Nicoleta Daniela Şofronie

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Daniela Şofronie
Informações pessoais
Nome completo Nicoleta Daniela Şofronie
Apelido Dana
Modalidade Ginástica artística feminina
Representante Romênia
Nascimento 12 de fevereiro de 1988 (26 anos)
Constança, Dobruja
Nacionalidade Roménia romena
Compleição Peso: 37kg Altura: 1,46 m
Nível sênior
Clube Sport School Club 01 Constant
Período em atividade 19922005

Nicoleta Daniela Sofronie (Constança, 12 de fevereiro de 1988) é uma ex-ginasta romena que competia em provas de ginástica artística.

Sofronie fez parte da equipe romena medalhista de ouro por equipes no Campeonato Europeu e nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas. Nicoleta foi medalhista de prata também na final do solo, ficando atrás apenas de sua compatriota Catalina Ponor. Em 2005, aposentou-se após o Campeonato Europeu para continuar seus estudos.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Daniela nasceu na cidade de Constança, na Romênia.[1] A jovem iniciou-se na ginástica em 1992 no Sport School Club 01 Constant, aos quatro anos de idade,[1] e entrou para a equipe nacional em 2002, na categoria júnior. Dois anos mais tarde, ingressou na elite sênior.

A primeira grande competição internacional de Daniela foi o Campeonato Europeu, realizado em AmsterdãHolanda. Nicoleta foi medalhista de ouro por equipes e conquistou a prata no concurso geral.[1] Na sequência do ano, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a ginasta ajudou a equipe romena - formada por Catalina Ponor, Oana Ban, Alexandra Eremia, Monica Rosu, e Silvia Stroescu – a conquistar a medalha de ouro. Sofronie não atingiu a pontuação necessária para participar da final do solo - suas companheiras Catalina Ponor e Oana Ban totalizaram notas mais elevadas. Porém Oana Ban se contundiu e não pôde participar da final do solo. Daniela, que estava em nono lugar – sendo portanto uma reserva olímpica - passou para oitavo, assim participando do evento.[2] Nesta final, Sofronie fora a última a competir, e com uma apresentação sem erros graves alcançou a segunda maior nota,[2] atrás da campeã Catalina Ponor. O bronze foi para a espanhola Patricia Moreno.[3] Ainda nas Olimpíadas, Sofronie classificou-se para final das barras assimétricas. Um movimento mal executado logo em sua entrada no aparelho a tirou da disputa por medalhas, terminando em sexto lugar.[2]

No ano seguinte, no Campeonato Europeu, Nicoleta não obteve bons resultados como os que havia conquistado na competição passada. Classificou-se apenas para a final das assimétricas, na qual terminou em último lugar com a nota de 7,825.[4] Em 2005, Sofronie deixou de competir e parou de treinar. Contudo, não abandonando o desporto, estuda e trabalha no departamento esportivo romeno.[5]

Principais resultados[editar | editar código-fonte]

Ano Evento AA Equipe Salto sobre o cavalo Trave Barras assimétricas Solo
2002 Copa China Motor Medalha de prata Medalha de prata
2003 Campeonato Nacional Romeno Medalha de prata Medalha de prata Medalha de prata
2004 Campeonato Europeu Medalha de prata Medalha de ouro
Jogos Olímpicos Medalha de ouro Medalha de prata
2005 Campeonato Europeu
Copa do Mundo – Gante Medalha de ouro

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Daniela Sofronie (em inglês) Romanian Gymnastics Database. Visitado em 14 de fevereiro de 2009.
  2. a b c Daniela Sofronie (em inglês) Romanian gymnastics. Visitado em 12 de fevereiro de 2009.
  3. Daiane se desequilibra e deixa escapar pódio inédito (em potuguês) Universo Online (23 de agosto de 2004- UOL Olimpíadas 2004 - Ginástica Artística). Visitado em 16 de fevereiro de 2009.
  4. Romênia Vence Campeonato europeu de ginástica - terra - ginástica (em português) Terra.sports. Visitado em 14 de fevereiro de 2009.
  5. Daniela Sofronie retirement interview (em inglês) Romanian Gymnastics. Visitado em 14 de fevereiro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]