Nocicepção

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde Fevereiro de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde abril de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Nocicepção é o conjunto das percepções de dor que somos capazes de distinguir. Está intimamente ligada ao sistema emocional, bem como se relaciona com vários outros sistemas do corpo tais como o imunitário. Dor pode ser induzida num receptor de três formas específicas:

Mecânica - Quando ocorre um estímulo mecânico capaz de excitar um mecanoreceptor de dor(receptor estimulado por meios físicos, tais como, impacto, fricção, tracionamento, rompimento). Ex: Corte, pancada, perfuração, abrasão, pressão.

Térmica - Quando ocorre um estímulo térmico que é capaz de excitar um termoceptor de dor (receptor sensível ao calor ou ao frio). Ex: Queimaduras até segundo grau. Obs: no caso das queimaduras pode ocorrer quimiocepção por extravasamento de fluidos celulares que mediam a dor, mas isso será explicado abaixo.

Química - Quando ocorre estímulo mediado por mecanismo químico em um quimioceptor (receptor sensível a alterações químicas do meio ou a ligação de um mediador químico ou neurotransmissor). Ex: Na inflamação (seja ela aguda ou crônica) ocorre destruição de algumas células ou mesmo liberação (sem morte) de algumas substâncias que são capazes de estimular algumas terminações nervosas (Ex: prostaglandina) ou hipersensibilizá-las a outro estímulo.

As sensações de dor conforme o citado acima, estão diretamente ligadas ao sistema comportamental e a outros sistemas por que algumas alterações, além de serem capazes de estimular, também podem sensibilizar os receptores de dor.

Existem Três Tipos de dor:

Dor nociceptiva - é a dor ligada aos receptores

Dor neurogênica - que ocorre por lesão na via de trasmissão da dor, causando uma sensação de dor em um local correspondente a esta via

Dor psicogênica - é a dor menos tratável por ser de origem emocional e esta é uma dor extremamente incapacitante, por gerar estímulo apenas a um simples toque de dedo sobre a pele. Ex: quando um paciente diz "Estou com uma saudade de fulana que chega a doer!"