Neues Museum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Neues Museum
Neues Museum
Tipo museu, edifício de museu
Inauguração 1855 (169 anos)
Visitantes 293 000, 1 142 000, 903 000, 701 000, 940 000, 633 000, 726 000, 739 000, 777 000
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 52° 31' 12.7" N 13° 23' 51.4" E
Mapa
Localidade Mitte
Localização Mitte - Alemanha
Patrimônio monumento de patrimônio arquitetônico

O Neues Museum (em português: "Novo Museu") é um museu em Berlim, Alemanha, localizado ao norte do Altes Museum (Museu Antigo) na Ilha dos Museus.

Foi construído entre 1843 e 1855 de acordo com os planos de Friedrich August Stüler, um aluno de Karl Friedrich Schinkel. O museu foi fechado no início da Segunda Guerra Mundial,[1] em 1939, e foi severamente danificado durante o bombardeio de Berlim. A reconstrução foi supervisionada pelo arquiteto inglês David Chipperfield. O museu reabriu oficialmente em outubro de 2009.[2]

A exposição inclui coleções sobre o Antigo Egito, Pré-História e história recente, como fez antes da guerra. Dentre os artefatos que o museu abriga está o busto da rainha egípcia Nefertiti.[2]

Tanto como parte do complexo da Ilha dos Museus quanto como edifício individual, o museu atesta a arquitetura neoclássica dos museus no século XIX. Com seus novos procedimentos de construção industrializados e seu uso de construção de ferro, o museu desempenha um papel importante na história da tecnologia. Uma vez que os interiores clássicos e ornamentados da Glyptothek e da Alte Pinakothek em Munique foram destruídos na Segunda Guerra Mundial, o interior parcialmente destruído do Neues Museum é um dos últimos exemplos de layout do museu de interiores deste período na Alemanha.

Visão Geral[editar | editar código-fonte]

O Neues Museum foi o segundo museu a ser construído na Ilha dos Museus e foi destinado à uma extensão das coleções de casas que não poderiam ser acomodadas no Altes Museum. Entre eles, foram organizadas coleções de gesso, artefatos egípcios antigos, coleções pré-históricas e históricas (Museum der vaterländischen Altertümer), coleção etnográfica e coleção de gravuras e gravuras (Kupferstichkabinett). É, portanto, a "fonte original" das coleções no Museu Egípcio de Berlim e o Museu Etnológico de Berlim.

Além disso, o Neues Museum é um monumento importante na história da construção e da tecnologia. Com suas várias construções de ferro, é o primeiro edifício monumental da Prússia a aplicar consistentemente novas técnicas possibilitadas pela industrialização. Como uma inovação adicional, uma máquina a vapor foi usada pela primeira vez na construção em Berlim. Entre outras coisas, foi usado para empilhar pilhas no chão de construção. O solo macio e esponjoso ao redor do rio Spree significa que os edifícios na área central de Berlim exigem fundações profundas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Construção[editar | editar código-fonte]

A construção do Neues Museum começou em 19 de junho de 1841, sob os olhares de um comitê estabelecido por Frederick William IV, que incluía o curador dos Museus Reais, Ignaz von Olfers, e Friedrich August Stüler. O rei, com seu gabinete, já havia ordenado que o projeto de construção fosse atribuído a Stüler em 8 de março de 1841. A má qualidade do solo no local de construção tornou-se evidente rapidamente, quando os trabalhadores descobriram depósitos de terra de diatomáceas logo abaixo da superfície. Portanto, uma estrutura de pilha era necessária sob todo o edifício, consistindo de 2344 pilhas de fundação de madeira entre 6,9 ​​e 18,2 metros (23 e 60 pés) de comprimento. Para acelerar as pilhas, utilizou-se uma máquina a vapor de 5 cavalos de potência (3.7 kW), a qual poderia ser aumentada, se necessário, a 10 cv (7.5 kW). Ele coordenou as bombas que drenavam os locais prédio, os elevadores e as máquinas de mistura de argamassa. O boletim informativo da Associação de Arquitetura de Berlim informou sobre o site de construção e os novos dispositivos técnicos.

Fachada leste do Neues Museum com a conexão ao Altes Museum e o Colonnade, de Friedrich August Stüler, Das Neue Museum in Berlin, Riedel 1862.

