Nice

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para por alguma outra definição de Nice, veja Nice (desambiguação).
Nice
  Comuna francesa França  
O Passeio dos Ingleses (Promenade des Anglais)
O Passeio dos Ingleses (Promenade des Anglais)
O Passeio dos Ingleses (Promenade des Anglais)
Símbolos
Bandeira de Nice
Bandeira
Gentílico Niçois
Localização
Nice está localizado em: França
Nice
Localização de Nice na França
Coordenadas 43° 42' 10" N 7° 16' 09" E
País  França
Características geográficas
Área total 71,92 km²
População total (2018) 343 889 hab.
Densidade 4 781,5 hab./km²
Altitude máxima 520 m
Altitude mínima 0 m
Código Postal 06000 06100 06200 06300
Código INSEE 06088
Sítio http://www.nice.fr

Nice é uma cidade francesa, situada no departamento francês dos Alpes Marítimos e na região de Provença-Alpes-Costa Azul. Nice conta com 344.890 habitantes (2008) e sua área metropolitana tem cerca de 1 milhão de habitantes (2010). Depois do Congresso de Viena (1815), voltou a fazer parte do reino da Sardenha, um dos que formaram a Itália moderna. Foi "anexada" à França em 1860, por meio do tratado de Villafranca. Algumas placas indicam, além da forma francesa Nice, a forma provençal Nissa. A origem do nome vem do grego Nikaia - vitoriosa - e a versão latina é Nicæa.

Geografia

Nice, observada do topo do Museu de Arte Contemporânea (Mamac).
Farol de Nice.
Eléctrico na praça Garibaldi.

Situada no fundo da baía dos Anjos, perfeitamente abrigada por um anfiteatro de colinas, Nice está situada na costa do Mar Mediterrâneo, em uma baía fechada sobre o agrupamento montanhoso Mercantour, limitado ao oeste pelo vale do Var e ao leste pelo Mont-Boron. Nice está situada a leste de Rio Var na zona geográfica italiana.

A cidade é cruzada por dois pequenos rios ondeados, frequentemente secos no verão: o Paillon a leste (34 km), que nasce no alto do Coaraze e recebe as torrentes de Laghet e Saint-André, e o Magnan a oeste, muito menor, vindo das montanhas de Aspremont, que cruza o bairro de la Madeleine antes de se jogar no mar, no bairro que traz seu nome.

Diversas colinas dominam a cidade, sendo a mais conhecida a de Cimiez, com seus vestígios antigos. Outra colina legendária é a do castelo (Chateau de Nice), que separa a cidade velha do porto. As diversas colinas perturbam a extensão da cidade, seja para o norte, seguindo o curso do Paillon, seja no aplainado a oeste até Saint-Laurent-du-Var.

Nice é a segunda cidade turística francesa (após Paris), fato que, combinado com as dificuldades de comunicação terrestre de longa distância por causa dos Alpes, permitiu à cidade possuir o segundo aeroporto da França em termos de utilização (próximo dos 10 000 000 passageiros em 2005).

Nice também é famosa por sua parte velha (Vieux-Nice), pelo cours Saleya, que abriga mercados e restaurantes, pelos hotéis Régina - onde morou Matisse - e Negresco, pelos museus Chagall e Matisse, pelo Mamac (Museu de Arte Contemporânea), e pelo Passeio dos Ingleses (La Promenade des Anglais), que se estende do teatro de Verdure até o aeroporto por vários quilômetros à beira-mar. A 12 de Julho de 2008, nasceram na cidade Knox Léon Jolie-Pitt e Vivienne Marcheline Jolie-Pitt, filhos gémeos dos atores norte-americanos Angelina Jolie e Brad Pitt.

História

Ver artigo principal: Povos itálicos

Sabe-se que a área de Nice foi habitada pelo ser humano para 400.000 anos. Nos vestígios arqueológicos encontrados com Terra Amata testemunhar: marcar com setas, dupla-face, ossos de animais e algum resto humano. Naquele tempo, o nível do mar era maior, e a colina do castelo foi uma ilha. Se pensa que os habitantes pré-históricos, dos caçadores, foram instalados em uma praia de pedra, ao lado de uma fonte de água fresca.

