Nicolau Nikolaevich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nicolau Nikolaevich
Grão-Duque da Rússia
Grand Duke Nicholas - Project Gutenberg eText 16363.jpg
Grão-duque Nicolau Nikolaevich
Governo
Consorte Princesa Anastásia de Montenegro
Casa Real Romanov
Vida
Nascimento 6 de Novembro de 1856
São Petersburgo, Flag of Russia.svg Império Russo
Morte 5 de janeiro de 1929 (72 anos)
Costa Azul, Flag of France.svg França
Pai Nicolau Nikolaevich da Rússia (1831-1891)
Mãe Alexandra de Oldemburgo (1838-1900)

Sua Alteza Imperial, o Grão-duque Nicolau Nikolaevich da Rússia (também conhecido como "Nicolau Nikolaevich Júnior" e "Nikolasha"), (6 de Novembro de 1856 - 5 de Janeiro de 1929) foi um General russo durante a Primeira Guerra Mundial. Neto do czar Nicolau I da Rússia, era Comandante-em-Chefe dos Exércitos Russos na frente de combate principal durante o primeiro ano de guerra, sendo substituído pelo seu primo em segundo grau, o czar Nicolau II da Rússia. Mais tarde foi um comandante bem-sucedido da frente de combate do Cáucaso.

Casou-se com a Princesa Anastásia de Montenegro, irmã da Princesa Milica de Montenegro que era casada com o seu irmão mais novo, Pedro Nikolaevich da Rússia. O casal não teve filhos.

Era uma das poucas figuras da família Romanov que se relacionava com o czar Nicolau II da Rússia e a sua família. Após a Revolução Russa de 1917, fugiu do país a bordo do navio HMS Marlborough, enviado pelo rei Jorge V do Reino Unido para resgatar membros da família imperial que se encontrassem na Crimeia.

No dia 8 de Agosto de 1922, Nicolau foi proclamado Imperador de todas as Rússias por um conselho religioso que pretendia anular a proclamação do Grão-duque Cyril Alexandrovich. Contudo nenhum dos dois poderia subir ao trono devido à abolição da monarquia e as suas pretensões de nada valeram.

Nicolau morreu de causas naturais durante o exílio em França, no dia 5 de Janeiro de 1929.

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Nicolau Nikolaevich