Noob Saibot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Noob Saibot
Noob Saibot, como apresentado em Mortal Kombat (2011).
Série de jogos Mortal Kombat
Primeiro jogo Como Sub-Zero:Mortal Kombat
Como Noob Saibot:Mortal Kombat II
Dublador em inglês Luke Perry e Jim Miller
Ator de captura de movimentos Daniel Pesina, John Turk e François Petit
Informações pessoais
Sexo Masculino
Alinhamento Neutro como Sub Zero
Mal como Noob Saibot
Raça Fantasma espectro (ex-Cryomancer)
Terra natal Plano Terreno (China)
Afiliação Lin Kuei como Sub-Zero
Brotherhood of Shadows como Noob Saibot
Arma Scythe (MK4, MKG)
Ninja Sword (MK:TE)
Troll Hammer (MK:A)
Estilo(s) de luta Hapkido (MK:TE)
Pi Gua (MK:TE)
Monkey (MK;D, MK:A)
Altura 1,89 m
Portal Games

Noob Saibot cujo verdadeiro nome é Bi-Han (璧漢) é um personagem dos jogos da série Mortal Kombat. No universo de Mortal Kombat, Noob Saibot é um espectro de Netherealm, que era o Sub-Zero original e irmão mais velho de Sub-Zero.[1] Ele foi morto por Scorpion no primeiro Mortal Kombat. Noob Saibot teve que ganhar seu lugar em Netherrealm e se tornou uma força a ser considerada. No final de Mortal Kombat: Deception, é revelado que ele está disposto a matar até mesmo seu próprio irmão. Neste final, ele se junta ao antigo aliado de seu irmão, Smoke. Sub-Zero não gostava de ser chamado de "ninja". Ele era um homem muito leal ao seu clã e era reconhecido pelos seus companheiros e o grande mestre Lin Kuei como "Guerreiro Lin Kuei".

Acredita-se que a verdadeira identidade de Noob Saibot seria revelada em Mortal Kombat 4, mas como Noob Saibot foi trocado por Reiko, sua identidade como o Sub-Zero original não foi revelada até Mortal Kombat: Deception. Essa revelação foi um grande acontecimento na série Mortal Kombat.

História[editar | editar código-fonte]

Como Sub-Zero[editar | editar código-fonte]

Não está claro como a família de Sub-Zero se tornou parte do clã Lin Kuei, porém imagina-se que a família dele tem feito parte do clã há muitas gerações. Se sabe que o pai de ambos os irmãos (o quarto homem a ser conhecido como "Sub-Zero" em sua descendência) era um operador secreto do clã nos Estados Unidos. Ele se casou com uma americana e juntos tiveram dois filhos e uma filha. Contra a vontade da mãe, o pai levou os dois filhos com ele ao retornar para a China, e assim os dois irmãos se tornaram guerreiros do Lin Kuei. A mãe e a filha permaneceram na América. Outra versão, é que os dois irmãos foram tirados da mãe, ainda quando eram apenas crianças. (Mortal Kombat 2011)

Sua primeira aparição cronológica foi em Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero quando o feiticeiro Quan Chi contratou os Lin Kuei para encontrar um amuleto ancião, ele foi enviado para encontrar o mapa que levava a sua localização. Ele não sabia que Quan Chi havia contratado um ninja japonês, Hanzo Hasashi, para a mesma tarefa no caso de Sub-Zero falhar. Hasashi e Sub-Zero encontraram-se na sala do mapa, onde Sub-Zero arrancou a coluna de Hasashi junto com sua cabeça; matando-o a sangue frio depois de uma breve luta. Depois que Sub-Zero entregou o mapa, Quan Chi cumpriu a promessa que havia feito ao Grandmaster dos Lin Kuei; o clã rival, o Shirai Ryu, foi aniquilado. Essa matança, combinada com a execução impiedosa de Hanzo, abasteceu o espectro vingativo de Scorpion que mais tarde participaria nos torneios do Mortal Kombat.

