Nidação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Nidação é o momento em que, na fase de blástula, o embrião fixa-se no endométrio.

Da Trompa ao Útero[editar | editar código-fonte]

O embrião e posteriormente o feto para sobreviverem têm que estar "ligados" à mãe durante todo o período em que vai decorrer a gestação. Por esta razão, o embrião, ao mesmo tempo que se dirige da tuba uterina para o útero, para que este mantenha o endométrio em estado de desenvolvimento conveniente para o embrião, tem que continuar a receber hormônios ovarianos, mas como o LH vai deixar de ser produzida devido ao feed-back negativo, o próprio embrião produz a Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG) que vai impedir a regressão do corpo amarelo e manter a produção de Progesterona e Estrógenos. A manutenção da produção destes hormônios continua a inibir o Hipotálamo de produzir GnRH e, por consequência, manter interrompido o Ciclo Éstrico (Ciclo Ovárico e Ciclo Uterino). Chegado ao útero, a zona pelúcida que envolve o embrião é destruída e este começa a crescer em virtude do fornecimento de nutrientes pelas glândulas do Endométrio.

O embrião então vai começar a penetrar no Endométrio por ação de enzimas que liberta, digerindo literalmente as células do endométrio atingidas pelas referidas enzimas e nutrindo-se com os nutrientes resultantes dessa "digestão", sendo ao mesmo tempo envolvido por outras células em proliferação do endométrio — Nidação. Após este fenômeno, começam a formar-se as estruturas embrionárias (Placenta, Cordão Umbilical, Saco Amniótico). Por volta da 20ª semana, a placenta passa a produzir ela própria os Estrógenos e a Progesterona para manter o endométrio, deixando de ser produzida a HCG, o que leva à regressão do corpo amarelo para o septo pelucido se forme, é necessário.

Ícone de esboço Este artigo sobre Embriologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.