Mobile Suit Gundam Wing

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mobile Suit Gundam Wing
新機動戦記ガンダムW
(Gundam Wing)
Gênero ficção, Mecha
Mangá
Mobile Suit Gundam Wing
Autor Koichi Tokita
Editora(s) Editora Panini
Revista Abril 1995 – Abril 1996
Volumes no brasil 10 incluindo os especiais
Anime
Mobile Suit Gundam Wing
Direção Masashi Ikeda
Estúdio Sunrise
Exibição original Abril 7, 1995 – Março 29, 1996
Emissoras de TV Japão TV Asahi
Brasil Cartoon Network
Canadá Bandai Entertainment
Estados Unidos Cartoon Network e Bandai Entertainment
Venezuela Televen
México XHGC-TV
ChileChilevisión
França M6
Austrália Cartoon Network
Canadá YTV
Alemanha Tele 5
Malásia TV2
Filipinas GMA Network (1998), Cartoon Network, RPN (2007)
Singapura Channel 8
Polónia Hyper
Reino Unido Cartoon Network
Nº de episódios 49
OVA
New Mobile Report Gundam Wing: Endless Waltz
Direção Masashi Ikeda
Estúdio Sunrise
Nº de episódios 3
Duração 1h 30 min
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Mobile Suit Gundam Wing (, Shin kidō senki Gandamu W?) é uma das séries de anime para tv de Gundam. Das várias adaptações do universo Gundam, a única que chegou ao Brasil foi Gundam Wing. Produzida pela Sunrise em 1995, a série é uma das três sagas alternativas que foram criadas para o 25° aniversário da franquia Gundam. Gundam Wing - e seu OVA Endless Waltz - foram dirigidos por Masashi Ikeda (de Samurai Warriors). A versão mangá foi desenhada por Koichi Tokita. No Brasil, a série foi exibida pelo Cartoon Network, recebendo uma dublagem do estúdio Álamo. A Editora Panini lançou a versão mangá da série, iniciando sua publicação de quadrinhos japoneses no país. Na TV aberta, a Rede Globo teria os direitos de exibição, mas já não teria interesse na série.

Trama[editar | editar código-fonte]

Após esgotar os recursos do planeta Terra, a Humanidade, sofrendo com a superpopulação e a degradação do meio ambiente, resolve construir colônias no espaço sideral, ao mesmo tempo em que procura recuperar o planeta. O resultado é o estabelecimento de gigantescos satélites artificiais ao redor da Terra. Com a recuperação do padrão de vida terráqueo, a vida em ambos os sistemas parece caminhar para a perfeição. Até as datas passam a ser escritas de outra forma: agora, DC significa Depois da Colonização. Mas há algo que os humanos não conseguiram eliminar ou transformar: sua ânsia por guerras.

Uma série de conflitos bélicos entre as nações se espalham sobre a Terra, ocasionando a criação de uma aliança militar que tem por objetivo, a princípio, evitar as guerras. No entanto, com o crescimento de seu próprio poderio e da sua influência sobre os países, a própria Aliança da Esfera Terrestre Unida se torna uma força opressora sobre as nações, passando a controlá-las através da ocupação militar. Mas havia ainda uma fronteira nas suas ambições de controle: o espaço sideral. Sob a justificativa de evitar novas guerras, uma vez que as colônias espaciais, estando fora da zona de controle da Aliança, representavam uma fonte de conflitos em potencial, o espaço sideral é dominado pelas forças da Terra.

Entretanto, dois homens tentaram mudar essa história de guerras: Heero Yuy, das colônias espaciais, e a família Peacecraft, do Reino Sank, que fica na terra, tentaram criar um mundo baseado no pacifismo através do desarmamento total das nações. Temendo as consequências dessa iniciativa, a Fundação Romfeller, organização que reunia as antigas aristocracias de todo o mundo e que havia apoiado a criação da OZ - um grupo de soldados especialistas da Aliança Militar -, interfere diretamente nessas iniciativas de paz. Heero Yuy, líder sobre os esforços antiarmamentistas das colônias espaciais, é assassinado. Na Terra, o Reino Sank é destruído, e a sua família real é eliminada e dispersada, os únicos sobreviventes foram Millardo e Relena.

