Nome civil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ver artigo principal: Direitos da personalidade

Nome civil é como se denomina, no Direito, ao nome atribuído à pessoa física, considerado um dos direitos fundamentais de um ser humano, desde seu nascimento,[1] e que integra o indivíduo durante toda a sua existência e, mesmo após sua morte, continua a identificá-lo. É um sinal exterior pelo qual muitas vezes se individualiza e reconhece a pessoa no seio da família e da sociedade. É composto de prenome, sobrenome (ou nome de família) e, em casos excepcionais, do apelido ou pseudônimo.

Funções do nome[editar | editar código-fonte]

O nome do indivíduo tem as funções de particularização ou individualização - pela qual apenas aquela pessoa possa ser reconhecida com aquele nome; e de identificação - onde o nome tem uma atribuição social que permite identificar, por um nome e um sobrenome, o indivíduo que o possui.[2]

Nome nas pessoas coletivas[editar | editar código-fonte]

O nome nas pessoas colectivas fica definido na mesma ata a escritura da constituição, assim nas sociedades civis e comerciais, o nome se chama razão social e nas sociedades anônimas denominação de giro.

Garantias[editar | editar código-fonte]

O nome civil presume-se constituído para toda a vida do indivíduo e, após ela, como registro de sua existência. Por sua importância primordial, é objeto de várias garantias, como: imprescritibilidade, inalienabilidade, inestimabilidade, intransmissibilidade e, finalmente, a irrenunciabilidade[2]

Imprescritibilidade[editar | editar código-fonte]

O direito ao nome e o direito de exercer sua defesa não decaem com o tempo. Ao contrário de outros direitos que, uma vez não exercidos tempestivamente, deixam de poder ser reclamados, o nome permanece ao infinito.

Inalienabilidade e inestimabilidade[editar | editar código-fonte]

O nome não pode ser objeto de negócio; ninguém pode dispor de seu nome para transferi-lo ou retirá-lo, mediante pagamento. O nome de alguém não se vende.

Por outro lado, o valor do nome civil é inestimável - ou seja - é impossível atribuir-se um valor, ao contrário do que ocorre com as marcas.

Intransmissibilidade e irrenunciabilidade[editar | editar código-fonte]

Por intransmissibilidade do nome não se entende o direito de atribuir a descendente sobrenome ou mesmo a homonímia com diferenciais (ex: Fulano de Tal Filho; Júnior; Neto; etc.), mas o direito de usar aquele nome que não se transmite.

Irrenunciabilidade do nome significa que ninguém pode renunciar o próprio nome.

Direito ao nome[editar | editar código-fonte]

O direito ao nome é um Direito de Personalidade, sendo assim, é absoluto, indisponível, exclusivo, imprescritível e obrigatório segundo o art. 50 da Lei nº 6.015/73 - A lei dos registros. E ainda, segundo o art. 16 do Código Civil Brasileiro de 2002, "Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome".

O direito a ter um nome difere dos direitos assegurados na proteção deste. As declarações internacionais trazem como um direito fundamental de toda criança - ao lado da nacionalidade, também o de ter um nome.[3][4]

Mudança de nome civil[editar | editar código-fonte]

Brasil[editar | editar código-fonte]

De acordo com o artigo 56 da Lei nº 14.382, de 27 de junho de 2022,[5] qualquer pessoa registrada, após atingir a maioridade civil, pode solicitar no cartório de registro civil a alteração do prenome civil, pessoalmente e imotivadamente, e independentemente de decisão judicial. A alteração imotivada do prenome pode ser feita diretamente no ofício de registro civil apenas uma vez, e a desconstituição dependerá da sentença judicial.

Após a alteração do prenome no cartório, o oficial de registro civil comunicará a alteração aos órgãos emissores de documentos de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), passaporte e ao Tribunal Superior Eleitoral. A averbação da alteração do prenome será publicada por meio eletrônico, constando o prenome anterior e números de documentos de identidade, inscrição no CPF, título de eleitor e passaporte. Se suspeito de fraude, má-fé, vício de vontade, ou simulação, o oficial de registro civil rejeitará a alteração do prenome.

A pessoa também pode requerer pessoalmente a alteração do sobrenome, para incluir sobrenomes da família; incluir ou excluir sobrenomes do cônjuge, no casamento; excluir o sobrenome do ex-cônjuge após a dissolução da sociedade conjugal; inclusão ou exclusão de sobrenomes após alteração na filiação.[5]

Nome social[editar | editar código-fonte]

No Brasil, nome social se refere ao nome próprio pelo qual pessoas transgênero, transexuais e travestis geralmente desejam ser chamadas, em contraste com o nome oficialmente registrado ao nascimento, que muitas vezes não reflete sua identidade de gênero, embora pessoas cisgênero também possam ter nome social. A identidade do nome social é vinculada à identidade civil original.

Portugal[editar | editar código-fonte]

Em 2013 mudaram o nome 661 pessoas, em 2012 foram 881 e em 2011 chegou-se aos 856 casos.[6]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências e fontes[editar | editar código-fonte]

  1. Declaração dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas, Artigo 3
  2. a b Nome civil: um direito fundamental, CARMO, Suzana J. de Oliveira, in Direitonet, pesquisado em 7 de julho de 2007, 11:37
  3. Como trocar o próprio nome, acessado em 6 de dezembro de 2011
  4. Nome civil da pessoa natural
  5. a b «L14382». Presidência da República. 27 de junho de 2022. Consultado em 8 de setembro de 2022 
  6. «Meio milhar de portugueses já mudou de nome este ano» 
  7. Curso de Direito Civil Brasileiro, DINIZ, Maria Helena, Editora Saraiva, 32ª edição
Ícone de esboço Este artigo sobre direito é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.