Noel Gallagher

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Noel Gallagher
Informação geral
Nome completo Noel Thomas David Gallagher
Nascimento 29 de Maio de 1967 (47 anos)
Origem Manchester, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) rock, britpop
Instrumento(s) Guitarra, vocal, baixo, bateria, teclado, mellotron
Modelos de instrumentos Epiphone Supernova, Fender Telecaster, Gibson Les Paul, Gibson ES-335, Gibson Trini Lopez
Período em atividade 1991 - atualmente
Gravadora(s) Creation Records, Big Brother Records, Epic Records, Sony BMG
Afiliação(ões) Oasis, Noel Gallagher's High Flying Birds
Página oficial Website Oficial
Noel Gallagher em 2008.

Noel Thomas David Gallagher (Manchester, 29 de Maio de 1967) é um músico britânico. Foi o guitarrista, vocalista e principal compositor do Oasis, banda que liderou juntamente com seu irmão Liam Gallagher. Atualmente é o líder da banda Noel Gallagher's High Flying Birds, fundada por ele após sua saída do Oasis em 2009.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Numa sexta-feira, 2 de Fevereiro de 1962, os Beatles tocavam pela primeira vez em Manchester num clube conhecido como "O Oasis". Em 29 de maio de 1967 os Beatles chamaram a imprensa para lançar o novo álbum "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band". Nesse dia Noel Thomas Gallagher nasceu, filho de Peggy Gallagher, de Charleston, Co. Mayo no oeste da Irlanda, e Thomas gallagher, de Co. Meath no leste da Irlanda. Ele tinha um irmão mais velho, Paul Anthony Gallagher, 14 meses mais velho. Noel foi para a escola St. Roberts mas quando sua família se mudou para Burnage, Noel e Paul foram para a escola Católica chamada St. Bernard. Ele era inteligente, mas preguiçoso. Gosta muito de futebol e torce para o Manchester City.

Todos os verões, os Gallaghers viajavam para a terra natal de Peggy para ficar com seus avôs, tias, tios e primos. Talvez tenha sido aí que Noel foi introduzido pela primeira vez à música, na forma de música tradicional irlandesa. Foi Peggy que comprou a primeira guitarra de Noel, e também uma para Paul, como forma de compensação pela falta de interesse que o pai mostrava a eles.

No dia 21 de Setembro de 1972, cinco anos e meio depois de Noel, William Gallagher, carinhosamente chamado de Liam, nasceu. Seu pai estava trabalhando como DJ em um clube local, e foi nessa época que começou a beber muito, e Noel era o que mais sofria com as surras do pai. Nem Paul nem Liam sofriam tanto quanto ele que, mesmo sendo uma criança, já tinha uma tendência sarcástica. Peggy também sofria nas mãos de Thomas, e Noel a protegia muito, odiando seu pai pelo sofrimento emocional e físico dela. Com 14 anos Noel era um menino fechado, deprimido, que sofria de dislexia e que por 4 anos tinha uma gaguez crônica, para qual tinha tratamento especial.

Em Setembro de 1978 Noel entrou na escola só para meninos, St. Marks, onde falhou no seu exame inicial. Curiosamente, o colocaram erroneamente na classe avançada por um ano. Noel acha que foi aí que começou seu ódio pela educação secular. Ele entrou num curso de guitarra no último ano primário, mas sua professora o forçava a tocar como destro e, como ele era canhoto, resolveu deixar o curso. Sua primeira boa guitarra veio do seu pai. Ele comprou a guitarra mas cansou de tocar aí deixou num canto da sala, então Noel pegou-a e começou a tocá-la. Ele foi a seu primeiro show com 13 anos, embora sua diversão favorita ainda era futebol.

Noel passava o tempo jogando bola em parques e adorava aprender sobre bandas, enquanto via um homem chamado Flo sempre trazendo uma guitarra acústica e tocando músicas como House Of The Rising Sun dos Animals e While My Guitar Gently Weeps dos Beatles. A primeira música que Noel aprendeu a tocar foi House Of The Rising Sun e o baixo de Anarchy In The UK dos Sex Pistols. A primeira música que ele diz ter escrito se chamava "Badge" ("distintivo"), mas ele escrevia "Baj". A letra incluia a linha "and on your badge it says wear a badge." Foi jogando bola que Noel conheceu um talentoso músico chamado Paul McGuigan, que depois se tornaria "Guigsy", o primeiro baixista do Oasis.

No final da adolescência de Noel, Peggy criou coragem e se separou de Thomas. Junto com seus filhos, ela se mudou para Burnage. Noel foi expulso da escola no mesmo ano que Liam começou a trabalhar em casa, tomando drogas, álcool e começando muitas brigas. Noel amava bandas como The Smiths, The Happy Mondays, The La's,The Stone Roses e The Inspiral Carpets. Num show dos Stone Roses, em 29 de Maio de 1988, Noel conheceu Graham Lambert, o guitarrista do Inspiral Carpets. Foi esse encontro que fez com que eles se tornassem amigos. Ele até tentou se tornar o cantor da banda, mandando uma fita em que cantava músicas dos Inspirals, mas não conseguiu, pois sua voz não era forte o suficiente.