Antiguidade

Nice na Área IX Liguria sob Auguste
Área IX Liguria sob Auguste (entre os rios do Var e do Magra)

Nice (Niceia) foi fundada aproximadamente, há 2300 anos pelo grego na costa Ligúria e recebeu o nome de Nike ou Niceia em honra da vitória contra os Lígures (os povos indígenas). (Nike foi o nome da deusa da vitória). Em 154 antes J. C os Romanos intervém para o primeiro tempo. A cidade foi incorporada em a prefeitura da Itália na área IX Ligúria. Mais tarde Nice foi então capital da província romana dos Alpes Marítimos, feita a partir da Ligúria (área IX Ligúria). O Rio Var separado la Gália da Alpes Marítimos e outras áreas italianas. A cidade se transformou num porto comercial importante da costa de Ligúria.

Idade Média

No século V Nice sofre as invasões Ostrogodos como o resto da Itália e em 550 a unificação com o império romano do Oriente. Em século VII Nice submetido à dominação dos Lombardos. No século IX, Nice está ligada com a liga de Génova formada por todas as cidades da Ligúria . Em 729 Nice expulso sarracenos. Sarracenos pilhados Nice em 859 e 880. A força marítima de Nice aumentou gradativamente, as fortificações foram alargadas e suas estradas melhoradas. Durante o século XIII e XIV século, o francês vai tentar muitos uma vez que invadir Nice sem sucesso. Desde sempre o Rio Var separa a Gália da Itália. Em 1108 Nice torna-se uma república Italiana de Ligúria que toma como modelo sua grande irmã Génova. Em 1347-1348 é a Peste negra, a cidade perde metade da sua população.

Saboia 1388

Ver artigos principais: Condado de Nice e Ducado de Saboia
Estados italianos em 1494
Caterina Segurana contra Francês e Turcos

Em 1388 a cidade de Nice é colocada sob a protecção do Condado de Saboia, o pacto que a cidade nunca é entregue ao francês. Nice se torna a única porta do Condado de Saboia. A comunidade judaica é estabelecida na cidade com o seculo XIII. Nos encontros entre Carlos I de Espanha e Francisco I da França, Nice realizaram a passagem dos vários exércitos com a conseqüência do francês, parasitas pilhagem e fome durante vários anos. Por último, Pape Paulo III fez assinar um tratado de paz entre os dois soberanos, que se reuniram na cidade e assinou-o basta Nice. A Paz durou dez anos.

Em 1543 Nice foi atacado pelas forças de François I da França e os piratas turcos Barbarroja e, a vitória foi autorizado a pilhar a cidade e ter 2500 de seus habitantes como escravos. A praga reapareceu nos anos 1550 e 1580. Caterina Segurana nizarda de heroína que foi feita famosa na época da batalha de Nice 1543 contra os Franceses e os Turcos. A fortaleza de Nice na altura irá resistir a este ataque. Caterina Segurana é o símbolo da cidade de Nice. A peste negra, a cid reaparecer em 1550 e 1580 e mata metade dos habitantes. Em 1561 Emanuel Felisberto de Saboia, removido o uso do latim como língua administrativa e estabeleceu a língua italiana como língua oficial da actividade governamental em Nice. Embora a população falava o Língua lígure. Em 1610 é a construção da estrada real Nice-Turim .

Invasão e anexação de Nice pela França 1860

Ver artigos principais: risorgimento e Giuseppe Garibaldi
Giuseppe Garibaldi unificador da Itália
Invasão e anexação francesa de Nice e Saboia em 1860

Com a reunificação italiana no século XIX a França compromete-se ao "anexo" Nice. A anexação francesa é ratificada pelas vozes da população nizarda, embora muitos historiadores afirmam que a França distorceu o resultado. Em 1860 e 1871 a população da cidade revoltou-se com Giuseppe Garibaldi contra a Frença pedindo a reunificação com o Reino da Itália, mas o novo governo de Paris reprimiu a revolta de modo muito violento. Giuseppe Garibaldi nasceu em Nice e esforçou-se com os nizardos para reunificar sua cidade com a Itália, mas o exército francês opôs-se com firmeza. O idioma italiano foi proibido em Nice, pelo início de um processo de galificação.

Invasão e anexação francesa de Nice em 1860

Ensino superior

O Carnaval de Nice

O Carnaval de Nice acontece todos os anos. O desfile é na Praça Masséna.[1]

Cidades irmãs

As cidades irmãs de Nice são:

Ver também

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nice

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.