Neuwied

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Neuwied
Fernblick.JPG
Vista de Neuwied
Brasão Mapa
Brasão de Neuwied
Neuwied está localizado em: Alemanha
Neuwied
Mapa da Alemanha, posição de Neuwied acentuada
Administração
País  Alemanha
Estado Renânia-Palatinado
Distrito Neuwied
Prefeito Nikolaus Roth
Partido no poder SPD
Estatística
Coordenadas geográficas 50° 25' 43" N 7° 27' 41" E50° 25' 43" N 7° 27' 41" E
Área 86,50 km²
Altitude 60 m
População 64.885[1] (31/12/2008)
Densidade populacional 750,12 hab./km²
Outras Informações
Placa de veículo NR
Código postal 56501–56567
Código telefônico 02631 und 02622
Endereço da prefeitura Engerser Landstr. 17
56564 Neuwied
Website sítio oficial
Localização de Neuwied
no distrito de Neuwied
Neuwied in NR.svg

Neuwied é uma cidade da Alemanha capital do distrito de Neuwied, estado da Renânia-Palatinado.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Neuwied situa-se na margem direita do rio Reno, a 12 km a noroeste de Koblenz, na ferrovia que vai de Frankfurt am Main até Colônia.

História[editar | editar código-fonte]

Neuwied fui fundada pelo Conde Frederico de Wied em 1653, perto da vila de Langendorf, que foi destruída com a Guerra dos Trinta Anos, e rapidamente cresceu em virtude da tolerância de todos os grupos religiosos então existentes no local. A maioria dos que se refugiavam ali eram Morávios.

Em abril de 1797, os franceses, comandados pelo General Louis Lazare Hoche, detiveram os austríacos próximo de Neuwied, o que consistiu em seu primeiro grande sucesso na guerra revolucionária francesa.

Neuwied foi o local de nascimento de Guilherme de Wied (também chamado William) que se tornaria rei da Albânia em 1914. Entre seus filhos ilustres está também o príncipe Maximilian zu Wied-Neuwied nascido a 23 de setembro de 1782 e que esteve no Brasil no início do século XIX estudando a flora, a fauna e as populações indígenas, da região do Rio Doce, então habitada pelos nativos que os europeus chamavam de botocudos devido o costume de alargarem os lábios inferiores. O Príncipe esteve no ano de 1817 no Arraial da Conquista, atualmente a cidade de Vitória da Conquista, convivendo com os índios Mongoiós e Pataxós. Conheceu inclusive o Capitão-Mor João Gonçalves da Costa, o bandeirante português, nascido em Chaves, Trás os Montes fundador desta cidade. No sue livro Viagem ao Brasil, o Príncipe faz o mais completo relato que se tem hoje da fauna, flora e costumes daquele ano, desta região da Bahia.

Administração política[editar | editar código-fonte]

A cidade possui 13 bairros: Altwied, Block, Engers, Feldkirchen, Gladbach, Heddesdorf, Heimbach-Weis, Innenstadt, Irlich, Niederbieber-Segendorf, Oberbieber, Rodenbach e Torney. O maior deles é Heimbach-Weis com aproximadamente 8000 habitantes.

Em junho de 2004 houve eleição para o parlamento municipal local sendo empossados representantes dos seguintes partidos: CDU (22), SPD (17), FWG (4), Grüne (3), FDP (2). O prefeito de Neuwied é o social-democrata Nicolaus Roth.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Neuwied
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.