Nilgiris (distrito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Nilgiris district (desde abril de 2014). Ajude e colabore com a tradução.
O caminho de ferro de montanha de Nilgiri (Nilgiri Mountain Railway; parte da inscrição "Caminhos de Ferro de Montanha na Índia" na lista do Património Mundial da UNESCO
Localização do distrito dos Nilgiris em Tamil Nadu

O distrito dos Nilgiris (em tâmil: நீலகிரி மாவட்டம்) ou distrito de Nilgiris é um distrito do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia. O nome Nilgiri(s) — que significa "montanhas azuis" — é partilhado com os montes Nilgiri, a cordilheira de montanhas que ocupa o canto noroeste do estado de Tamil Nadu e penetra nos estados vizinhos de Karnataka and Kerala.

A capital do distrito é Udhagamandalam (também conhecida como Ooty e Ootacamund). O distrito tem 2 452,5 km² de área e em 2011, o distrito tinha 735 394 habitantes.[1] O distrito dos Nilgiris inclui seis talucas: Udhagamandalam, Kundah, Coonoor, Kotagiri, Gudalur e Pandalur. Estas estão agrupadas em quatro Uniões Panchayat — Udhagamandalam, Coonoor, Kotagiri e Gudalur; e dois municípios — Wellington Cantonment (Acantonamento de Wellington) e Aruvankadu Township.

Geografia e clima[editar | editar código-fonte]

Praticamente todo o território do distrito é montanhoso e situa-se entre 2 000 e 2 600 metros de altitude. Aproximadamente 60% da terra arável situa-se em encostas cuja inclinação varia entre 16 e 35%. Quase todo o distrito se encontra nos montes Nilgiri, um sub-sistema dos Gates Ocidentais e o seu cume mais alto é o Doddabetta, com 2 623 m de altitude. A área do distrito tem aproximadamente 130 km na direção norte-sul (latitudes entre 10º 38' N e 11º 49' N) e 185 km na direção leste-oeste (longitudes entre 76º 0' E e 77º 9' E). Confina a norte com os distritos de Mysore e Wayanad (ambos em Karnataka); a oeste com os distritos de Malappuram e Palakkad (em Karnataka); a sul com o distrito de Coimbatore (em Tamil Nadu); a leste com os distritos de Erode (em Tamil Nadu) e Chamarajanagar (em Karnataka).

A altitude dos Nilgiris faz com que a região seja bastante mais fria e húmida do que as planícies em volta, o que a torna popular para quem quer evitar o calor do verão. Durante esta estação, a temperatura não ultrapassa os 25°C, descendo até 10°C de mínimas. Durante o inverno, a temperatura máxima é 20°C e a mínima 0°C. As colinas dos Downs são muito semelhantes às suas homónimas do sul de Inglaterra e durante o Raj (período colonial britânico) foi usado para atividades populares na região inglesa, nomeadamente a caça.

Geralmente o distrito recebe chuva tanto durante a monção de sudoeste (junho a setembro) como durante a monção de nordeste (a partir de setembro). As talucas de Gudalur, Pandalaur, Kundah e parte da de Udhagamandalam recebem chuva da primeira monção, enquanto que as talucas de Coonoor são Kotagiri recebem chuva da segunda. A preecipitação média anual no conjunto das 16 estações de registo meteorológico da distrito é de 1 920 mm.

A capital e principal cidade dos Nilgiris, Udhagamandalam, uma das mais famosas hill stations (estâncias de montanha) do Raj, tem vários edifícios com aspeto muito "britânico", nomeadamente as igrejas. Há inclusivamente um cruzamento chamado Charing Cross, como em Londres. As outras cidades mais importantes do distrito são Coonoor, Kotagiri, Gudalur e Aruvankadu. A principais atrações turísticas em Coonoor são Lambsrock e o parque Sims. Neste último realiza-se um "Show da Fruta" no verão, no qual são expostas frutas de todo o tipo. O parque situa-se no caminho para Kotagiri.

Demografia e línguas[editar | editar código-fonte]

Segundo o censo de 2011, o distrito tinha 735 394 habitantes e um rácio homens-mulheres de 1 042 mulheres por cada 1 000 homens, muito superior à média nacional de 929.[1] 9,1% dos habitantes tinham menos de seis anos e as "castas e tribos reconhecidas" (Scheduled Castes and Scheduled Tribes) representavam 32,1% e 4,5% da população. A taxa de analfabetismo é de 22,54%, inferior à média nacional de 27,01%. O número de residências registadas era 197 653.

Há diversas tribos a viver nos Nilgiris, cujas origens são incertas. As mais conhecidas são os Todas e os Kotas, cuja economia se baseia na criação de gado e cujos xailes bordados a vermelho, preto e branco e joalheria de prata são muito procurados. Outras etnias minoritárias presentes da região são os Kurumba, Irula, Paniyan, Kattunaicken e os Badagas.

Em termos religiosos, segundo o censo de 2001, os hindus constituíam 78,6% da população , os cristãos 11,45%, os muçulmanos 9,55% e o resto dos habitantes (0,4%) professava outros credos ou era ateu.

A língua mais falada do distrito é o tâmil. Muitas pessoas entendem e falam inglês. O canarês, malaiala e o hindi também são usados. Os Nilgiris são a pátria da língua toda, falada pelos Todas, e da língua kota, falada pelas tribos Kota. Em áreas da parte ocidental, também é falado o paniya. Outra língua importante é o badaga, falado por 245 000 Badagas in 200 aldeias do distrito.

Referências

  1. a b Provisional Population Totals Paper 1 of 2011 : Tamilnadu (em inglês) The Registrar General & Census Commissioner. www.censusindia.gov.in. Visitado em 21 de abril de 2014.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Distrito dos Nilgiris