Neugebauer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neugebauer SA
Vonpar Alimentos S/A
Slogan "Nossa história é chocolate."
Indústria Alimentação
Gênero Empresa alimentícia
Fundação 17 de setembro de 1891
Fundador(es) Franz Neugebauer
Ernest Neugebauer
Max Neugebauer
Fritz Gerhardt
Sede Porto Alegre
Proprietário(s) Grupo Vonpar SA
Produtos Chocolate e Doces

Neugebauer foi uma indústria brasileira de produtos de chocolate sediada na cidade brasileira de Arroio do Meio. Atualmente é uma marca de chocolates e doces da divisão alimentos do Grupo Vonpar.

História[editar | editar código-fonte]

A Neugebauer é a mais antiga fábrica de chocolates do Brasil, tendo sido fundada pelos irmãos imigrantes alemães Franz, Ernest e Max Neugebauer, e o sócio Fritz Gerhardt, em setembro de 1891. Quando o técnico confeiteiro alemão Franz Neugebauer chegou a Porto Alegre, em 1887, conversou com as autoridades municipais e percebeu o interesse que tinham na implantação de novas indústrias. Ele passou então a desenvolver planos para fabricar produtos alimentícios.

Após conseguir o local, um prédio onde antes funcionara uma escola, Franz Neugebauer escreveu a seus familiares na Alemanha, pedindo ao seu irmão Ernest que se especializasse no ramo de confeitaria e de chocolates e ao seu irmão Max que viesse para o Brasil, com a finalidade de iniciarem a indústria.

E assim, Franz e Max Neugebauer, juntamente com o amigo Fritz Gerhardt, fundaram a firma Neugebauer Irmãos & Gerhardt, em 17 de setembro de 1891. O início das atividades enfrentou obstáculos, contudo conseguiram ampliar a produção, principalmente depois da chegada de Ernest ao Brasil, trazendo novas técnicas e aumentando o capital da empresa. Em 1896, com o grande sucesso alcançado, a fábrica expandiu-se e adquiriu mais um prédio e, com a saída de Fritz Gerhardt, mudou a razão social para Neugebauer & Irmãos.

No início do século XX, com o pleno êxito dos negócios, a fábrica já não comportava o aumento das vendas e era preciso crescer mais. Em 1903, adquiriram mais um terreno e deram início a construção do prédio de dois andares, que por muito tempo foi o maior do bairro Navegantes, em Porto Alegre. Nas novas instalações, ampliaram a área industrial e abriram a primeira loja de produtos.

Por volta de 1913 a Neugebauer estava dividida em 10 seções, sendo a fábrica servida por dois motores a vapor, que acionam 30 máquinas e 10 caldeiras próprias para a fabricação de confeitos.[1] Além disso, existiam seções de cartonagem e funilaria, sendo esta última servida por um motor elétrico, que acionava 10 máquinas.[1] O acondicionamento dos confeitos era feito em latas de folha-de-flandres brancas e litografadas, sendo também as caixas de madeira confeccionadas na própria fábrica.[1] Haviam cerca de 2.000 tipos de drágeas, caramelos, pastilhas, bombons finos, chocolate e biscoitos sendo produzidos.[1] Nessa época a fábrica havia sido premiada com grandes prêmios, medalhas de ouro e prata em exposições no Rio Grande do Sul, Estados Unidos, Milão e na Exposição do Rio de Janeiro, com grande prêmio e diversas medalhas de ouro.[1]

Com o sucesso alcançado, os irmãos Neugebauer foram vitoriosos com sua fábrica, hoje a mais tradicional indústria de chocolates do país. Mantiveram controle sobre a indústria até 1982, quando a venderam para o Grupo Fenícia.[2]

Em 1998, a Parmalat compra a Neugebauer[3] e a mantém em seus ativos até setembro de 2002, quando a empresa é adquirida pela Florestal Alimentos[4] , de Lajeado, Rio Grande do Sul.

A Florestal Alimentos, enquanto esteve a frente da Neugebauer, exportou alguns de seus produtos, tais como bombons bola, bombons sortidos, tabletes, barras e confeitos, para países como África do Sul, México, Colômbia, Costa Rica, Omã, Jamaica, Gana, Panamá, República Dominicana, Equador, Israel, Ilhas Fiji e Nova Zelândia.

Em 5 de janeiro de 2010, o Grupo Vonpar, maior engarrafador Coca-Cola do estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, compra a Neugebauer, criando assim a Vonpar Alimentos S/A, que corresponde à divisão de alimentos do grupo, que engloba tanto a Neugebauer, quanto as empresas anteriormente adquiridas, Mu-Mu Alimentos (produtos lácteos e doces) e Wallerius (candies).[5]

Entre os seus produtos, destacam-se os bombons Amor Carioca e Noite de Gala (em nova versão), os confeitos Bib's, os tabletes Refeição e Stikadinho, a caixa de bombons sortidos Lembranças, e as barras Preto e Branco (chocolate meio amargo e chocolate branco) e Napolitano (chocolate ao leite, chocolate branco e lamina sabor morango).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]