Nikujaga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nikujaga (肉じゃが?), que significa carne-batata, é um prato japonês de carne, batata e cebola cozido em molho shoyu adocicado, algumas vezes com kon'nyaku e vegetais.[1] Geralmente, as batatas compõem a maior parte do prato, com a carne sendo servida principalmente como uma fonte do sabor. Ele normalmente é cozido até que a maior parte do líquido seja reduzida. Fatias finas de carne são as mais usadas, embora carne picada também seja popular. A carne de porco muitas vezes é usada ao invés da carne de vaca no leste do Japão.

Nikujaga é um prato caseiro de inverno, servido com uma tigela de arroz branco e missoshiru. Ele é às vezes visto em izakayas.

História[editar | editar código-fonte]

O nikujaga foi inventado por chefs da Marinha Imperial Japonesa no final do século XIX.[1] A história de que Tōgō Heihachirō pediu aos cozinheiros navais para criarem uma versão do guisado de carne servido na Marinha Real Britânica foi concebida como parte de uma campanha contínua, que começou em 1895, para promover a cidade de Maizuru, Kyoto, que abrigava uma base da Marinha Imperial Japonesa onde Tōgō estava estacionado, como o local de nascimento do nikujaga.[2] O governo municipal de Kure, Hiroshima, respondeu em 1998 alegando que Tōgō pediu o prato enquanto servia como chefe da base naval de Kure.[3]

Referências

  1. a b «肉ジャガ» [Nikujaga]. Dijitaru Daijisen (em japonês). Tokyo: Shogakukan. 2012. OCLC 56431036. Consultado em 27 de agosto de 2012 
  2. Asami Nagai, "Cities claim signature dishes cooked up in navy galleys" Arquivado em 22 de fevereiro de 2012, no Wayback Machine., Yomiuri Shimbun, 5 de fevereiro de 2000. Acessado em 24-03-2009. "Acontece que Togo havia estudado ciência naval na Grã-Bretanha de 1871 a 1878, então Shimizu raciocinou que ele deve ter comido o guizado de carne ocasionalmente. 'Nós inventamos uma história de que Togo pediu aos seus cozinheiros para criar algo similar a um guizado de carne,' ele disse."
  3. Asami Nagai, "Cities claim signature dishes cooked up in navy galleys" Arquivado em 22 de fevereiro de 2012, no Wayback Machine., Yomiuri Shimbun, 5 de fevereiro de 2000. Acessado em 24-03-2009. "Os membros da assembleia da cidade acreditavam que Togo estava estacionado na base naval de Kure de maio de 1890 a dezembro de 1891, e teorizaram que ele provavelmente introduziu o nikujaga à dieta da Marinha naquela época para prevenir a deficiência de vitamina B."