NordesTV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NordesTV
Sistema Jangadeiro de Comunicação.
Televisão Sobral Ltda.
Avenida Dom José, 456 - Centro
 Brasil
Tipo Empresa Privada
Cidade de concessão Bandeira sobral.PNG Sobral, CE
Canais
48 UHF analógico
39 UHF e 48.1 Virtual (em implantação) digital
Outros canais 28 (Multiplay)
05 VHF (Aurora)
27 UHF (Fortaleza)
Lista de retransmissoras
Slogan O canal da família cearense
Rede SBT
Fundador Tasso Jereissati
Pertence a Sistema Jangadeiro de Comunicação
Proprietário Tasso Jereissati
Presidente Tasso Jereissati
CNPJ 02.391.395/0001-26
Fundação 2 de abril de 2012 (2 anos)
Cobertura 85% do Estado do Ceará
Potência 12 kW
Página oficial NordesTV

NordesTV é uma emissora de televisão brasileira instalada em Sobral, no interior do estado do Ceará. A emissora é sintonizada no canal 48 UHF e é afiliada ao SBT. Pertence ao Sistema Jangadeiro de Comunicação e tem repetidora em Fortaleza no canal 27 UHF.

História[editar | editar código-fonte]

Concessão em 2008[editar | editar código-fonte]

O decreto outorgando foi assinado pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13 de junho de 2008[1] e publicado no Diário Oficial da União no dia 17 de junho.[2]

Porém, para efeitos legais, a emissora somente pode ir ao ar depois da deliberação do Congresso Nacional[3] e o contrato de concessão será assinado dentro de 66 dias após a publicação.

Curiosamente, após aprovação da concessão, apesar do nome não definido,[4] chegou ser divulgado com nome de TV Sobral, por ter razão social semelhante, que por quase 4 anos era divulgado como se fosse nome definido[5] (em situação semelhante à que ocorreu com a TV Verdes Mares Cariri, que era conhecida como TV Cariri.

Possíveis afiliações (2008 a 2012)[editar | editar código-fonte]

O Sistema Jangadeiro de Comunicação iniciou processo de negociação com as Organizações Globo para se afiliar à Rede Globo no interior do Ceará, até então a geração é feita pela TV Verdes Mares de Fortaleza (pertencente ao Sistema Verdes Mares) para repetidoras possuindo sucursais no interior (entre elas em Sobral). Esse processo de interiorização permitirá que a Rede Globo tenha mais abrangência no Ceará, já que as notícias de seus telejornais se enfocam praticamente na região metropolitana de Fortaleza.

No entanto, após o Sistema Verdes Mares participar e vencer na concorrência ao Ministério das Comunicações sobre geradora em Juazeiro do Norte, em 2009 foi inaugurada a TV Verdes Mares Cariri, substituindo sinais das repetidoras da TV Verdes Mares no sul e centro do Ceará, o que praticamente acaba plano de possível afiliação com a Rede Globo.

Em 2012, após perder a renovação de afiliação com a TV Jangadeiro, o SBT passou ser alvo do Sistema Jangadeiro de Comunicação,[5] com nome não definido[4] e tentar ter sinal definitivo em Fortaleza, só que apenas em UHF sem algum canal disponível,[5] inclusive ser sintonizado em diversas cidades cearenses.[4]

Inauguração[editar | editar código-fonte]

Na madrugada do dia 2 de abril de 2012, exatamente a 0h entrava no ar, através do Canal 48 UHF, a NordesTV, a nova afiliada do SBT, em Sobral e arredores) e no Canal 13 ([[Net Serviços de Comunicação|NET]]).

Em Fortaleza, a NordesTV entrou no ar no canal 20 UHF, com transmissão em média potência, no lugar da repetidora da TV Bandeirantes Natal. A repetidora estava funcionando em caráter provisório, pois em 1º de Maio de 2012 entrou no Canal 27 UHF com transmissão em alta potência. A informação é da própria emissora.

A repetidora no canal 20 UHF Em 1º de maio de 2012 passou a retransmitir a Rede 21 Emissora do [[Grupo Bandeirantes de Comunicação]].

Sua inauguração oficialmente foi no dia 5 de julho de 2012, quando foi comemorado o aniversário de 239 anos da cidade de Sobral.

Na solenidade  de inauguração estiveram presente, dentre os convidados,
a jornalista do SBT Karyn Bravo, o bispo da [[Diocese de 

Sobral]] dom Odelir José Magri; o secretário da Cultura e Turismo, Antônio Campelo Costa, que representou a Prefeitura Municipal; o presidente da Câmara dos Vereadores, João Alberto Adeodato Júnior; e o reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professor Antônio Colaço

Martins. De Fortaleza, destaque para o ex-senador Tasso Jereissati e
a esposa Renata Queiroz Jereissati, o empresário Assis Machado e 

diretores do SBT. A sede emissora, funciona em um casarão antigo que

foi restaurado, na Princesa do Norte, bem frente ao Teatro São João. 

A sucursal da NordesTV, em Fortaleza, foi inaugurada no dia, [[4 de julho]] de 2012, onde foi lançado oficialmente sua programação, e as

novidades, para aquecer o mercado. No evento, a presença de 

profissionais da emissora de Silvio Santos. Estavam lá [[Marília Gabriela]], Celso Portiolli, Karyn Bravo e Lola Melnick. Além deles, o cantor Fagner fez a apresentação musical. Na capital cearense, a emissora funciona em um shopping na Avenida Engenheiro Santana Jr. Vale ressaltar que o canal 27 UHF em Fortaleza é de propriedade do SBT Brasília, que cedeu o canal para a retransmissão da NordesTV.

