Nhá Barbina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Nhá Barbina
Nascimento 2 de dezembro de 1915
Jaboticabal
Morte 11 de novembro de 1995 (79 anos)
São Paulo
Ocupação Atriz

Nhá Barbina (Jaboticabal, 2 de dezembro de 1915São Paulo, 11 de novembro de 1995) foi uma comediante e atriz brasileira.

Nascida Conceição Joana da Fonseca a 2 de dezembro de 1915 na cidade de Jaboticabal, no interior de São Paulo, ela se transformou em Nhá Barbina em 1948, quando criou a personagem para um programa de rádio e shows em circos.

Fez mais de 10 filmes, gravou vários discos e participou de uma novela, Meus Filhos, Minha Vida no SBT e de uma minissérie, Rabo de Saia na TV Globo. A estréia foi no cinema em 1950 na fita Lá no Meu Sertão ao lado de Tonico e Tinoco. Fez outras filmes como O Rei Pelé, Sertão em Festa e No Rancho Fundo.

Participou de vários programas humorísticos e o último deles foi A Praça é Nossa, no SBT onde fazia uma solteirona caipira desesperada atrás de um marido. Seu bordão era uma gargalhada após a qual exclamava: “Arranquei pena”!.

Ela morreu em 11 de novembro de 1995, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória aguda e broncopneumonia, aos 79 anos de idade.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]