Nicola Amati

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nicola ou Niccolò Amati (Cremona, 159612 de abril de 1684) foi um liutaio da família italiana dos Amati, que se tornou conhecida pela alta qualidade dos intrumentos musicais que fabricava.

O fundador da dinastia Amati de liutai, e da escola cremonesa de fabricantes de instrumentos, foi Andrea Amati (c. 1520–c. 1578), cujos primeiros violinos datam de c. 1564, assinados geralmente como Amadus, e já mostram o desenho básico que depois se tornou um padrão para estes intrumentos. Andrea teve dois filhos, Antonio e Girolamo, que trabalharam juntos seguindo os passos de seu pai, produzindo instrumentos com formas graciosas e um som doce.

Nicolò, filho de Girolamo, levou a técnica familiar à perfeição em torno de 1645, sendo o mais procurado fabricante de sua geração e tendo como discípulos Antonius Stradivarius e Andrea Guarneri, ambos igualmente notórios por seus magníficos instrumentos. Nicolò teve um filho, Girolamo (16491740), que também obteve reconhecimento por sua habilidade no ofício, sendo o último da linhagem Amati de grandes liutai.

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.