Superman em desenhos animados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de New Adventures of Superman)
Ir para: navegação, pesquisa

A personagem fictícia Superman já apareceu em diversos desenhos animados.

Superman (Max Fleischer)[editar | editar código-fonte]

Logo da série de curtas de animação da Fleischer
  • Nos anos 40, Superman teve cerca de 17 desenhos animados para o cinema, feito pelos estúdios Max Fleischer, de Max e Dave Fleischer, e distribuidos pela Paramount Pictures. Cada episódio tinha 5 minutos, com histórias simples mas cheias de ação, com uma animação bem feita até para os padrões atuais. Além de Superman, Lois Lane e Perry White, não havia outros personagens famosos na animação (Como foi exibida em 1940, a maioria dos personagens ainda não existia). No Brasil, tais desenhos foram exibidos sob os títulos Super-Homem, O Autobala, O Terremoto Elétrico, O Vulcão, A Mão Infalível, Sabotagem e Cia., O Segredo da Múmia, entre outros. Todos sob a voz de Bud Collyer, o mesmo da transmissão radiofônica pela Rádio Mutual Network[1] . Atualmente a animação encontra-se em domínio público[2]

The New Adventures of Superman e The Superman/Aquaman Hour of Adventure[editar | editar código-fonte]

Em 1968, o bloco mudou de nome para The Batman/Superman Hour, onde o herói dividia o espaço com o Batman. Todos estes desenhos foram exibidos no Brasil pelos programas de Sérgio Mallandro e Bozo, no SBT, nos anos 80.

Superamigos[editar | editar código-fonte]

  • De 1973 a 1984, o desenho animado Superamigos mostrava Superman como membro efetivo do grupo. Foi exibido primariamente no Brasil pela TV Globo em vários programas infantis, e hoje é exibido no SBT.

Superman (Ruby Spears)[editar | editar código-fonte]

  • Em 1988, o estúdio Ruby Spears produziu mais um desenho animado, intitulado simplesmente como Superman. Este apresentava uma versão bastante compatível com o Superman de John Byrne: O casal Kent estava vivo, Lex Luthor não podia ser preso por Superman, dado que este nunca conseguia uma prova incriminável (apesar de que Luthor não fosse mostrado como dono da empresa Lexcorp). Os segmentos de animação eram divididos com o segmento "Álbum de família do Super-Homem", que mostrava as peripécias de Superman quando criança. Como com as histórias de John Byrne, Superman não havia sido Superboy, embora já demonstrasse seus poderes. Infelizmente, o desenho apresentava poucos personagens tradicionais relacionados a Superman: somente os Kent, Lois Lane e o pessoal do Planeta Diário, e como vilões conhecidos somente Luthor e o Prankster. O desenho apresentou como único outro herói da DC Comics a Mulher Maravilha, que foi dublada pela mesma mulher que a interpretou na última temporada de Super Amigos, B. J. Ward.

Foi exibida no Brasil primariamente pelo SBT (anos 80), e depois pela Rede Record (anos 90).

Superman: The Animated Series[editar | editar código-fonte]

Liga da Justiça[editar | editar código-fonte]

  • Liga da Justiça, um desenho animado sobre o time de super-heróis homônimo, exibido de 2001 a 2004 no Cartoon Network, mostra Superman como membro efetivo do grupo. Foi exibida no Brasil pelo SBT.

Legião dos Super-heróis[editar | editar código-fonte]

  • O desenho da Legião dos Super-heróis que estreou em 2006 nos EUA apresenta um jovem Superman como membro efetivo do grupo do século XXX. Foi exibida no Brasil pelo SBT.

All Star Superman[editar | editar código-fonte]

  • Longa de Animação lançado nos EUA em 2011, baseado na HQ de Grant Morrison e Frank Quitely, Grandes Astros: Superman.

Referências[editar | editar código-fonte]

Notas
  1. Mattos, A. C. Gomes de. Cinemin 8. [S.l.]: Rio de Janeiro: EBAL. 40-41 pp.
  2. Marcus Ramone (13/07/06). YouTube remove centenas de animações do site Universo HQ.
Bibliografia


Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.