Depois que Sub-Zero entregou o amuleto para Shinnok e Quan Chi, ele foi enviado de volta para recuperá-lo pelo protetor de Earthrealm, Raiden, que explicou que o amuleto era a chave para soltar Shinnok. Sub-Zero roubou o amuleto de Shinnok e escapou de Netherrealm, recusando uma oferta de Quan Chi para se juntar à Brotherhood of the Shadow e louvar Shinnok. Quando ele estava em Netherrealm, ele foi avisado por Quan Chi que ele podia entrar apenas porque a sua alma havia sido contaminada com o mal; aparentemente preocupado com isso, Sub-Zero perguntou a Raiden se isso era verdade. Raiden confirmou os medos de Sub-Zero, mas informou a ele que apenas ele poderia mudar o destino dele.

Ao retornar ao clã dos Lin Kuei, ele soube que ele havia sido convidado a participar do torneio do Mortal Kombat (ele também foi contratado para matar o anfitrião do torneio, Shang Tsung por um dos maiores inimigos de Tsung; alguns fãs acreditam que este inimigo era Quan Chi). Durante este torneio, Sub-Zero encarou o espectro assassino de Hanzo Hasashi (ainda usando o seu "nome" de Scorpion), sendo morto por ele, e tendo então sua alma mandada para Netherrealm. Shinnok observou sua alma entrar em Netherrealm. Ele e Quan Chi agora tinham Sub-Zero para a Brotherhood of the Shadow. Lá, o Amuleto de Shinnok contaminou a alma de Sub-Zero, corrompendo-o completamente. Ele se tornou Noob Saibot e se curvou para Quan Chi e a 'Brotherhood of the Shadow'.

Como Noob-Saibot[editar | editar código-fonte]

Em Netherealm, Noob Saibot se juntou a Brotherhood of the Shadow, o que ele recusou enquanto vivo. Numa mudança sombriamente irônica, Noob Saibot agora seria leal a Shinnok. Uma de suas primeiras tarefas para seu novo lorde seria observar e informar os acontecimentos ocorridos em Earthrealm e Outworld; para isso, ele permaneceu nas sombras durante o torneio de Outworld, monitorando a situação para o Deus Ancião caído. Em Mortal Kombat Shaolin Monks, porém, ele é visto brevemente em Netherealm por seu irmão. Kung Lao e Liu Kang testemunharam Noob Saibot tentando matar Sub-Zero, porém ele consegue evitá-lo. Quando os Monges Shaolin se preparam para matar o espectro o ninja ordena que eles parem, dizendo que ele os matará se eles derem mais um passo. Sub-Zero então conta a eles que Noob Saibot é o irmão dele e a localização de Scorpion, a quem o trio estava procurando. Nem Sub-Zero nem Noob Saibot são vistos outra vez até os acontecimentos de Mortal Kombat II.

Ao comando de Shinnok, Noob Saibot aliou-se com o imperador de Outworld, Shao Kahn, durante a invasão de Shao Kahn à Terra. Porém, quando os guerreiros de Earthrealm obtiveram a vantagem, Noob Saibot foi ordenado a trocar as alianças e se juntar aos guerreiros de Earthrealm, sem que Kahn soubesse. Depois que Kahn foi derrotado, Shinnok, sentindo que a hora havia chegado, foi libertado de Netherealm por Quan Chi, e conquistou Edenia. Noob Saibot agora servia a seu lorde diretamente. Mas apesar do planejamento cuidadoso do Deus Ancião caído, Shinnok foi derrotado mais uma vez pelas forças de Raiden e a 'Brotherhood of the Shadow' debandou. Com Shinnok totalmente derrotado, Noob Saibot passou a referir-se a ele simplesmente como "ido". Saibot voltou a servir o ainda enfraquecido Shao Kahn.

Alguns anos depois, nos eventos sucedidos de Mortal Kombat: Deadly Alliance, ele apareceu durante a batalha entre os exércitos de Edenia em parceria com os Shokans (liderados por Kitana e Goro) contra o exército de Outworld (liderado por Kano). Ele atacou o já exausto Goro, ferindo-o mortalmente. A guerra terminou trazendo a vitória para Edenia.

Com Kahn supostamente assassinado pelas mãos da Deadly Alliance, e Shinnok desaparecido, Saibot lentamente mudou de peão para jogador. Livre para seguir seus próprios interesses, e desinteressado nos casos envolvendo o retorno de Onaga, ele planejou criar sua própria legião de assassinos. Enquanto procurava a fortaleza abandonada de Kahn, ele descobriu o corpo inerte de Smoke. Reprogramando o ninja ciborgue para ser leal a ele.