Em 6 de abril de 1843, quando ocorreu a cerimônia de colocação da pedra angular, as bases, incluindo as adegas, já foram construídas. A construção das paredes foi concluída no final de 1843, de modo que, em 1844, a cornija e o telhado do museu estavam completos. Em 1845, foram concluídas as construções de ferro, a construção de tetos abobadados planos e o revestimento de tijolos da galeria de conexão ao Altes Museum. Uma ferrovia auxiliar transportou materiais de construção da rua, apenas a oeste, através do rio Spree, Am Kupfergraben, até o elevador a motor a vapor. Nos pisos individuais do museu, os trilhos também foram usados ​​para transportar materiais de construção. Em 1846, os operários começaram a trabalhar na fachada do edifício, além das esculturas nos frontões, e também começaram a limpar os interiores, a construir os degraus de mármore e começaram a trabalhar no chão. O trabalho avançou bem em 1847 e a produção das custosas instalações interiores poderiam começar. A revolução de março de 1848 levou a atrasos no trabalho de construção, que, no entanto, não foi completamente interrompido em nenhum momento. Assim que as respectivas áreas foram concluídas, a instalação da coleção começou, até que o museu foi finalmente aberto ao público em 1855, embora a instalação de partes da decoração de interiores, em particular os afrescos de parede na escada, continuaram até 1866.[3]

Abertura até a Segunda Guerra[editar | editar código-fonte]

Quando o Neues Museum abriu, haviam as coleções egípcias, patrióticas e etnográficas no piso térreo, enquanto as coleções dos moldes de gesso de esculturas gregas e romanas da Antiguidade e obras de arte bizantinas, românicas, góticas, renascentistas e clássicas ocupavam o primeiro andar. A coleção de gravuras e a chamada câmara de arte (Kunstkammer), uma coleção de modelos arquitetônicos, móveis, argilas, cerâmica e recipientes de vidro e artigos de igrejas compartilhavam o segundo andar, juntamente com obras de artes menores da Idade Média e os tempos modernos. O Museu de Etnologia (Völkerkundemuseum), fundado em 1873, mudou-se para seu próprio prédio em 1886 em Königgrätzer Straße (hoje chamado de Stresemannstraße, este edifício foi destruído na Segunda Guerra Mundial). Conectadas a isso, foram a remoção da coleção etnográfica, a coleção das antiguidades patrióticas e parte da coleção da "câmara de arte". O recém-fundado Museum of Arts and Crafts (Kunstgewerbemuseum) tomou posse dos quase 7.000 objetos da "câmara de arte" em 1875, e também se mudou para seu próprio edifício, o Martin Gropius Bau, em 1881.

De 1883 a 1887, um nível adicional de mezanino, que não é visível do exterior, foi adicionado ao Neues Museum. A coleção de molduras de gesso, uma peça central de coleções no momento da construção, cresceu ao longo do século XIX para se tornar uma das coleções de acervo mais extensas e abrangentes do mundo. No entanto, devido a uma mudança no gosto do público, foi entregue entre 1916 e 1920 (com exceção das maiores estátuas) para a Universidade de Berlim, onde foi destruída em grande medida durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos corredores do primeiro andar foram instaladas a coleção de vasos do museu antigo, bem como a coleção de papiros do museu egípcio. As mudanças no piso térreo, de 1919 a 1923, levaram pela primeira vez a mudanças substanciais no edifício original. No pátio grego, a capela-mor foi removida, o pátio coberto com um telhado de vidro e um novo piso à mesma altura que o piso térreo foi adicionado. Assim, foram criados vários quartos e armários para a exibição da coleção Amarna. Nas áreas adjacentes do piso térreo, foram adicionados tetos falsos para produzir salas de exposição modernas e neutras cobrindo as decorações originais.

O museu estava fechado no início da Segunda Guerra Mundial em 1939.[1] Os danos da Guerra seguiram essas destruições internas do layout original do museu. Nos bombardeios de 23 de novembro de 1943, a escada central e seus afrescos foram queimados, juntamente com outros grandes tesouros da história humana. Em fevereiro de 1945, bombas Aliadas destruíram a ala noroeste, bem como a conexão com o Altes Museum e danificaram a ala sudoeste e a fachada sudeste (risalit).

Referências

  1. a b «Nefertiti Gets a New Palace: Revamped Neues Museum Finally Opens in Berlin». Spiegel Online. 16 de outubro de 2009 
  2. a b «404. Page Not Found - Bloomberg» Verifique valor |url= (ajuda). Bloomberg.com. Consultado em 24 de setembro de 2017 [ligação inativa]
  3. (www.dw.com), Deutsche Welle. «Reconstruction of Berlin's Neues Museum vexes traditionalists | Culture | DW | 16.10.2009». DW.COM (em inglês). Consultado em 24 de setembro de 2017