Nicolae Iorga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation arrow.svg
Este artigo foi traduzido de uma versão noutra língua (versão original). Você pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções.
Iorga at his desk Luceaferul 2, 1914.jpg

Nicolae Iorga, ou Nicolae Jorga na tradução para outras línguas, (Botoşani, 17 de janeiro de 1871Ploieşti, 27 de novembro de 1940), foi um historiador, catedrático, crítico literário, memorialista, dramaturgo, poeta e político romeno. Foi parlamentar, presidente da Assembleia Nacional pós-Primeira Guerra Mundial, ministro e primeiro-ministro entre 1931 e 1932. Foi co-fundador do Partido Nacionalista Democrático, em 1910, sendo enfim assassinado pelo comando fascista Guarda de Ferro.

Frequentou a Universidade de Iaşi, onde se formou com distinção. Após, estudou nas universidades de Paris, Berlim e Leipzig, obtendo seu doutorado em 1893. Foi um fértil escritor, tendo uma obra estimada em 1.250 volumes publicados e 25.000 artigos. Viajou exaustivamente por toda a Europa, e seus escritos em muitas línguas confirmam o fato de que ele poderia ler, escrever e falar praticamente em todas as grandes línguas europeias modernas.

Junto com professores, médicos, soldados, entre outros, ajudou a trazer o escotismo para a Roménia.

Precedido por
Gheorghe G. Mironescu
Primeiro-ministro da Romênia
19311932
Sucedido por
Alexandru Vaida-Voevod
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.