Noel Nutels

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Noel Nutels
Noel Nutels
Nascimento 1913
Ananiv
Morte 10 de fevereiro de 1973 (59–60 anos)
Rio de Janeiro
Cidadania Brasil
Ocupação médico, cirurgião

Noel Nutels (Ananiev, 1913Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1973) foi um médico e indigenista judeu brasileiro, nascido na atual Ucrânia. Ainda menino, veio para o Brasil com os pais para morar em Recife, no estado de Pernambuco.[1]

Cláudio Villas Bôas e Noel Nutels

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sua família veio para o Brasil depois da I Guerra Mundial com o objetivo de escaparem da perseguição aos judeus, se instalando em São José da Laje.[2]

Em 1938, formou-se pela Faculdade de Medicina do Recife e, no mesmo ano, naturalizou-se brasileiro.[3] Em 1941, mudou-se para Botucatu, São Paulo, para trabalhar no Instituto Experimental de Agricultura. Foi o médico da primeira Expedição Roncador-Xingu, em 1943.

A partir desse primeiro contato com os índios, resolveu se dedicar à defesa das populações indígenas e à erradicação das doenças oriundas do contato com o homem branco. Em 1931, passou a ser médico do Serviço de Proteção ao Índio[4] (precursor da atual Fundação Nacional do Índio) e, em 1952, do Serviço Nacional de Tuberculose.

Noel Nutels idealizou e dirigiu o Serviço de Unidades Sanitárias Aéreas,[4] SUSA, criado em 1957 pelo Ministério da Saúde, que levou os serviços de saúde pública ao interior da selva amazônica. De 1963 a 1964 Nutels dirigiu o Serviço de Proteção ao Índio. Além de 50 trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior, lecionou em cursos e seminários, no Serviço de Proteção aos Índios, na Universidade de Brasília e em diversas universidades nacionais e estrangeiras.

Sua biografia serviu como pano de fundo para o livro A Majestade do Xingu de Moacyr Scliar.

Seu nome foi dado ao "Laboratório Noel Nutels".[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Noel Nutels

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.