Em Mortal Kombat Armageddon, Noob Saibot e Smoke invadem o palácio Lin Kuei, Smoke foge apos perder uma luta e Noob é capturado, Kuai Liang, seu irmão, atual Sub-Zero e Grande Mestre Lin Kuei diz ter com essa captura uma chace de trazer Bi-Han de volta ao normal, se isso se confirma ninguem sabe.

Aparições[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

No filme Mortal Kombat, o personagem aparece como um dos "seguranças" de Shang Tsung e foi derrotado por Liu Kang na luta entre eles. No filme, Liu Kang atirou um balde com água em Sub-Zero quando o ninja estava usando uma técnica de congelamento, criando uma estalactite que o perfurou. O passado entre ele e Scorpion não é mostrado, Shang Tsung apenas afirma: "Scorpion e Sub-Zero, são inimigos mortais, mas são escravos do meu poder".

Noob Saibot (interpretado por J.J. Perry) aparece em Mortal Kombat: Annihilation, emergindo do tórax de Ermac para atacar Jax e Sonya. Pouco depois ele é morto por Jax.

Televisão[editar | editar código-fonte]

Noob Saibot (interpretado por Sultan Uddin) também apareceu em Mortal Kombat: Conquest. No episódio de mesmo nome, Saibot foi um guerreiro aprisionado de Outworld que foi solto por engano por Siro e Taja; Saibot foi então recrutado por uma feiticeira para assassinar Kung Lao, uma tarefa na qual ele falhou. Na época do programa, a revelação de que Saibot era o Sub-Zero original não havia sido usada ainda, pois Deception foi lançado anos depois.

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Na série Battlewave, Sub-Zero alia-se a Kitana, Kung Lao e Baraka para derrotar Shao Kahn. Ele é também o único capaz de derrotar Scorpion, o novo general de Shao Kahn. Durante a ultima edição de Tournament Edition, Sub-Zero é representado como sendo vitorioso no torneio de Shao Kahn, derrotando Goro e tomando o Medalhão do Dragão, mesmo sendo morto por Scorpion.

Ambas as versões de Noob Saibot são vistas simultaneamente ativas na curta série de Mortal Kombat dos Quadrinhos Malibu. Esses quadrinhos ignoravam a herança maligna de Sub-Zero, uma vez que eles foram lançados antes da primeira vez que isso foi mencionado em Mortal Kombat Mythologies: Sub-Zero. Outra diferença com a história conhecida é que ele era retradado como o mocinho enquanto Scorpion era malvado por natureza. Durante a série Blood & Thunder, ele é fiel ao seu perfil no jogo em buscar a morte de Shang Tsung. Acompanhado por um companheiro do Lin Kuei, Hydro, ele enfrenta Scorpion e supera seus medos quando percebe que são eles que abastecem os poderes do espéctro.

Na edição "Baraka" de Malibu (1995), Noob Saibot aparece como um mocinho, e oferece a Baraka sua assistencia em caçar Scorpion e salvar um garoto tarkata (que é considerado "a ultima esperança de Outworld"). Nos quadrinhos é dito que ele é um observador dos acontecimento e guardião dos segredos de Outworld.

Informações de jogo[editar | editar código-fonte]

Como Sub-Zero[editar | editar código-fonte]

Durante a produção do primeiro jogo o nome original de Sub Zero seria Tundra, mas foi trocando durante o processo. Na versão para Super Nintendo do Mortal Kombat original, uma das linhas do final de Sub-Zero foi mudada de "The assassination of Shang Tsung" (O assassinato de Shang Tsung) para "The destruction of Shang Tsung" (A destruição de Shang Tsung). Isso foi censurado porque a palavra "assassinato" era muito pesada para a política da Nintendo na época. As diferenças entre os finais de Sub-Zero em Mortal Kombat 1 dos arcades e do SNES nas páginas a seguir:

Como Noob Saibot[editar | editar código-fonte]

Na aparição de Noob em Mortal Kombat II, as habilidades especiais dele são simplesmente copiadas de Scorpion. O seu nome é na verdade "Tobias Boon" de trás para frente, referencia aos co-criadores de Mortal Kombat, Ed Boon e John Tobias É muito comum entre fãs achar que como John Tobias saiu da Midway Games, a parte "Saibot" teve que ser removida do nome por razões legais. Tobias não possui nenhum direito sobre o nome "Saibot".