Entretanto, a morte de Heero Yuy desencadeou uma insurreição secreta nas colônias. Um grupo de cientistas que, no passado, foram os idealizadores dos Mobile Suits - robôs humanóides de luta com cerca de 15 metros de altura, principal arma das forças da Aliança Terrestre e da OZ - envia à Terra cinco MSs especiais, feitos de liga de Gundanium, pilotados por cinco jovens de capacidades excepcionais. É a Operação Meteoro: a descida dos Gundams à Terra. Mas o quartel-general da Aliança descobre a operação… O personagem principal da série tem o "nome código" Heero Yui, em homenagem a este antigo líder.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Gundams e aliados[editar | editar código-fonte]

  • Heero Yui
Idade: 15 anos.
Étnica: japonês .
Lugar de origem: Colônia L1.
Altura: 156 centímetros .
Peso: 45 kg .
Cor dos Olhos: Azul Prússia.
Cor do cabelo: Castanho escuro.
Profissão: piloto de Gundam
Mobile suit: Gundam Wing/Gundam Wing Zero

Ele é o protagonista da história e piloto do Gundam Wing.Um nativo da colônia L1 de descendência japonesa.Seu nome é na verdade um codinome para as batalhas, seu nome original é desconhecido. Heero Yuy era um pacifista das colônias estava prestes a conseguir a união entre a terra eo espaço, mas foi assassinado, o protagonista é chamado de soldado perfeito (Perfect Soldier).

Piloto do Gundam 01( e o Gundam Wing e veio a ser chamado posteriormente de Gundam 01 pelas forças de Oz).É treinado que desde pequeno por Odin Lowe (um ex-membro da OZ,que foi atirador profissional que matou Heero Yuy) para as missões mais perigosas. Então ele foi recrutado por Dr. J(um dos idealizadores da Operação Meteoro), o construtor do Gundam Wing, que viu a criança pequena com piloto de sua obra futura. Heero é frio e calculista, impiedoso e por vezes sádico,raramente demonstra alguma emoção. Ele simboliza, em todos os aspectos, o conflito existencial inerente à condição de soldado.

Sua personalidade foi marcada, durante uma missão na qual ele foi convidado para detonar uma base da Aliança na Colonia L1.

Depois de instalar os explosivos , Heero foi descansar. Quando ele estava dormindo, ele foi acordado por uma pequena garota que estava passeando com seu cão . A garota que eu pergunto porque eu estava sozinho, ele respondeu que sempre esteve sozinho.Ela ficou surpresa com a resposta de Heero e deu-lhe uma flor e falou que ela não estava sozinha, porque ele tinha o seu cão, depois Heero pensou que a menina havia dito até a noite quando as bombas fotam detonadas. No momento em que a base explodiu, Heero percebeu que tinha cometido um erro de cálculo e do impacto da explosão atingiu um Mobile Suit Leo que atingiu vários prédios e parte do setor residencial. Sentindo-se culpado foi procurar sobreviventes, mas lamento não encontrar ninguém vivo, incluindo o cadáver da criança, o cachorro e seu ursinho de pelúcia (que é o que Relena é a primeira abertura da série). Após este incidente, o seu tutor (Dr. J) perguntou se ele estava bem,ele disse que estava, mas desde esse dia tornou-se mais insensível, distante e anti-social.

Reprimindo seus sentimentos de humanidade, o soldado deve se tornar meramente uma arma, despida de qualquer direcionamento moral ou individualista, devotando tudo de si para conseguir completar sua missão. Oscilando entre o papel de indivíduo e de soldado, representados respectivamente, por sua relação com Relena Peacecraft, do Reino Sank, e por sua batalha como piloto de Gundam, Heero segue sua batalha obstinada pela paz.

