Nmap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nmap 
Nmap.png
Nmap 3.00 depois de terminar um port scan
Desenvolvedor: Gordon Lyon (Fyodor)
Última versão: 6.47 / 23 de agosto de 2014; há 6 dias
Sistema operacional: Multi plataforma
Gênero Port scan
Licença: GNU General Public License
Website: insecure.org/nmap

Nmap é um software livre que realiza port scan desenvolvido pelo Gordon Lyon, autoproclamado hacker "Fyodor". É muito utilizado para avaliar a segurança dos computadores, e para descobrir serviços ou servidores em uma rede de computadores.

Nmap é conhecido pela sua rapidez e pelas opções que dispõe. O Nmap é um programa CUI (Console User Interface), pelo que corre na linha de comandos, mas este tem uma interface gráfica (GUI), o NmapFE (Nmap Front End), que foi substituido pelo Zenmap em 11 de Outubro de 2007, por ser uma versão portátil e prover uma interface melhor para execução e especialmente para visualização e análise dos resultados do Nmap.

História[editar | editar código-fonte]

Nmap foi primeiramente publicado em setembro de 1997, em um artigo na revista Phrack com o código fonte incluso. Com a ajuda e contribuições da comunidade de segurança de computadores, o desenvolvimento continuou. Atualizações do programa incluem detecção do sistema operacional, detecção de serviço, código reescrito de C para C++, tipos adicionais de scanning, suporte a novos protocolos e novos programas que complementam o núcleo do Nmap.

Recursos[editar | editar código-fonte]

Os recursos do Nmap incluem:

  • Descoberta de hosts - Identificando hosts na rede. Por exemplo, recebendo respostas de Ping ou de uma porta aberta.
  • Scanner de portas - Mostrando as portas TCP e UDP abertas.
  • Detecção de versão - Interrogando serviços na rede para determinar a aplicação e o número da versão.
  • Detecção do sistema operacional - Remotamente determina o sistema operacional e as características de hardware do host.
  • Interação com scripts com o alvo - Usando Nmap Scripting Engine e Lua.

Além desses recursos, Nmap pode prover informações furtivas do alvo, incluindo DNS reverso, tipos de dispositivos, e endereços MAC.

Usos éticos e legalidade[editar | editar código-fonte]

Nmap é uma ferramenta que pode ser usada para descobrir serviços em sistemas conectados a internet. É uma ferramenta que pode potencialmente ser usada para Black Hack hacking, e um precursor para acesso não autorizado em sistemas. Nmap é mais usado por administradores de sistema para procurar por falhas de segurança.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.