Ninja-tō

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Fevereiro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Espada utilizada por ninjas.

Ninja-tō (忍者刀?), ninjaken (忍者剣?), shinobi katana (忍刀?) (ou ainda nintō) é uma espada de um só fio e de cerca de 65 cm de lâmina utilizada pelos ninjas desde a época Naga. Ela é a espada mais comum e de maior reputação que um ninja pode carregar.

O ninja-to se caracteriza por possuir lâmina ligeiramente mais curta, um tsuka (empunhadura) mais curto e desenho rudimentar que a diferencia das armas dos samurais. Apesar do que se acredita, a lamina da ninja-to nem sempre é totalmente reta, e sim ligeiramente curvada em alguns casos e sua tsuba (guarda) é quadrada. Diferentemente de quaisquer sabres utilizados pelos samurais, o ninja-to era forjado da mesma forma que ferramentas agrícolas; as lâminas eram manufaturadas pelos ferreiros dos quais os ninjas dispunham, que não eram os mesmos aos quais recorriam os samurais. Outro motivo para a Ninja-tō ser originalmente de menor qualidade é a possibilidade de descartar a espada durante ou após uma missão. A ninja-to era usada para diversos fins e não unicamente para combater, mas também escalar, escavar, como apoio, sua saya (bainha) também era usada para respirar em baixo d'agua. Por ser de lamina curta, mas levada dentro de uma saya (bainha) de tamanho normal, permitia um saque mais rapido que a da katana. Alem do mais por ser de menor peso e mais curta permitia um manejo mais agil, sobre tudo em distancias curtas e espaços pequenos como são as casas.

Diferente dos Samurais, que viam suas Katanas como parte de seu corpo e de sua alma, que lhe davam nomes até mesmo personalidade, os Ninjas vêem as espadas como apenas mais um instrumento que pode lhe ajudar a sobreviver, nada mais.

No Japão feudal, a katana era de uso restrito aos samurais, e a wakisashi ou tanto, era mais popular dentre as pessoas abaixo da nobreza. Sabemos que os ninjas foram os camponeses que através de alguns imigrantes chineses e com a fusão de outros ensinamentos shaolin, os ninjas surgiram no japão, pouco se sabe verdadeiramente da origem, mas uma coisa é certa. Como os ninjas eram muitas vezes camponeses,artesãos, ou até mercadores, eles tinham sua wakisashi, a wakisashi é uma espada curta, variando o comprimento de sua lâmina de 50 à 65 cm. Os ninjas simplesmente pegavam sua wakisashi, e trocavam o tsuka por de uma katana, ou faziam um tsuka maior para algumas técnicas. facilitando o porte em suas costas, cintura ou qualquer parte do corpo que seja util. A wakisashi tem a mesma eficiência que uma katana, e é superior em terrenos menores e confinados, principalmente pelo fato de sua curvatura as técnicas de corte são mais eficientes que uma espada reta. a ninja-to reta talvez nunca tenha existido.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre armas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.