  • Duo Maxwell
Idade: 14 anos.
Étnica: americano.
Lugar de origem: Colônia L2.
Altura: 156 cm.
Peso: 43 kg.
Cor dos olhos: Azul cobalto.
Cor do Cabelo: castanho.
Profissão: piloto Gundam.
Mobile Suit: Gundam Deathscythe

Piloto do Gundam Deathscythe ou 02, como depois veio a ser nomeado, Duo é um jovem carismático e simpático, que dá a série ao lado cômico.Sua principal característica é que ele sempre desaparece sem deixar vestígios,apesar da sua aparência de brincalhão e de bem com a vida, também esconde um conflito interior desencadeado pelo seu papel na guerra. Seu nome real é desconhecido, mas sabe-se que, quando criança, tinha um amigo chamado Solo, que era como um irmão para ele.Mas, devido à uma doença que ocorreu na colônia L2, muitas pessoas morreram, incluindo SOLO. E por esta razão as mudanças que menino pois seu nome como Duo (dois em francês ) e homenageando a sua amizade com Solo.Depois disso, ele fazia parte de um pequeno bando de crianças que roubava comida e mantimentos para sobreviver, até que eles conheceram a freira Helen Maxwell, que cuidou de toda a turma por um tempo,após a destruição da Igreja Maxwell, Esse piloto passou a ser treinado pelo estranho Professor G. (e seu cabelo guarda-chuva).Determinado a seguir em sua luta solitária pela paz, Duo, posteriormente, acaba recebendo o apoio de Hilde, uma ex-recruta da OZ.

  • Trowa Barton
Idade: 15 anos (alguns dizem 17, ainda não confirmado).
Étnica: desconhecido.
Lugar de origem: Colônia L3.
Altura: 160 cm.
Peso: 44 kg.
Cor dos olhos: verde escuro.
Cor do Cabelo: castanho claro.
Profissão: piloto Gundam/palhaço no circo.
Mobile Suit:Gundam Heavyarms

O misterioso piloto do Gundam Heavyarms tem uma história ímpar.Ele é um jovem quase tão insénsivel como Heero, com um alto conhecimento de tática e inteligência do inimigo e uma visão muito pragmática a sua missão,sempre muito calmo e reservado (quase tanto como Heero).Seu passado é totalmente incerto, acredita-se que ele perdeu a memória ainda é muito pequeno. Vale ressaltar que esse não é seu nome verdadeiro, porque ele não sabe o seu nome verdadeiro,então é chamando "sem nome" ou Nanashi em japonês.E desde pequeno no campo de batalha.Por não ter um nome,ele tem uma certa facilidade de assumir outras identidades,enquanto se infiltra em organizações inimigas. Ao passar a trabalhar para a Fundação Barton - arquiteta da Operação Meteoro - "O Sem Nome" viu o verdadeiro Trowa Barton ser assassinado por um funcionário, após jurar destruir a Terra com os Gundams. Em vez de delatá-lo, o jovem propõs ao Senhor S. ocupar seu lugar e assumir seu nome. Na Terra, Trowa se refugia num circo trabalhando como palhaço , onde conhece Catherine Bloom, a estrela atiradora de facas,ela tem um carinho especial com Trowa (alguns acreditam que é irmã mais velha, Catherine Trowa), olha como se ele fosse falecido irmão, assim que ele costuma importar muito com ela, mas à suspeita da identidade dos jovens. O primeiro piloto Gundam que ele conheceu,foi Quatre Raberba Winner, que é muito interessante porque assim como Duo e Heero, Quatre sempre tentou ajudar e unir forças com Trowa, mas ele disse que não. Então conhece Chang Wufei , com a qual ele vive no circo por um tempo, depois de Wufei perdido em um duelo com Treize Khushrenada. Logo depois,ele conhece Heero, depois auto-detonar seu Gundam e ser gravemente ferido, neste momento Heero ensina o Trowa que seu professor Odin Lowe disse uma vez: "A melhor maneira é viver de acordo com suas emoções" .

De agora em diante, Trowa começou a se preocupar mais com as pessoas e embora ele sempre teve a sensação de proteger seus entes queridos.Isso fara se sacrificar mais de uma vez por seus companheiros, chegando ao ponto de estourar seu Gundam e perda de memória (pela segunda vez). Acredita-se que esconde suas emoções, são poucos que o viram rir.É por isso que às vezes Trowa é afiliado com uma máscara, não só pela sua maneira de ser, mas também como infiltrar bases inimigas fingindo ser um aliado e, em seguida, passa a destruir tudo, ou seja, você nunca sabe sobre como ele vai agir.

