Neurônio artificial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Medicina.

Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.


Um neurônio artificial representa a base de uma rede neural artificial, um modelo da neurocomputação (às vezes também: neuroinformática) e orientado nas redes neurais biológicas.

Histórico[editar | editar código-fonte]

A maior parte dos computadores disponíveis hoje segue o modelo de arquitetura de Von Neumann. Estes computadores apresentam um bom desempenho para tarefas comuns como processamento de números, transações, etc. No entanto, existe uma gama de aplicações que não são facilmente modeladas para os computadores convencionais. Estas aplicações geralmente são aquelas facilmente resolvidas por seres humanos como, por exemplo, reconhecimento de faces, classificação de dados, filtragem de informações, etc. Neste contexto, as redes neurais artificiais surgem como uma alternativa as arquiteturas tradicionais. A idéia básica das redes neurais é imitar o funcionamento do cérebro humano e construir sistemas computacionais capazes de aprender, fazer generalizações e descobertas.

As primeiras pesquisas sobre redes neurais datam da década de 1940 com a descoberta do neurônio. Desde então, esta área já passou por períodos de latência e evidencia sendo que, nos últimos anos, consolidou-se com o surgimento de aplicações reais que empregam redes neurais.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Neurônio artificial