas atualizações para o Communicator continuaram a serem lançadas, lançando o Netscape Communicator 4.8 em agosto de 2002.

Referências

  1. "What happened to Netscape Calendar?". SillyDog701.
  2. "Netscape Roaming Profiles - What is it? Arquivado em 14 de setembro de 2007, no Wayback Machine.". Colorado State University.


Precedido por
Netscape Navigator (1 - 4.08)
Netscape Communicator
1997 - 2000
Sucedido por
Netscape 6