Nili

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2007).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Nili é o nome de uma rede de espionagem na Palestina criada durante a Primeira Guerra Mundial com o apoio inglês, que tinha como objetivo principal espionar os Turcos à serviço dos Britânicos.

Os fundadores e líderes do Nili são originários das implantações Yishouv e os procedentes da organização dos Guidonim. Entre eles contava-se Aharon, Alexander e Sara Aharonson, Avshalom Feinberg, Yossef Lishansky e Naaman Belkind. Consideravam que, com a sua ajuda ao Exército Britânico, postado no Egito, contribuiriam para a vitória dos ingleses contra os turcos e os alemães e, como consequência da guerra, os judeus poderiam receber a Palestina por parte dos Britânicos.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre espionagem é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.