New age

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de New Age)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Janeiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.


New Age
A cantora irlandesa Enya, um dos principais nomes da música new age atual
Origens estilísticas Música clássica
Música eletrônica
Música concreta
roque progressivo
roque psicodélico
Música do mundo
Krautrock
Música de vanguarda
Folk
Música ambiente
Minimalismo
Dub
Contexto cultural Final da década de 1960 na Europa
Instrumentos típicos piano, sintetizador, sampler, sequenciador, computador, instrumentos de cordas, ready-made (obtidos de canto dos pássaros ou das baleias, queda de água etc), instrumento étnicos e folclóricos, violão, flauta, harpa, cítara, tamborim, tabla, órgão, efeitos de estúdio
Popularidade Mundial, muitas vezes relacionadas com a Nova Era
Formas derivadas post-rock
Gêneros de fusão
Celtic fusion - Poema Sinfônico - biomúsica - post-rock

A música New Age, também conhecida como música da Nova Era, é um gênero musical que se caracteriza por uma melodia suave, sons instrumentais (harpa, teclado, flauta, violão, órgão) e vozes etéreas. Este gênero musical também utiliza sons da natureza em suas músicas. É muito usada para meditação por seguidores de várias crenças espiritualistas, muitas das quais se englobam ao movimento Nova Era, o qual é uma das suas mais proeminentes influências ideológicas. O movimento por sua vez é mais do que espiritualismo, uma forma de panteísmo, onde elementos do espiritismo, hinduismo, taoismo e xamanismo estão presentes. Este gênero musical busca despertar sentimentos de harmonia, paz interior e valorização da natureza (animais, plantas, recursos minerais).

História[editar | editar código-fonte]

O estilo musical New Age surgiu na década de 1960, no contexto do desenvolvimento da cultura hippie (liberdade, respeito, paz e amor). Uma das principais vertentes da New Age é a Space Music, conhecida pelas obras de temas espaciais criadas na década de 1970 e 1980 por artistas como Vangelis e Jean Michel Jarre. Os temas espaciais são produzidos através de texturas eletrônicas e sons sintetizados. A cantora irlandesa Enya, o tecladista grego Yanni e o músico japonês Kitaro são alguns dos principais expoentes da música New Age mundial atual.

Referencias - http://nova-acropole.org.br/atividades/cultura (para saber sobre o movimento), Enya, Kitaro, Vangelis

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre New age
Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.