Nobreza do Reino Unido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Nobreza britânica)

A Nobreza do Reino Unido refere-se às famílias nobres do Reino Unido. Observando-se que algumas famílias nobres britânicas tiveram membros que mudaram-se para colônias do Império Britânico, alguns destes territórios - hoje países - os quais hoje fazem parte da Commonwealth, e tem, pois, também, Sua Majestade o rei (Carlos III) como chefe de Estado, embora não compartilhem o mesmo chefe de governo.

História[editar | editar código-fonte]

A nobreza das quatro nações constituintes do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda do Norte) desempenhou um grande papel na história do país, embora, nos dias de hoje, não tenha mais o poder que teve no passado. A nobreza britânica consiste em duas entidades: o pariato (peerage) e o gentry. Membros do pariato são titulados (duque, marquês, conde, visconde e barão), sendo frequentemente chamados de lordes ou de pares do reino. O resto, com a exceção dos baronetes e pares vitalícios (life peers), é conhecido como gentry.

A notar que em inglês, o título de conde é conhecido como earl na nobreza britânica, mas como count na nobreza dos países estrangeiros.

Antes do século XX, pariatos foram geralmente hereditários e, com poucas exceções, descendiam da linhagem masculina. O filho mais velho de um duque, marquês ou conde frequentemente tem um título de cortesia, considerado um título subsidiário de seu pai. Por exemplo, o filho mais velho do conde de Snowdon é chamado visconde Linley.

Em 1958, a rainha Isabel II introduziu títulos nobiliárquicos vitalícios não-hereditários e, depois disso, títulos hereditários foram criados somente para a família real britânica. Contudo, isso é apenas uma convenção, não sendo sempre observada.

Até 1999, a posse de um título no Pariato da Inglaterra automaticamente dava ao titular, atingida a maioridade, um lugar na Câmara dos Lordes. O Pariato da Escócia (desde 1707) e o Pariato da Irlanda (desde 1801) elegiam, por sua vez, alguns de seus membros para a câmara.

Títulos por pariato[editar | editar código-fonte]

Formas de tratamento[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nobreza do Reino Unido