Noite polar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Noite polar em Longyearbyen, Svalbard, Noruega.

A noite polar é a noite que dura mais de 24 horas, fenômeno que ocorre nas regiões polares, na zona delimitada pelos círculos polares. O fenômeno oposto, quando o Sol permanece acima do horizonte por um longo tempo é chamado de dia polar, ou Sol da meia-noite.

Um erro comum é o de supor que qualquer ponto no interior de um círculo polar, ou qualquer um onde se verifique o fenómeno do Sol da meia-noite, o dia mais curto é totalmente escuro. Por causa do crepúsculo, não é este o caso. Em lugares muito próximos dos pólos isto é verdade, mas em áreas próximas do Círculo Polar Árctico e do Círculo Polar Antárctico o Sol da meia-noite verifica-se mas não há nunca uma noite polar. De fato, as regiões polares tipicamente têm mais luz durante todo o ano do que as mais próximas da linha do Equador.

Tipos de noite polar[editar | editar código-fonte]

Existem diversos tipos de noite polar. Isto é por causa da noite polar ser o período durante o qual nenhum crepúsculo ocorre, originando as seguintes definições.

Crepúsculo polar[editar | editar código-fonte]

O crepúsculo polar ocorre em áreas localizadas na borda interna dos círculos polares, onde o Sol estará no horizonte ou abaixo do horizonte o dia todo no solstício de inverno. Não há então verdadeira luz do dia na culminância solar, apenas crepúsculo civil. Isso significa que o Sol está abaixo do horizonte, mas a menos de 6°. Durante o crepúsculo civil, ainda pode haver luz suficiente para a maioria das atividades normais ao ar livre devido à dispersão da luz pela atmosfera superior e à refração. Lâmpadas de rua podem permanecer acesas e uma pessoa olhando para uma janela de dentro de uma sala bem iluminada pode ver seu reflexo mesmo ao meio-dia, pois o nível de iluminação ao ar livre será inferior ao de muitos espaços internos iluminados. Ocorre nas latitudes entre 67°24' e 72°34' Norte ou Sul, quando o Sol não nasce, apenas o crepúsculo civil visível.[carece de fontes?]

Noite polar civil[editar | editar código-fonte]

A noite polar civil é o período durante o qual o centro do Sol está entre 0 e 6 graus abaixo da linha de horizonte. Por causa da refracção ainda existe suficiente luz para as actividades humanas normais ao ar livre. A noite polar civil só ocorre em latitudes além dos 72° 33′, exactamente 6 graus para dentro do círculo polar. Assim, nenhuma região da Europa a verifica, a exceção das ilhas Svalbard.

Noite polar náutica[editar | editar código-fonte]

A noite polar náutica é o período durante o qual apenas uma ténue luz é visível ao meio-dia, ocorrendo quando o Sol está entre 6 e 12 graus abaixo do horizonte. Por causa da refracção há claramente um lugar do horizonte mais luminoso que os outros. Apenas ocorre além dos 78° 33′, ou seja, 12 graus para dentro do círculo polar. Exemplos de localidade nesta região são Alert, Eureka e Ny-Ålesund.

Noite polar astronômica[editar | editar código-fonte]

A noite polar astronômica é o período durante o qual nenhum raio de luz é visível, ocorrendo quando o Sol está entre 12 e 18 graus abaixo do horizonte, acontecendo além dos 84° 33′, ou seja, 18 graus para dentro do círculo polar e apenas a 5,5º dos pólos. A Estação Polo Sul Amundsen-Scott situa-se já nesta zona. [1]

Efeitos no homem[editar | editar código-fonte]

Além do aumento do frio, o período da noite polar pode acarretar depressão clínica ou transtorno afetivo sazonal em algumas pessoas.

Referências

  1. «Cópia arquivada» (PDF). Consultado em 23 de fevereiro de 2013. Arquivado do original (PDF) em 10 de janeiro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.