Sua mãe disse que nesta época, Noel estava profundamente ligado em escrever músicas em restos de papel espalhados por seu quarto. Em 1989 Noel se tornou um guitarrista de estrada e depois também aprendeu a tocar teclado e bateria, com os quais tornou-se muito bom. Ele também se mudou para um flat com sua namorada Louise Jones, que era gerente da loja Benetton. Noel adorava ir a raves e também à shows indie. Era usuário da nova droga, ecstasy. Passou um bom tempo com seu amigo, Mark Coyle, tocando guitarra e se drogando. Enquanto ouvia "Shine A Light" dos Rolling Stones, Noel ouviu a palavra "maybe" e, sob o efeito de drogas, começou a escrever uma música com 6 simples acordes. Esta música se tornaria o futuro clássico do Oasis, intitulado Live Forever. Noel diz que, naquele momento, sabia que tinha feito algo especial. Em uma turnê como roadie da banda Inspiral Carpets, Noel recebeu um telefone de sua mãe, Peggy, contando-o que Liam estava cantando em uma banda chamada The Rain com Tony McCarroll na bateria, seu velho conhecido Guigsy no baixo e outro amigo, Paul "Bonehead" Arthurs na guitarra.

Durante uma folga em sua cidade natal, Noel resolveu acompanhar um ensaio da banda de Liam. Foi então que percebeu que o grupo tinha potencial, mas que ainda era muito “verde”. Resolveu então dividir o mesmo palco com eles, desde que ele passasse a ser o líder e compositor principal da banda, que passou a se chamar Oasis. O nome do grupo foi mudado, em homenagem à casa de show chamada The Oasis em que os Beatles já haviam tocado. Ensaiavam quase toda noite, com extrema dedicação.

O Oasis conseguiu seu administrador graças a Noel, que tinha um amigo, Ian, que o pediu uma fita demo para dar a seu irmão. Seu irmão era o lendário guitarrista dos The Smiths, Johnny Marr. Marr, por sua vez, deu a fita para seu administrador, Marcus Russel. Depois de assistir a um show do Oasis, ele se tornou o administrador da banda.

Noel escreveu todas as músicas do primeiro disco com quase nenhuma ajuda do resto do grupo. Columbia foi escrita enquanto Noel trabalhava como ajudante numa construção, mas Liam diz ter escrito o refrão. "Married With Children" foi escrita depois de uma briga, com sua namorada Louise, sobre Noel levantar da cama à noite para escrever. A música "Slide Away" também foi escrita sobre Louise, que estava prestes a acabar o relacionamento. "Supersonic" foi escrita por Noel como uma música lado-B para "Bring It On Down", em 8 horas. Alguns dias depois, escreveu "All Around The World", que só viria a ser lançada no terceiro álbum do Oasis, "Be Here Now", três anos depois. Posteriormente, escreveu também "Wonderwall", um dos maiores clássicos do Oasis. Muitos acreditam que o nome foi inspirado no álbum "Wonderwall Music", de 1968, a trilha sonora de um filme que dá nome ao disco, de George Harrison, ex-integrante dos Beatles (a quem o Oasis fez referência ao longo de sua toda a sua carreira). Outros acreditam que Noel estava na verdade tentando escrever "Wonderful" ("maravilhosa", em inglês), como uma homenagem à sua esposa na época, Meg Matthews, mas como sofreu de dislexia - além de um caso de gagueira, tratado por 4 anos, acabou usando a palavra "Wonderwall".

Após ter escrito a primeira música do Oasis, Noel deu a seu irmão Liam a opção de cantar músicas de sua autoria. Isso antes de 1992. Os constantes shows na Inglaterra fizeram com que eles assinassem com Alan McGee, diretor da Creation Records. Para Noel, o processo de gravação do primeiro álbum, Definitely Maybe, foi difícil devido a má produção, mas era sua ambição estar num estúdio gravando um disco de rock'n'roll.

O Oasis fez um gigantesco sucesso no Reino Unido e no mundo todo, e 6 dos seus 7 álbuns de estúdio alcançaram a posição 1 nas paradas do Reino Unido, além de terem feito enorme sucesso no movimento Britpop, na metade da década de 90 ao inicio dos anos 2000, sendo considerados os melhores e um dos criadores do movimento. São considerados lendas do Rock e uma das melhores e mais bem sucedidas bandas da década de 90 e 2000. Além de terem vendido mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo.

Noel Gallagher anunciou sua saída do Oasis em 28 de agosto de 2009, devido a problemas de convivência com seu irmão Liam Gallagher.[1]

Quase um ano depois do fim de seu trabalho com o irmão Liam Gallagher, Noel dá pistas de seu próximo disco solo, e também tocando guitarra em uma faixa do disco solo do Ex-The Rascals Miles Kane intitulado "My Fantasy" [2] , onde Miles Kane - que faz parte do The Last Shadow Puppets- disse que fez umas gravações com Noel[3] , e participa do álbum.

Projeto Solo[editar | editar código-fonte]

Em 2011, Noel Gallagher produziu e lançou o primeiro álbum com seu projeto solo, "Noel Gallagher's High Flying Birds", de título homônimo. O disco foi muito bem recebido por crítica e público, vendendo mais de 120 mil cópias na semana de lançamento e atingindo o topo das paradas britânicas. Em 2012, Noel iniciou uma turnê por todo o mundo, passando pela América do Sul no fim de abril e início de maio, chegando ao Brasil com duas apresentações, nos dias 2 de maio em São Paulo no Espaço Américas, e no dia 3 de maio no Rio de Janeiro no Vivo Rio.

Em 2014, lançou o single "In The Heat Of The Moment" que fará parte do seu próximo álbum, intitulado "Chasing Yesterday", com lançamento agendado para fevereiro de 2015.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Noel Gallagher