Nome de Nebty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nome de Nebty em hieroglifos é
G16
Os hieroglifos que representam o Nome de Nebty.

O Nome de Nebty ou Nome das Duas Damas era um dos vários nomes pelo qual era conhecido o faraó adotando-os quando subia ao trono. Este nome estava associado às deusas do Baixo e Alto Egito, e por isso é chamado também do Nome das Duas Damas.

Além desta titulatura, também eram adotadas as seguintes: Nome de Hórus, Nome de Hórus de Ouro, Nome de Nesut-bity e Nome de Sa-Rá.

Características[editar | editar código-fonte]

A representação hieroglifa deste nome são as figuras que representam a deusa Nekhbet, deusa do Alto Egito, representada pela figura do Abutre, e a deusa Wadjet, deusa do Baixo Egito, representada pela figura da serpente.

O nome foi primeiramente utilizado pelo faraó da I dinastia Semempsés, porém sua utilização tornou-se um título independente apenas na XII dinastia.

Esse título em partícular não é emoldurado por uma cartela ou por um serekh, mas sempre começa com o abutre e a serpente repousando sobre duas cestas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Egiptologia é um esboço relacionado ao Antigo Egito. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.