Em Mortal Kombat 3, Noob Saibot não é um "ninja" totalmente pintado de preto, mas sim uma versão totalmente preta de Kano, uma vez que não existem "ninjas mascarados" neste jogo. Ele também não tem absolutamente nenhum golpe especial mas usa alguns dos combos de Kano. Quando Noob ganha um round, o anunciante diz "Kano shows mercy!". Isso é obviamente um erro de programação. Na versão de Game Gear, ele possui os golpes especiais de Kano e o Eyebeam Fatality.

Perder para Noob Saibot na versão de SNES de Mortal Kombat II ira causar os gritos de"You will die, mortal!" e "Toasty!" de Shao Kahn e Dan Forden, respectivamente. Porém, na versão de arcade, Shao Kahn diz, "Feel the power of -" e é abruptamente interrompido pelo "Toasty!" de Dan Forden. Perder para Noob Saibot na versão de arcade de Ultimate Mortal Kombat 3 irá fazer Shao Kahn dizer "It's official, you suck!" em vez de "Noob Saibot wins".

Noob Saibot é jogável, de certo modo, em Mortal Kombat: Shaolin Monks. No modo Versus, se ambos os jogadores selecionarem Sub-Zero, o último jogador que o selecionou irá jogar com uma variação de roupa de Sub-Zero. A cor dele é preta, como o verdadeiro Noob Saibot, mas ele tem os braços congelados de Sub-Zero e retem todos os golpes e fatalities de seu irmão mais novo.

O único jogo na série principal que ele não participou é Mortal Kombat: Deadly Alliance. Porém, sua inclusão em Mortal Kombat: Tournament Edition mostra que ele faz parte da história de principal de Deadly Alliance. Ele é na verdade Scorpion pintado de preto e com olhos azuis. Ele só possui 2 golpes especiais e tem os mesmos combos e estilos de luta de Scorpion. O que seria na história sua participação é que depois de Shinnok ter sido derrotado por Liu Kang, e Shao Kahn supostamente morto, Noob teria se tornado independente e livre para forjar sua propria legião de demonios para conquistar os reinos. Ele estava em busca de algum poder maior e fazendo uma busca na fortaleza abandonada de Shao Kahn ele lá encontrou o cyborg ninja Smoke, inoperante. Noob estaria consertando a nanotecnologia de Smoke. Ele lutou na Deadly Alliance, e nos campos de batalha, lutou e feriu mortalmente Goro. Depois disso ele consertou e reativou Smoke para juntos forjarem seu exército para dominar Outworld e a Terra. O que ocorre depois é a chegada de Onaga e o torneio Deception.

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Classic Sub-Zero era um personagem jogável em Ultimate Mortal Kombat 3 e inicialmente se acreditava que ele era uma representação viva do Sub-Zero original. Sua biografia é quase a mesma do Sub-Zero mais jovem em Mortal Kombat II; ela afirma que, apesar de acharem que ele foi morto no primeiro Mortal Kombat, ele parece ter retornado para tentar assassinar Shang Tsung. Porém, seu final revela que ao remover sua máscara, é revelado que ele é "um guerreiro que acreditava-se ter morrido em um torneio anterior que irá retornar no próximo torneio".

O mais provável é que esse personagem foi apenas uma desculpa para usar todas as cores de ninjas existentes, ou que os fãs queriam jogar com Sub-Zero em sua forma ninja. Também deveria ser notado que muitos finais de personagens em jogos de Mortal Kombat não acontecem na continuidade oficial da história, então o final de Classic Sub-Zero não deve significar nada afinal.

Mortal Kombat: Armageddon: Prima Official Game Guide, lançado muito depois de Ultimate Mortal Kombat 3 e a revelação de que Noob Saibot é o Sub-Zero original, afirmam que o lugar de Classic Sub-Zero no jogo não tem importância nenhuma para a história, e que ele é, de fato, Noob Saibot.

Referências