Nilo Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rio Nilo Azul
Nilo Azul perto de Bahar Dar
Comprimento entre 1.460 e 1.600 km
Nascente Lago Tana
Altitude da nascente 1.830 m
Foz Confluência com o Nilo Branco,
em Cartum, formando o
rio Nilo
País(es) Sudão
 Etiópia
Mapa do Nilo Azul (em castelhano)

O Nilo Azul (em árabe: Al Bahr al Azraq) é um rio localizado na região nordeste da África, e possui aproximadamente 1370 km de comprimento. O rio sobe a uma altitude de cerca de 1830 m na região do lago Tana, no noroeste da Etiópia. O Nilo Azul possui uma usina produtora de irrigação e hidroeletricidade no Sudão.

Em alguns lugares na Etiópia – especialmente regiões mais altas – ele é chamado de Abbai. Essa porção do rio é considerada sagrada por muitos na Etiópia. Acredita-se que seja o Rio Ghion mencionado na Gênesis que flui do Jardim do Éden. A porção Abbai do Nilo Azul se origina no Lago Tana e flui por cerca de 30 km antes de precipitar-se em cataratas. O rio então corre pelo Noroeste da Etiópia por uma série de vales profundos e cânions em direção ao Sudão, ponto a partir do qual é somente chamado de Nilo Azul.

Embora haja vários córregos afluentes que vão para o Lago Tana, a fonte consagrada do rio é geralmente considerada que seja uma pequena nascente em Gish Abbai em uma altitude de aproximadamente 1800 metros. O Nilo Azul bem depois se une ao Nilo Branco em Cartum, Sudão e, como Nilo, flui através do Egito para o Mar Mediterrâneo. O Nilo Azul é assim chamado porque durante os períodos de cheia, sua corrente fica tão alta que muda de cor para algo quase preto. Na língua sudanesa local a palavra para “preto” é também usada para “azul”.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.