Nicholas Lea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nicholas Lea (New Westminster, Colúmbia Britânica, 22 de junho de 1962) é um ator canadense. Nasceu com o nome de Nicholas Christopher Schroeder, mas que após o divórcio dos pais foi criado como Nicholas Christopher Herbert. É mais conhecido por seu trabalho na aclamada série The X-Files no papel de Alex Krycek.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro papel de relevância foi na série de televisão The Commish, onde interpretou o oficial Enrico Caruso de 1991 a 1994. Foi durante este tempo que ele teve um pequeno papel como convidado num episódio da 1ª temporada de The X-Files cujo nome era Genderbender.

Os produtores ficaram impressionados com sua performance, sendo assim convidado para integrar a 2ª temporada no papel do agora agente do FBI Alex Krycek. Lea também estrelou em 11 episódios entre 1994 e 1996 e se tornou um personagem popular entre os muitos fãs da séries. Devido à facilidade do personagem em trocar de lado, passou a ser conhecido pelo apelido de 'ratboy' (em português, menino-rato). No episódio Apocrypha da 3ª temporada, Krycek foi abandonado para morrer em um depósito de grãos abandonado com uma embarcação alienígena.

Isto permitiu que Lea pudesse trabalhar na série Once a Thief — que se seguiu ao filme de John Woo lançado em 1996 — ao lado de Ivan Sergei. A série foi cancelada após a 1ª temporada, mas Lea nem precisou insistir para que os produtores e os fãs o recebessem de volta em The X-Files. Lea continuou a interpretar Krycek, que rapidamente se tornou um arqui-inimigo não somente dos agentes Mulder e Scully, mas particularmente de A.D. Skinner (Mitch Pileggi). Assim, Lea continuou a aparecer no programa até o seu encerramento em 2002.

A partir de 2006, Lea passou a ter um papel de apoio na série Kyle XY(Tom Foss) e foi um dos atores principais (como Ethan McKaye) na série de TV canadense Whistler. Entretanto, Lea já anunciou em seu site oficial que não pretende mais trabalhar na 2ª temporada da série.

Além disso, trabalhou em programas como NYPD Blue, Andromeda, Sliders, Highlander]], Judging Amy and CSI (como o namorado de Catherine Willows'). É também membro do Conselho de Diretores da Lyric School of Acting em Vancouver.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.