Nicktoons (canal de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nicktoons Network)
Nicktoons
Nicktoons (canal de televisão)
Tipo Canal de TV por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação 1 de maio de 2002 (lançamento original como: Nicktoons TV)
7 de abril de 2003 (relançamento original; como Nicktoons)
23 de setembro de 2005 (relançamento: Nicktoons Network)
28 de setembro de 2009 (relançado como Nicktoons)
por MTV Newtorks, Inc.
Proprietário Nickelodeon Entertainment Group, Inc. (ViacomCBS)
Sede Nova York
(Nickelodeon Animation Studios, em Burbank, Califórnia, é transmitido ao ar)
Slogan Action to the MaxtionEUA
Ação ao MáximoBR
Formato de vídeo (480p) SDTV
(1080i) HDTV
Afiliações Nickelodeon / Nick at Nite
Nick Jr., TeenNick
Cobertura  Estados Unidos
 Reino Unido
 Alemanha
 Países Baixos
 México
 Canadá
 Austrália
África do Sul
Nome(s) anterior(es) Nicktoons TV (2002-2003)
Nicktoons (primeira utilização, 2003-2005)
Nicktoons Network (2005-2009)
Página oficial Site oficial
Disponibilidade por satélite
Canal 302
Canal 178
Disponibilidade por cabo
Disponível na maioria dos
sistemas a cabo
Veja a lista local específica para canais
Disponibilidade via ADSL
Verizon FiOS
Canal 254
AT & T U-verse
Canal 316

Nicktoons é um canal de TV por assinatura infantil disponível em satélite e cabo, pertencente a Paramount Global É um canal irmão da Nickelodeon. As transmissões se baseam em desenhos da Nickelodeon, os chamados Nicktoons, junto com outras séries originais animadas estrangeiras da Nickelodeon.

História[editar | editar código-fonte]

Como Nicktoons TV (2002-2003)[editar | editar código-fonte]

Nicktoons foi lançado em 1 de maio de 2002 como Nicktoons TV, como parte do canal a cabo digital da MTV Digital Suite, a fim de motivar as operadoras de TV a cabo a pegarem a rede, e oferecer uma vantagem sobre o marketing nos serviços de satélite. No entanto, em 2004, a gestão da Nickelodeon mudou de rumo e ofereceu o canal digital também para as operadoras via satélite, como DirecTV e Dish Network, também em base na demanda do consumidor. No primeiro ano do canal, apenas exibia-se arquivos de desenhos da Nickelodeon, com comerciais envolvendo a Nickelodeon Animation Studios e curtas de animação envolvendo os minutos dos comerciais, além de promoções do canal, que a Nickelodeon não utilizara, devido ao tempo dos comerciais.

Primeira Era Nicktoons (2003-2005)[editar | editar código-fonte]

O canal foi renomeado para Nicktoons em 2003, apresentando uma versão CGI prata do logotipo da Nickelodeon (uma versão parecida), com um "splat" azul (7 de abril de 2003-23 de setembro de 2005), que substituiu um logo rotativo que apresentava várias silhuetas dos personagens dos Nicktoons, em laranja com o logotipo NICK acima do texto "Toons TV".

Como Nicktoons Network (2005-2009)[editar | editar código-fonte]

Como parte do lançamento dos serviços via satélite, o canal mais uma vez rebrandou como Nicktoons Network em 23 de setembro de 2005. Um novo logo com a "família Nickelodeon", sendo "esmagados" formando um globo, que foi utilizado junto com a expressão, "A Capital da Animação do Mundo" e um tema composto de personagens colocados como "celebridades".

Logo atual do canal.

Segunda Era Nicktoons (2009-presente)[editar | editar código-fonte]

Em 28 de setembro de 2009, o logotipo do canal Nicktoons foi alterado como parte de um esforço mundial do rebrande da Nickelodeon para com os Nicktoons (somente os países que possuíam o canal), assim também mudou o nome e logotipo do canal The N para TeenNick e Noggin para Nick Jr..[1] Em conjunto, com a troca de nome para não dizer que o canal estava abandonado, deixando ser rebatizado de Nicktoons pela segunda vez na sua história. Atualmente esta trazendo vários Nicktoons antigos para a sua exibição.

Disponibilidade na América Latina[editar | editar código-fonte]

No dia 18 de janeiro de 2013 o canal entrou no satélite Intelsat 21 com o sinal em português e espanhol.[2] No entanto está confirmado para estrear apenas no México. No resto da América Latina o canal foi lançado em 2014. A Viacom ainda não negociou com nenhuma das operadoras de TV por assinatura a entrada do canal.[3] O canal estreou primeiro no México em 4 de fevereiro de 2013, porém, foi extinto á finais de 2020 sendo reemplaçado pelo canal NickMusic dos Estados Unidos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Nickelodeon revela novos logos para os canais: Nicktoons e Nick Jr.
  2. «Canal NickToons pode estar chegando perto do Brasil!». Fãs da Nick BR. fasdanickelodeonbr. 19 de janeiro de 2013. Consultado em 20 de janeiro de 2013 [ligação inativa]
  3. «Nicktoons será lançado na América Latina em fevereiro». Anime Manga e TV. ANMTV. 29 de janeiro de 2013. Consultado em 30 de janeiro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]