Netscape Navigator 9

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Netscape Navigator 9
Logótipo
Captura de tela
Captura de tela da versão 9.0.0.6 no Ubuntu exibindo a página inicial da Wikipédia
Desenvolvedor Netscape
Lançamento 27 de janeiro de 2007 (7 anos)
Versão estável 9.0.0.6 (20 de fevereiro de 2008; há 343 semanas e 3 dias)
Idioma(s) Inglês
Escrito em C++ (baseado no Mozilla Firefox)
Sistema operativo Multiplataforma
Gênero(s) Navegador web
Estado do desenvolvimento Descontinuado
Tamanho 5.8 MB
Página oficial The Netscape Archive (em inglês)., acessado pela última vez há 204 semanas e 4 dias

Netscape Navigator 9 foi um navegador produzido pela Netscape Communications, divisão da AOL, anunciada pela primeira vez em 23 de janeiro de 2007. Após a AOL terceirizar o desenvolvimento do Netscape Browser 8 para a Mercurial Communications em 2004, o Netscape Navigator 9 foi o primeiro navegador que voltou à ser produzido na Netscape desde o Netscape 7[1] .

Ele também trouxe o retorno do clássico nome Navigator, que foi usada anteriormente entre as versões do Netscape 1.0 a 4.08.

A primeira versão beta do programa foi lançado em 5 de junho de 2007, com o Beta 2 em 12 de julho, e Beta 3 em 16 de agosto. Depois de um release candidate, a versão final foi emitido em 15 de outubro de 2007.

Em 28 de dezembro de 2007, os desenvolvedores da Netscape anunciou que a AOL iria descontinuar o browser 1 de fevereiro de 2008[2] . Em 28 de janeiro de 2008, a Netscape revisa esta data para 1 de março de 2008, e ofereceu suporte para a migração para o Flock e Mozilla Firefox[3] .

Funções[editar | editar código-fonte]

Novas funções[editar | editar código-fonte]

As versões beta do Netscape Navigator 9 inclui suporte aprimorado à newsfeed e uma integração mais intensa com o portal Netscape.com, incluindo métodos sofisticados de apresentação, discussão e votação de páginas web.

No entanto, como a chegada do Netscape Navigator 9 beta 3, a integração Netscape.com agora é opcional, e de certos aspectos de integração pode ser ativado manualmente ou com deficiência, com integração a ser totalmente removido em Navigator 9.0rc1 como o portal relançado como Propeller.

A interface do usuário do programa também foi atualizado, e o tema também foi posteriormente liberado para uso no Mozilla Firefox.

Como a versão 8.x do Netscape, o Navigator 9 é baseado no Mozilla Firefox, que na época a versão atual é a 2.0, e tem o suporte total de todos os complementos e plugins do Firefox, alguns dos quais a Netscape fornece.

O navegador também inclui a auto-correção de URLs[4] , que corrige erros ortográficos comuns de URL, e uma interface FTP melhorada e um menu de notícias dedicado à integração ao portal de notícias Netscape.com. O "link pad" foi incluído para os usuários salvarem os links para serem utilizados depois. O Navigator 9 trouxe de volta a multiplataforma, para Windows, Linux e Mac OS X[5] . Uma tela de splash foi adicionado na versão final.

Outras funções[editar | editar código-fonte]

Ao contrário do Netscape 8, o navegador não usa o Internet Explorer 6 como uma opção de motor alternativo, ao lado de vários outros recursos adicionais. Netscape Navigator não inclui um cliente de e-mail e newsgroup ou um cliente de mensagens instantâneas igual ao Netscape 6 e 7. No entanto, a Netscape, tinha planos de produzir um cliente de e-mail para complementar o Navegador, e foi confirmado como Netscape Messenger 9[6] , como o exemplo do Mozilla Thunderbird, que acompanha o Mozilla Firefox.

Um novo versículo do ovo de Páscoa The Book of Mozilla foi escrito para o Netscape 9 - "E assim o Criador olhou para a besta que renasce e viu que era bom". Isto poderia ser em referência nem ao re-desenvolvimento do Netscape em casa mais uma vez, ou à Fundação Mozilla e seus colaboradores.

Requerimentos de sistema[editar | editar código-fonte]

Windows[editar | editar código-fonte]

  • Processador de 233 MHz (500 MHz recomendados)
  • 64 MB de RAM (256 MB recomendados)
  • 50 MB espaço livre em disco (100 MB recomendados)
  • Microsoft Windows 98 (Windows XP recomendado)

Macintosh[editar | editar código-fonte]

  • Pocessador PowerPC G3 (PowerPC G4 ou Intel recomendados)
  • 128 MB de RAM (512 MB recomendados)
  • 75 MB de espaço livre em disco (150 MB recomendados)
  • Mac OS X 10.2.x

Linux[editar | editar código-fonte]

  • Processador de 233 MHz (500 MHz recomendados)
  • 64 MB de RAM (256 MB recomendados)
  • 50 MB de espaço livre em disco (100 MB recomendados)
  • Linux kernel 2.2.14 (com as bibliotecas glibc 2.3.2, XFree86-3.3.6, gtk+2.0, fontconfig/xft e libstdc++5)[7]

Referências

Precedido por
Netscape Browser
Netscape Navigator 9
2007 - 2008
Sucedido por
desenvolvimento encerrado
substituído por Mozilla Firefox e Flock