Nils Rosén von Rosenstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Nils Rosén von Rosenstein (Sexdrega, província de Västergötland, 11 de fevereiro de 1706 (1)Uppsala, 16 de julho de 1773) foi um médico, anatomista e naturalista sueco.

É considerado o fundador da pediatria. Publicou em 1752 seu tratado de medicina familiar "De Morbis infantum", que foi traduzido para numerosos idiomas ( oito línguas em vinte e cinco edições até a última edição, à sueca, em 1851).

A obra foi traduzido para o francês em 1778 por Jean Baptiste Lefebvre de Villebrune (1732-1809) sob o título de "Traité des Maladies des Enfants. Ouvrage qui est le fruit d'une longue observation, & appuyé sur les faits les plus authentiques" (chez Pierre Guillaume Cavelier, Paris).

Rosén von Rosenstein, com o objetivo de popular a sua obra, apresentou as suas idéias sob a forma de um almanaque. Dedicou-se especialmente à vacinação contra a varíola.

Ensinou medicina na Universidade de Uppsala onde Carl von Linné (1707-1778) foi seu colega.

A abreviatura botânica N.Rosén é aplicado às espécies descritas até 1762, a partir desta data a abreviatura Rosenstein passou a ser utilizada.

Notas[editar | editar código-fonte]



Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Wikipedia-pt-hist-cien-logo.png Portal de história da ciência. Os artigos sobre história da ciência, tecnologia e medicina.