  • Quatre Raberba Winner
Idade: 15 anos.
Etnia: árabe (de mãe americana)
Lugar de origem: Colônia L4.
Altura: 156 cm.
Peso: 41 kg.
Cor dos olhos: azul claro.
Cor do Cabelo: loiro claro.
Profissão: piloto de Gundam.
Mobile Suit: Gundam Sandrock

Único filho homem do representante da família Winner, uma rica família que deu apoio financeiro e organizacional para a prosperidade das Colônias, Quatre acaba se tornando um piloto de Gundam, pois seu pai, no passado, havia dado abrigo a um dos engenheiros que o criaram, o instrutor H., construtor do Gundam Sandrock. Além de contar com o seu Gundam em suas batalhas na Terra, o filho dos Winner também é apoiado por uma unidade de Mobile Suits do Oriente Médio chamada de Unidade Maganac. Bondoso e cheio de compaixão, Quatre reflete as hesitações de um coração puro diante dos horrores das guerras.

  • Chang Wufei
Idade: 15 anos.
Étnica: chinês.
Lugar de origem: Colônia L5.
Altura: 156 cm.
Peso: 46 kg.
Cor dos Olhos: preto.
Cor do Cabelo: preto.
Profissão: piloto de Gundam.
Mobile Suit: Gundam Sheng Long

Membro de um terrível clã de guerreiros, os Long, Wufei recebeu de Mestre O. o Gundam Shenlong, a quem apelidou de Nataku, nome de um lendário herói chinês. Wufei é um guerreiro obstinado e possui um rígido código de honra, segundo o qual apenas os fortes têm o direito de lutar. No entanto, por causa desse mesmo código, Chang abandona o combate, depois de sofrer uma derrota em um duelo para Treize Kushrenada. Mais tarde, Sally Poe, ex-major da Aliança que se rebela contra a OZ, ajuda-o a recuperar a confiança e a reencontra o seu caminho como guerreiro.

  • Relena Darlian/Peacecraft

No início, Relena é apenas a filha adolescente do vice-ministro do Exterior Darlian. Desinteressada, mas já com ares de insatisfeita com a vida, Relena vê sua vida mudar profundamente com dois fatos: o encontro com Heero, que mexe profundamente com ela; e o assassinato do pai (que ela decobre ser adotivo). Disposta a se vingar da OZ, Relena chega a atirar em Lady Une. Após essa fase "Gundam", Relena passa a ser tutelada por Noin. Através dela, descobre seu irmão, Zechs/Milliardo, e seu lado político. Rapidamente se torna soberana de um reino pacifista, rainha do mundo, primeira rainha deposta do mundo, prisioneira da Presa Branca e, finalmente, vice-ministra do Exterior na Nação Unificada. Sonhadora e determinada, Relena se torna uma figura muito popular, embora seu maior desejo continue sendo continuar perto do amado Heero.

  • Catherine Bloom

Trapezista do circo aonde Trowa se esconde, Catherine passa a ter por ele grande carinho e afeição. Sofre quando Trowa volta aos campos de batalha, e foi quem cuidou do piloto Gundam durante seu surto de amnésia.

  • Hilde Schvyder

Quando OZ tinha muito apoio nas colônias, Hilde foi uma das que se apresentaram como voluntárias. Mas, ao conhecer Duo e seus ideais, mudou de idéia, abandonou OZ e passou a viver com ele. A contragosto de Duo, Hilde chega a se infiltrar na nave Libra, da Presa Branca, para roubar dados valiosos deles. Ao final das guerras, monta um tipo de ferro-velho com Duo.

  • Sally Po

Major da Aliança Militar, Sally conheceu primeiro Heero, na ocasião da sua fuga deum hospital militar. Mais tarde, com a queda da Aliança, se embrenhou nas selvas da China para lutar contra OZ. Lá, conheceu Wufei,e conseguiu despertar a admiração do Gundam. Sally sempre monitorou os passos dos pilotos, tanto que passou a procurar pelos seus robôs em diversas ocasiões. Na Nação Unificada, passa a integrar o grupo dos Guardiões, esquadrão de monitoramento da paz, primeiro com Noin, depois com Wufei.

