Nord Stream

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização do gasoduto Nord Stream.

Nord Stream (nomes anteriores: North Transgas e Gasoduto europeu do Norte; também conhecido como Gasoduto Russo-Alemão, Gasoduto do Mar Báltico, em russo: Северный поток (Severnyy potok), em alemão: Nordeuropäische Gasleitung) é um gasoduto para transporte de gás natural em alto mar de Vyborg na Rússia até Greifswald na Alemanha. O consórcio encarregado de construir e operar é o Nord Stream AG. O projeto inclui o gasoduto de alimentação terrestre na Rússia, e novas ligações na Europa Ocidental.

Esta obra, promovida pela Rússia e Alemanha, é objeto de controvérsia política, ambiental, e de problemas de segurança em países como Suécia, Polónia e os Estados bálticos, que favorecem as alternativas terrestres.

O projeto do gasoduto inclui dois ramais paralelos, cada um com 1224 km de comprimento, 1220 mm de diâmetro, 22 MPa (220 bar) de pressão e 27 500 milhões de metros cúbicos anuais de capacidade. O primeiro ramal começou a ser construído em abril de 2010, tendo ficado completo em junho de 2011 e inaugurado em 8 de novembro de 2011 pela chanceler alemã Angela Merkel e o presidente russo Dmitri Medvedev. O segundo ramal começou a ser construído em maio de 2011 e o seu funcionamento está previsto para finais de 2012.1 2

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]