Neugebauer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neugebauer SA
Vonpar Alimentos S/A
Slogan "Nossa história é chocolate."
Indústria Alimentação
Gênero Empresa alimentícia
Fundação 17 de setembro de 1891 (123 anos)
Fundador(es) Franz Neugebauer
Ernest Neugebauer
Max Neugebauer
Fritz Gerhardt
Sede Porto Alegre
Proprietário(s) Grupo Vonpar SA
Produtos Chocolate e Doces

Neugebauer foi uma indústria brasileira de produtos de chocolate sediada na cidade brasileira de Arroio do Meio. Atualmente é uma marca de chocolates e doces da divisão alimentos do Grupo Vonpar.

História[editar | editar código-fonte]

A Neugebauer é a mais antiga fábrica de chocolates do Brasil, tendo sido fundada pelos irmãos imigrantes alemães Franz, Ernest e Max Neugebauer, e o sócio Fritz Gerhardt, em setembro de 1891. Quando o técnico confeiteiro alemão Franz Neugebauer chegou a Porto Alegre, em 1887, conversou com as autoridades municipais e percebeu o interesse que tinham na implantação de novas indústrias. Ele passou então a desenvolver planos para fabricar produtos alimentícios.

Após conseguir o local, um prédio onde antes funcionara uma escola, Franz Neugebauer escreveu a seus familiares na Alemanha, pedindo ao seu irmão Ernest que se especializasse no ramo de confeitaria e de chocolates e ao seu irmão Max que viesse para o Brasil, com a finalidade de iniciarem a indústria.

E assim, Franz e Max Neugebauer, juntamente com o amigo Fritz Gerhardt, fundaram a firma Neugebauer Irmãos & Gerhardt, em 17 de setembro de 1891. O início das atividades enfrentou obstáculos, contudo conseguiram ampliar a produção, principalmente depois da chegada de Ernest ao Brasil, trazendo novas técnicas e aumentando o capital da empresa. Em 1896, com o grande sucesso alcançado, a fábrica expandiu-se e adquiriu mais um prédio e, com a saída de Fritz Gerhardt, mudou a razão social para Neugebauer & Irmãos.

No início do século XX, com o pleno êxito dos negócios, a fábrica já não comportava o aumento das vendas e era preciso crescer mais. Em 1903, adquiriram mais um terreno e deram início a construção do prédio de dois andares, que por muito tempo foi o maior do bairro Navegantes, em Porto Alegre. Nas novas instalações, ampliaram a área industrial e abriram a primeira loja de produtos.

Por volta de 1913 a Neugebauer estava dividida em 10 seções, sendo a fábrica servida por dois motores a vapor, que acionam 30 máquinas e 10 caldeiras próprias para a fabricação de confeitos.[1] Além disso, existiam seções de cartonagem e funilaria, sendo esta última servida por um motor elétrico, que acionava 10 máquinas.[1] O acondicionamento dos confeitos era feito em latas de folha-de-flandres brancas e litografadas, sendo também as caixas de madeira confeccionadas na própria fábrica.[1] Haviam cerca de 2.000 tipos de drágeas, caramelos, pastilhas, bombons finos, chocolate e biscoitos sendo produzidos.[1] Nessa época a fábrica havia sido premiada com grandes prêmios, medalhas de ouro e prata em exposições no Rio Grande do Sul, Estados Unidos, Milão e na Exposição do Rio de Janeiro, com grande prêmio e diversas medalhas de ouro.[1]

Com o sucesso alcançado, os irmãos Neugebauer foram vitoriosos com sua fábrica, hoje a mais tradicional indústria de chocolates do país. Mantiveram controle sobre a indústria até 1982, quando a venderam para o Grupo Fenícia.[2]

Em 1998, a Parmalat compra a Neugebauer[3] e a mantém em seus ativos até setembro de 2002, quando a empresa é adquirida pela Florestal Alimentos[4] , de Lajeado, Rio Grande do Sul.

A Florestal Alimentos, enquanto esteve a frente da Neugebauer, exportou alguns de seus produtos, tais como bombons bola, bombons sortidos, tabletes, barras e confeitos, para países como África do Sul, México, Colômbia, Costa Rica, Omã, Jamaica, Gana, Panamá, República Dominicana, Equador, Israel, Ilhas Fiji e Nova Zelândia.

Em 5 de janeiro de 2010, o Grupo Vonpar, maior engarrafador Coca-Cola do estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, compra a Neugebauer, criando assim a Vonpar Alimentos S/A, que corresponde à divisão de alimentos do grupo, que engloba tanto a Neugebauer, quanto as empresas anteriormente adquiridas, Mu-Mu Alimentos (produtos lácteos e doces) e Wallerius (candies).[5]

Entre os seus produtos, destacam-se os bombons Amor Carioca e Noite de Gala (em nova versão), os confeitos Bib's, os tabletes Refeição e Stikadinho, a caixa de bombons sortidos Lembranças, e as barras Preto e Branco (chocolate meio amargo e chocolate branco) e Napolitano (chocolate ao leite, chocolate branco e lamina sabor morango).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]