  • Howard

O criador do Tallgeese de Zechs - o primeiro Mobile Suit da História - Howard é conhecido dos construtores dos Gundams. Sempre de camisa havaiana e chinelos, possui uma base no meio do Pacífico e a supernave Peacemillion. No início auxilia Duo e Heero; depois Zechs; na Guerra Final, se torna aliado e hospedeiro dos Gundams.

OZ[editar | editar código-fonte]

  • Zechs Merquise/Milliardo Peacecraft

O "Conde do Trovão" é um dos grandes heróis de OZ e piloto do Tallgeese (e mais tarde do Gundam Epyon). Sempre escondido por trás de uma máscara, Zechs é um guerreiro único. Também era considerado o braço direito de Treize. Mas Zechs guardava um grande segredo: na verdade, ele era Milliardo Peacecraft, herdeiro da monarquia de Sank, arrasada pela Aliança Militar. Desse segredo, apenas Treize e Noin sabiam. Zechs possui duas características bem marcantes na sua dúbia personalidade: a obsessão, representada por sua fixação em derrotar Heero Yui; e o amor, representado por Noin, sua leal companheira, e Relena, sua amada irmã mais nova. Zechs, durante a série, vai alterando sua forma de lutar e seus inimigos: primeiro, soldado de OZ contra os Gundams; depois, contra a Aliança; depois com os Gundams contra OZ; depois sozinho, na Peacemillion de Howard, contra Romfeller/OZ; e ainda liderando a Presa Branca contra os Gundams e a Terra. Tantas mudanças apenas revelam uma coisa: Zechs sempre lutou com seu próprio coração.

  • Lucrezia Noin

A Tenente Noin sempre foi considerada uma instrutora durona pelos seus alunos. Mas é apaixonada pelo tenente Zechs. Amigos desde os tempos de infância, estudando juntos e sendo a segunda melhor aluna de sua turma, logo após Zechs, Noin sabe o segredo da família de Zechs e este pede a Noin que proteja e guie Relena após a morte de Darlian. A partir daí, Noin deixa a OZ e passa a comandar o grupo de defesa secreto do Reino Sank, junto a Heero, Quatre e outros dissidentes da OZ. Com a queda do reino, Noin vai ao espaço reunir os Gundams na Peacemillion. Durante a Guerra Final, Noin adotou uma postura neutra no confronto entre Zechs e os Gundams, embora tenha sofrido muito com as novas atitudes de Zechs. Mas, ao final de Endless Waltz, Noin finalmente se junta a Zechs numa missão solitária no espaço sideral.

  • Treize Kushrenada

Talvez um dos personagens mais interessantes da série, Treize é o líder de OZ. Foi ele quem deu à OZ o formato de então: uma organização jovem e forte. Meticuloso, acima de tudo um militar brilhante, e um estrategista político como poucos, Treize criou um círculo íntimo poderoso: Zechs, o duque Dermail e sua leal secretária, Lady Une. Treize possui um charme interessante, que esconde uma personalidade um tanto sombria. Arquitetou a morte de todos os chefões da Aliança, cuidando para que os Gundams fizessem o trabalho sujo para ele; ordenou a morte de Darlian, e só poupou Relena por um pedido de Zechs; depõs Relena da chefia da Nação Mundial. Mas Treize tem um álibi: tudo é política. Como líder de OZ, Treize teve o poder questionado pela Fundação Romfeller, entrando em conflito com Dermail. Enquanto Romfeller planejava criar uma nova era, com a criação dos Mobile Dolls, Treize não aceitava a idéia de ver os humanos sendo substituídos nas guerras por máquinas. Deposto, foi preso em Luxemburgo, aonde criou um Gundam, Epyon. Libertado por Relena, a depõs. Seu objetivo nessa ocasião era levar adiante a guerra contra Zechs, colocando Relena como peça-chave de um mundo pós-guerra. Com isso, Treize liderou a guerra contra Milliardo. E nela morreu, nas mãos de Wufei, seu grande rival.

