Nick McCarthy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nick McCarthy

Nick durante show
Informação geral
Nome completo Nicholas John McCarthy
Nascimento 13 de dezembro de 1974 (49 anos)
Origem Blackpool, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Indie Rock
Instrumento(s) Guitarra, piano, teclado, sintetizador, baixo, vocal e gatorra
Modelos de instrumentos 1959 Hagström P46 Sweetone
Gibson Les Paul
Epiphone Wilshire
Minimoog Voyager
Roland Juno 6
Período em atividade 2001-presente
Gravadora(s) Domino Records
Afiliação(ões) Franz Ferdinand
Box Codax
Kamerakino
Embryo
Página oficial http://www.franzferdinand.co.uk
http://www.boxcodax.com

Nicholas John McCarthy (Blackpool, Inglaterra, 13 de dezembro de 1974) é o guitarrista e backing vocal da banda Franz Ferdinand, de Glasgow. Nasceu no Reino Unido, mas foi criado em Munique, Alemanha.

Ele foi um jovem problemático que invadia prédios comerciais e roubava bebidas alcoólicas e carros. Embora ele alegue que sempre devolveu os carros, terminou ganhando o apelido de Nick McCarthief (car thief = ladrão de carros).

Apesar de suas delinquências, McCarthy ainda levava a sua música e aspirações teatrais a sério. Estudou música clássica (piano e contrabaixo) no Conservatório de Munich, enquanto se sustentava com performances de rua. Chegou a ser bem conhecido nas ruas de Munich, onde ele entretinha muitas crianças com suas calças esfarrapados, sapatos grandes e um brilhante nariz vermelho.

Enquanto morava na Alemanha, Nick tocava baixo, violoncelo e um instrumento árabe numa banda chamada Embryo, cuja música pode ser descrita como "uma fusão de jazz, rock e música étnica". Depois de uma extensiva turnê com a Embryo, Nick decidiu que era hora de mudanças: voltou para o Reino Unido e, a partir da sugestão de um amigo, foi viver em Glasgow. O que ele não sabia é que Glasgow pode ser muito cruel com suas peculiaridades alemãs, o que foi péssimo quando ele chegou sem dinheiro, sem emprego e sem ninguém conhecido que pudesse ajudá-lo.

Afinal, ele entrou na cultura underground de Glasgow quando, numa festa, conheceu Alex Kapranos. Aparentemente, as tendências criminais de McCarthy ressurgiram quando Kapranos o pegou roubando sua vodka. Os dois brigaram, mas reconciliaram-se quando Nick disse que sabia tocar bateria, o que não era verdade. Mas a falta de habilidade de Nick com a bateria se tornou irrelevante assim que eles descobriram que podiam escrever músicas juntos. Em seguida, Nick trocou de instrumento com o atual baterista Paul Thomson, e a banda se tornou o Franz Ferdinand.

Em Glasgow, McCarthy também tocou nas bandas de jazz Scatter e Etic.

Nick McCarthy casou com a alemã Manuela Gernedel no dia 2 de julho de 2005, na Baviera, Alemanha.

Notas e referências

  • livro An A-Z of Franz Ferdinand, de Helen Chase.