Ničija Zemlja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de No Man's Land (2001))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ničija Zemlja
Terra de ninguém (PT/BR)
 Reino Unido  Bósnia e Herzegovina  Eslovênia  Itália  Bélgica
2001 • Cor • 90 min 
Direção Danis Tanović
Produção Marc Baschet
Frédérique Dumas-Zajdela
Cédomir Kolar
Coprodução Judy Counihan
Marion Hänsel
Dunja Klemenc
Marco Mueller
Igor Pedicek
Cat Villiers
Roteiro Danis Tanović
Género Drama
Guerra
Idioma Bósnio
Inglês
Francês
Música Danis Tanović
Direção de fotografia Walther van den Ende
Figurino Zvonka Makuc
Edição Francesca Calvelli
Página no IMDb (em inglês)

Ničija Zemlja (br/pt:Terra de ninguém) é uma co-produção bósnia, bélga, italiana, britânica e eslovena de 2001, escrito e dirigido por Danis Tanović.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Durante a Guerra da Bósnia, Ciki e um grupo de soldados bósnios tenta atravessar a terra de ninguém. Perdidos na neblina o grupo pernoita onde estão, e ao amanhecer são atacados por soldados sérvios. Tentam se abrigar na trincheira abandonada no meio da terra de ninguém mas são todos alvejados. Ciki sobrevive e aguarda anoitecer para chegar ao seu destino. O lado sérvio envia dois soldados, um veterano e o inexperiente Nino, para verificar o ocorrido. Ao chegarem a trincheira central, armam uma mina antipessoal tipo saltadora embaixo de um dos bósnios supostamente mortos. Ciki, que se escondia, mata o soldado veterano e fere Nino.

Surpreendentemente, o bósnio dado como morto, Cera, dá sinais de vida mas tem que permanecer imóvel para não detonar a mina. Nem Ciki, nem Nino, tem conhecimento de desarmar o artefato, e ambos sobem acima da trincheira e dançam seminus para chamar a atenção.

A cena insólita é observada tanto o lado sérvio como bósnio que não conseguem identificar a nacionalidade dos dois e contactam a UNPROFOR - Força de Proteção da ONU - em Sarajevo. O capitão francês Dubois recebe a mensagem e informa o que ocorreu ao sargento Marchand porém não autoriza nenhuma atitude até obter permissão dos superiores. Mesmo assim este segue com sua tripulação em seu veículo militar até a trincheira e presencia a tensão cada vez maior entre Ciki e Nino, com discussões sobre a guerra. Enquanto isso, Dubois contacta o Quartel-general da UNPROFOR em Zagreb mas o coronel inglês Soft não se sensibiliza com o problema. Marchand, mesmo já na trincheira é informado que não tem autorização para ajudar os três homens dali.

Ao retornar a sua base Marchand é confrontado pela jornalista Jane Livingstone da Global News que já havia interceptado as comunicações da UNPROFOR sobre o ocorrido. Inconformado com a decisão dos superiores, revela a Jane os detalhes da situação. Esta divulga a notícia na TV, obrigando Soft e Dubois a se dirigirem a trincheira e providenciar o resgate dos homens. Ciki e Nino são afastados do local mas jurando matarem-se um ao outro. É chamado um perito em minas para desativá-la do corpo de Cera. Enquanto isso Ciki consegue uma arma mata Nino mas é morto por soldado da UNPROFOR.

O perito não consegue desativar a mina e o coronel Soft decide retirar-se do local, dando a entender que Cera fora resgatado e manda avisar aos dois lados que haverá uma tentativa de tomada da trincheira central à noite.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Branko Djuric...... Ciki, soldado bósnio
  • Rene Bitorajac......Nino, soldado sérvio
  • Filip Šovagović......Cera, soldado bósnio
  • Georges Siatidis......Sargento Marchand da UNPROFOR
  • Serge-Henri Valcke...... Capitão Dubois da UNPROFOR
  • Simon Callow..... Coronel Soft da UNPROFOR
  • Katrin Cartlidge...... Jane Livingstone, jornalista
  • Branko Zavrsan...... Perito antibomba da UNPROFOR
  • Mustafa Nadarevic......Soldado sérvio veterano
  • Sasha Kremer......Michel, soldado da UNPROFOR

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2002 (representando a Bósnia e Herzegovina), assim como na mesma categoria o Golden Globe Awards e Satellite Awards.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.