  • Lady Une

Outra personagem intrigante, Lady Une era a grande aliada de Treize, por quem era apaixonada. Para satisfazer suas vontades e ajudá-lo a atingir seus objetivos, Lady Une era capaz de tudo. Considerada a assassina mais implacável da série, foi quem matou Darlian e Septem, o último líder da Aliança. Para atrair o espaço ao domínio da OZ, Lady Une foi capaz de dividir sua personalidade em duas: uma pacifista, simpática, livre e carinhosa, que conquistou as colônias; outra, a líder militar altiva e fria. Conforme ela conhecia os Gundams, porém, Lady Une (e o próprio Treize) mudaram suas formas de verem as guerras. Ao entrar em conflito com Tubarov, o enviado da Romfeller ao espaço, Lady Une acabou baleada e em coma. Despertou a tempo de salvar o amado Treize de um ataque da Libra, na Guerra Final. Mas não evitou a morte dele. Na Nação Unificada, Lady Une se tornou líder dos Guardiões.

Dublagem[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Forças em Conflito[editar | editar código-fonte]

Aliança da Esfera Terrestre Unida[editar | editar código-fonte]

Criada pelos Governos da Terra para fazer valer seus direitos sobre as colônias, a Aliança é uma espécie de ONU militar. Com um poderio bélico baseado no uso de Mobile Suits, a Aliança se tornou uma organização bastante odiada no Espaço Sideral, graças à ocupação das colônias. Na Terra, a Aliança esmagou o pacifismo do Reino Sank,destruindo-o em 182 DC. Mas a Aliança entrou em decadência quando seus quadros mais jovens rumaram para a OZ. Seu último líder, o Marechal Noventa, tentou trazer a paz ao sistema, mas acabou assassinado por Heero, que caíra numa armadilha. A morte deNoventa foi a senha para um imenso golpe de estado preparado pela OZ.

OZ[editar | editar código-fonte]

Essa sigla significa Organização do Zodíaco. Fundada na década de 170 DC, a OZ no início era uma espécie de serviço secreto da Aliança Unida. Foram membros da OZ que assassinaram o líder colonial Heero Yui. Mais tarde, Treize Kushrenada assumiu a chefia de OZ, e com recursos da Fundação Romfeller, transformou o perfil da organização. Suas tropas eram predominantemente compostas de jovens, que deviam lealdade a Treize. A tecnologia de OZ era superior a da Aliança. Com tanto poder, os soldados da OZ - os Especiais - ganharam a antipatia dos chefões da Aliança. Mas estes não puderam evitar o surgimento dos Gundams. O ataque destes foi o trunfo que Treize esperava para dar um golpe e destruir a Aliança Militar. Com isso, OZ assumiu o controle. Treize e sua fiel escudeira, Lady Une, conseguiram atrair o Espaço Sideral para o seu lado, unificando o domínio de OZ. Mas a Fundação Romfeller passou a interferir na administração da OZ, investindo na construção de Mobile Dolls - MS sem pilotos, automáticos. Contrário a essa idéia, Treize renunciou ao comando da OZ e foi preso. A partir daí, a outrora poderosa Organização do Zodíaco entrou em fatal decadência.

Fundação Romfeller[editar | editar código-fonte]

Essa fundação era formada pelos membros da antiga realeza européia (portanto, uma espécie de sucessora da União Européia). Poderosa política e financeiramente, Romfeller no início se dedicava a práticas pacifistas. Mas a ascensão de Treize - um dos seus membros - ao comando da OZ mudou os dogmas da Fundação. Sob a liderança do Duque Dermail, Romfeller passou a financiar OZ. Com o tempo, a fundação acabou assumindo de fato o poder, forçando a deposição de Treize Kushrenada. Com uma política muito mais agressiva, baseada no uso dos Mobile Dolls, a Fundação procurou esmagar o Reino Sank, a Facção Treize e os rebeldes coloniais. Disposto a conseguir apoio total das nações do globo, Dermail colocou Relena Peacecraft no comando da fundação. Mas a nova rainha se tornou mais poderosa do que ele, que, isolado, tentou reunir forças nas colônias. Dermail acabou assassinado pelos rebeldes da Presa Branca. A partir daí a Fundação Romfeller cede lugar à Nação Mundial.

