Nevers

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nevers
—  Comuna francesa França  —
PortedeParis.JPG
Brasão de armas de Nevers
Brasão de armas
Nevers está localizado em: França
Nevers
Localização de Nevers na França
46° 59' N 3° 10' E
País  França
Região Blason fr Bourgogne.svg Borgonha
Departamento Blason département fr Nièvre.svg Nièvre
Área
 - Total 17,33 km²
População (2010)[1]
 - Total 36 762
    • Densidade 2 121,3/km2 
Código Postal 58000
Código INSEE 58194
Palácio Ducal

Nevers é uma comuna francesa na região administrativa da Borgonha, no departamento Nièvre. Nevers fica a 260 km ao sul-sudeste de Paris.

História[editar | editar código-fonte]

Novioduno (em latim: Noviodunum) foi o nome mais antigo de Nevers, alterado posteriormente para Nebirno (em latim: Nebirnum). A quantidade medalhas e outras antiguidades romanas encontradas no local indicam a sua importância na época em que César instalou ali seus depósitos de cereais, dinheiro e prisioneiros. Em 52 a.C. foi a primeira localidade tomada pelos éduos revoltosos. Tornou-se a sede de um bispado no final do século V. O condado data do início do século X. Os cidadãos de Nevers conseguiram títulos de propriedade para a cidade em 1194 e 1231. Por um breve período do século XIV a cidade foi sede de uma universidade, transferida de Orleães, para onde foi depois re-transferida.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Nevers fica nas encostas de uma colina às margens direitas do Rio Loire, na sua confluênia com o rio Nièvre.

Atrações[editar | editar código-fonte]

Estreitas vielas recurvadas saem do cais atravessando a cidade e dispõem de inúmeras casas antigas dos séculos XIV ao XVII.

Entre as construções eclesiásticas a mais importante é a catedral de Saint-Cyr-et-Sainte-Julitte, dedicada a São Ciro e Santa Julieta, e que é uma cobinação de dois edifícios e possui duas ábsides. a ábside a oeste é a remanescente de uma igreja romanesca, enquanto a nave e a ábside leste já são no estilo gótico e pertencem ao século XIV. Não há um transepto na parte oriental. A porta lateral ao sul pertence ao sećulo XV e a macissa torre elaboradamente decorada que surge ao seu lado data do início do século XVI.

A igreja de Saint Etienne é um exemplo de estilo romanesco da Auvérnia com sua característica disposição da ábside com três capelas irradiadas. Ela foi consacrada no final do século IX e fazia parte do priorado afiliado a Cluny. O palácio ducal de Nevers (agora ocupado pelas cortes de justiça e um importante museu de cerâmica) foi construído nos séculos XV e XVI, sendo um dos principais edifícios medievais da França central. A fachada é flanqueada por torretes e uma torre redonda em cada extremidade. A torre central, contendo as grandes escadarias, tem as janelas adornadas por esculturas relaciodas a história da Casa de Cleves por quem a maior parte do palácio foi construída.

Em frente ao palácio fica um vasto espaço aberto com uma bela vista sobre o vale do Loire. A Porte du Croux, uma torre quadrada ladeada por torretes, datada do século XIV, está entre os remanescentes de antigas fortificações e hoje contém uma coleção de esculturas e antiguidades romanas.

Um arco do triunfo do século XVIII, comemorando a vitória de Fontenoy, e o Hotel de Ville, uma construção moderna que inclui uma biblioteca são também de algum interesse. O Loire pode ser cruzado através de uma moderna ponte de pedra ou por uma ponte ferroviária de ferro.

Economia[editar | editar código-fonte]

Nevers é sede de um bispado, de tribunais de primeira instância e de comércio, e de uma corde de assizes, além de ter uma câmara de comércio e uma sucursal do Banco da França. Suas instituições de ensino incluem um liceu, um colégio profissionalizante para professoras, seminários eclesiásticos e uma escola de artes. A cidade tem manufaturas de porcelana, implementos agrícolas, fertilizantes químicos, cola, aquecedores e bens de ferro, botas e sapatos, e vestimentas de pele. Tem também distilarias, curtumes e tinturarias. O comércio de ferro e aço, madeira, vinho, grãos, gado, lama hidráulica, caulim e giz para a manufatura de faiança também estão presentes na região.

Religiosidade[editar | editar código-fonte]

Igreja de St.Cyr/Ste.Juliette, em Nevers

Em Nevers, encontra-se o Convento escolhido pela menina que assistiu às Aparições de Nossa Senhora de Lourdes para seguir a sua vida religiosa. É um ponto obrigatório na visita à cidade, tendo em conta que a Santa Bernadette Soubirous ainda pode ser vista, numa urna de ouro e cristal, dado o seu corpo encontrar-se incorrupto.

Miscelânea[editar | editar código-fonte]

Nevers foi o local de nascimento do revolucionário Pierre Gaspard Chaumette (1763-1794).

O circuito de Fórmula 1 de Magny-Cours fica nos entornos da cidade de Nevers.

Pierre Bérégovoy, ex-premiê, cometeu suicidio em 1 de Maio de 1993 em Nevers.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Nevers

Referências

  1. Populations légales des communes en vigueur au 1er janvier 2013 (em francês). www.insee.fr. INSEE (dezembro de 2012). Página visitada em 3 de abril de 2013.