Nikko Shonin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido (desde agosto de 2007). Ajude e colabore com a tradução.

Nikko (日興) (1246-1333), também conhecido como Nikko Shonin, é o fundador da principal linha do Budismo de Nitiren que inclui atualmente a escola Nitiren Shoshu e a Soka Gakkai. Seu nome budista completo era Hawaki-bō Byakuren Ajari Nikkō (伯耆房 白蓮阿闍梨 日興).

Nikko tornou-se um discipulo de Nitiren entre 1258 e 1260 — a data precisa é desconhecida. Ele serviu Nitiren proximamente até o seu falecimento e acompanhou Nitiren nos seus dois exílios. Nikko era um mestre em caligrafia e também versado em poesia japonesa e literatura chinesa. Graças a sua dedicação e cuidado, os volumosos escritos de Nitiren foram preservados. Ele foi especialmente cuidadoso em preservar as muitas cartas escritas por Nitiren para seus seguidores (sendo que nem todos tinham bom conhecimento da linguagem escrita).

Em 8 de outubro de 1282, Nikko era um dos seis sacerdotes que Nitiren designou para dar continuidade a sua obra após o seu falecimento. Em 13 de outubro, Nitiren nomeou Nikko como o sacerdote chefe de Kuonji num documento chamado Minobu-zan Fuzoku-sho, no templo do Monte Minobu em Yamanashi onde Nitiren tinha passado os seus últimos anos de vida. Naquele mesmo dia, Nitiren faleceu em Ikegami, agora parte de Tóquio.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.