Facção Treize[editar | editar código-fonte]

A mudança de comando na OZ não agradou a muita gente. Partidários de Treize Kushrenada, indignados com a prisão de seu mentor e líder, resolveram se rebelar, criando a Facção Treize. Esse grupo rebelde passou a se opor a Romfeller na Terra, se tornando uma pedra no sapato do Duque Dermail. Mas os rebeldes não tinham muitos recursos, e por isso pouco puderam fazer no longo prazo. Com a deflagração da Operação Nova pela Romfeller - o envio de exércitos de Mobile Dolls para a Terra - a facção perdeu grande parte dos seus integrantes. Seus remanescentes, mais tarde, voltariam a integrar a OZ, quando Treize se tornou representante-chefe da Nação Mundial.

Reino Sank[editar | editar código-fonte]

Reino localizado no norte da Sibéria, era governado pela família real Peacecraft. O último rei Peacecraft tentou, com o apoio de Heero Yui nas colônias, criar uma doutrina pacifista de governo. Ganhou tantos adeptos que despertou a ira da Aliança Militar, que aproveitou a ausência de um exército de defesa para destruir o Reino Sank, em 182 DC. A família real foi eliminada, com exceção dos herdeiros. Milliardo, o mais velho, se alistou na OZ, onde fez fama como Zechs Marquise. Relena, a caçula, foi adotada pelo senador Darlian. Ela, mais tarde, reformaria o reino, mas seria forçada a abdicar com a invasão da OZ/Romfeller, desejosa de eliminar de vez o pacifismo. Mas o tiro sairia pela culatra.

Presa Branca[editar | editar código-fonte]

Fundada por Quinze, ex-membro da Operação Meteoro, a Presa Branca surgiu quando o poderio de Romfeller no espaço parecia infinito. Com audácia e muita estratégia, a Presa Branca infiltrou espiões no quartel general de Tubarov, na Lua. Com facilidade, os rebeldes eliminaram Tubarov e tomaram a supernave Libra e seus arsenais. Desejosos de conseguir a independência total através da eliminação da Terra, os rebeldes colocaram Zechs no comando do grupo e se lançaram numa terrível Guerra Final contra a Nação Mundial. No início a Presa Branca contava com o apoio das colônias, cansadas da opressão terráquea. Mas a visão da batalha entre dois Gundams (Heero e Zechs) e a rendição da Terra com a morte de Treize tiraram esse apoio, e a Presa Branca acabou vencida.

Fundação Barton e Operação Meteoro[editar | editar código-fonte]

Para vingar a morte de Heero Yui, um grupo de cientistas coloniais decidiu criar cinco Mobile Suits feitos de Gundanium. Eles deveriam participar da Operação Meteoro, um audacioso e terrível plano arquitetado por Dekim Barton. Uma colônia seria derrubada na Terra, instaurando o caos total. Nesse momento, os Gundams desceriam à Terra e a conquistariam. Embora não tivessem contato entre si, os cientistas tomaram a mesma decisão: desobedecer Dekim e enviar os Gundams apenas para destruir OZ. A morte de seu filho, Trowa, acabou adiando os planos de Dekim, que resolveu criar uma fundação e preparar uma nova Operação Meteoro, dessa vez usando sua neta, Mariemaia Kushrenada.

Nação mundial e nação unificada[editar | editar código-fonte]

Ao colocar Relena Peacecraft na liderança da Fundação Romfeller, o duque Dermail espaerava poder unir as nações pacifistas sob o manto da Romfeller. Como rainha, Relena fez bem mais que isso: uniu todos os países do mundo numa única nação, a Nação Mundial, que passou a substituír Romfeller na prática. De início pacifista, a Nação mudou seu estilo com a deposição de Relena e a ascensão de Treize, que militarizou o planeta para responder a ameaça da Presa Branca. Com o término da Guerra Final, Terra e Colônias se uniram na Nação Unificada da Esfera Terrestre.

Músicas[editar | editar código-fonte]

Tema de Encerramento[editar | editar código-fonte]

1. It´s Just Love - Rumi Onishi

Tema de Abertura[editar | editar código-fonte]

1."Just Communication"por Two-Mix (Cap 01-35).

2."Rhythm Emotion" por Two-Mix (Cap 36-45).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]