Niccolò dell'Abbate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Pinacoteca Nazionale - Bologna.

Niccolò dell'Abbate, também conhecido como Messer Niccolò ou Nicolino, (Módena, 1509 ou 1512Fontainebleau, 1571) foi um pintor italiano. Foi, junto com Francesco Primaticcio, o fundador da chamada Escola de Fontainebleau. Suas obras principais, Nascimento de Cristo, e Adoração dos Magos, estão em Bolonha.

Foi aluno de seu pai Giovanni dell'Abbate na escola de Júlio Romain, tendo-se aperfeiçoado sob a direcção do escultor António Begarelli. Chamado por Primaticcio para o Château de Fontainebleau, executou pinturas mitológicas, como a Vida de Ulisses, que já não existem. Executou ainda frescos que ficaram famosos no Castelo de Scondiano.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Dicionário Universal Ilustrado, Ed. João Romano Torres & Cª.1911
  • Grande Dicionário Enciclopédico ediclube, Dep. Legal BI – 1697-1996
  • Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Dep. Legal 15022-1987

Ver também[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) pintor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.