Novos programas[editar | editar código-fonte]

Após 6 meses no ar, a NordesTV estreia novos programas. A contratação da apresentadora Maísa Vasconcelos realizada em agosto de 2012, Sua estréia aconteceu no Pode Contar no dia 24 de setembro de 2012. Em seguida, o telejornal NordesTV Notícias passa a ser ancorado também em Fortaleza, antes apenas em Sobral. Os jornalistas Delane Ratts e Marcos Mesquita fazem uma conexão entre interior e capital. Por último a apresentadora Katiúza Rios estreia o Olho no Olho. Um programa policial com prestação de serviço e que relata os principais acontecimentos do Ceará.

Rede Fuso[editar | editar código-fonte]

A NordesTV segue normalmente a programação do SBT gerada diretamente de São Paulo, mas quando entra em vigência o Horário de Verão no centro-sul brasileiro, a emissora segue a programação da Rede Fuso do SBT, gerada pelo SBT Pará durante a noite. Durante os finais de semana, a programação é transmitida em tempo real, devido ao fato dos programas desses dia terem em sua maioria classificação DJCTQ - L.svg ou DJCTQ - 10.svg.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Em 1 de janeiro de 2013, beirando completar 1 ano de existência. A NordesTV passa a transmitir em programas, o Closed Caption. Que permite deficientes auditivos acompanhar programas de televisão com esse recurso. A emissora já possui a autorização do Ministério das Comunicações para implantar o sinal digital na cidade de origem (Sobral) e posteriormente para as demais cidades cearenses (incluindo a capital Fortaleza) que recebem o sinal da NordesTV.

Cobertura do Fortal 2013[editar | editar código-fonte]

Em março de 2013, a NordesTV (SBT) adquiriu os direitos de Transmissão do Fortal. De 25 a 28 de julho, a emissora transmitiu os 4 dias do Fortal 2013 direto da Cidade Fortal.

Diversos profissionais estiveram empenhados para levar ao telespectador, o melhor da micareta fora de época de Fortaleza. Mila Santos com sua disposição e alegria animou e fez bonito na transmissão. Ela contou com a ajuda de Léo Pida, que veio diretamente da Bahia para apresentar a micareta.

A NordesTV fez bonito no Fortal 2013, pois mostrou que mesmo com pouco tempo no ar, não mediu esforços para fazer uma exelente cobertura.

Aniversário de 1º ano[editar | editar código-fonte]

A festa em comemoração do primeiro ano da chegada do primeiro canal genuinamente sobralense, a NordesTV canal 48 em Sobral aconteceu no Boulevard do Arco do Triunfo no dia 30 de agosto com um grande show de Lagosta Bronzeada, Desejo Proibido, Forró da Diretoria e a presença de José Américo, da Praça é Nossa do SBT.

Na ocasião da festa foi sorteado um carro 0 Km entre os visitantes que pegaram o cupom no North Shopping Sobral e participaram do concurso cultural “Declare se amor a quem merece”.

Cobertura No Ceará[editar | editar código-fonte]

Atualmente o Sistema Jangadeiro de Comunicação passou as retransmissoras que até o ano de 2012 retransmitia o sinal da TV Jangadeiro para a nova afiliada do SBT no estado a NordesTV que também faz parte do mesmo conglomerado. Assim a emissora passa a cobrir quase todas as cidades do interior do estado e sua área de cobertura pula para 85% do Ceará.

Programação Local NordesTV[editar | editar código-fonte]

  • '"05h30 Reza comigo"
  • 07h00 Nosso tempo - Programa da Igreja Universal do Reino de Deus
  • 10h30 Pode contar
  • "11h15 Na cozinha com o cheff"
  • 13h10 NordesTV Notícias
  • 13h45 Olho no olho com Luiz Siqueira
  • 19h20 - Um Luxxo
  • "07h00 - Programa Aos pés de Jesus aos sabados "
  • 13h15 Almoço de Estrelas aos sabados
  • 9h00 Nordeste Mais aos sabado
  • 9h30 Corpo Estilo & Vida aos sabados e domingo as 09h00
  • 12h15 Forró Nordeste aos sabados
  • 9h30 Motores e Ação Domingo

Sinal[editar | editar código-fonte]

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Problemas Técnicos[editar | editar código-fonte]

Em 12 de março de 2013 uma falha nos cabos fibra optica da Embratel que leva o sinal de Sobral para Fortaleza, ocasionou a falta de transmissão da emissora para Fortaleza sendo assim durante dois dias recebendo o sinal do SBT Rede e cancelando os próprios programas da NordesTV (problemas já resolvidos).

Audiência[editar | editar código-fonte]

Segundo dados do IBOPE apesar de ocupar a vice-liderança na cidade de origem (Sobral),na capital cearense (Fortaleza) vem amargando a quarta posição chegando em vários horários a ser ultrapassada pela TV Diário.

Referências

  1. Decreto de 13 de junho de 2008.. Presidência da República Federativa do Brasil. Página visitada em 30 de julho de 2008.
  2. Decreto Nº 391, Parágrafo 8, concessão da TV Sobral Ltda.. Sistema PLUG. Página visitada em 30 de julho de 2008.
  3. Proposição: TVR-881/2008 Indexação: Televisão, Sobral, (CE). Câmara dos Deputados Federais. Página visitada em 30 de julho de 2008.
  4. a b c Primeira TV aberta de Sobral entra no ar em 2012 com programação do SBT. Ceará Agora (13 de outubro de 2011 (8:55)).
  5. a b c Depois de perder afiliada para a Band, SBT acerta com retransmissora no Ceará. Na TV (iG) (23 de novembro de 2011 (10:22)).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]