NordesTV

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
NordesTV
TV Sobral Ltda.

Sistema Jangadeiro de Comunicação Ltda.

http://famososnaweb.com.br/wp-content/uploads/2014/08/nordestv.jpg
Fortaleza, Ceará
Sobral, Ceará
Brasil
Tipo Empresa privada
Cidade de concessão Ceará Sobral / Fortaleza
Canais
48 UHF (Sobral)
27 UHF (Fortaleza) analógico
39 UHF e 48.1 Virtual (Sobral)
29 UHF e 27.1 Virtual (Fortaleza) (fase de testes) digital
Outros canais 23 (Claro TV)
09 (SKY)
28 (Multiplay)
28 (NET - Fortaleza)
13 (NET - Sobral)
ver mais
Sede Sobral, CE
Avenida Dom José, 456 - Centro
Fortaleza, CE
Av. Santos Dumont, 2369 - Aldeota
Slogan #Compartilhe Quem compartilha felicidade multiplica! (rede)
O canal da família cearense
Rede SBT
Fundador Tasso Jereissati
Pertence a Sistema Jangadeiro de Comunicação
Proprietário Tasso Jereissati
Administração Cyro Thomaz
Presidente Tasso Jereissati
CNPJ 02.391.395/0001-26
Fundação 2 de abril de 2012 (3 anos)
Prefixo ZYA 441
Cobertura 85% do estado do Ceará
Nome(s) anteriore(s) TV Sobral (nome não definido)
Potência 12 kW
Página oficial www.nordestv.com.br

NordesTV é uma emissora de televisão brasileira sediada em Sobral, cidade do estado do Ceará. Opera nos canais 48 UHF e 39 UHF digital em Sobral e nos canais 27 UHF e 29 UHF digital (fase de testes) em Fortaleza, e é afiliada ao SBT, gerando sua programação para 85% do estado. Pertencente ao Sistema Jangadeiro de Comunicação, tem suas sedes em Sobral, no Centro e em Fortaleza, localizada na Avenida Santos Dumont, 2369, no bairro da Aldeota.

A NordesTV segue normalmente a programação do SBT gerada diretamente de São Paulo, mas quando entra em vigência o Horário de Verão no centro-sul brasileiro, a emissora segue a programação da Rede Fuso, gerada pelo SBT Pará. Nos finais de semana, a programação é transmitida em tempo real, devido ao fato dos programas desses dias terem em sua maioria classificação DJCTQ - L.svg ou DJCTQ - 10.svg

História[editar | editar código-fonte]

Concessão em 2008[editar | editar código-fonte]

O decreto outorgando foi assinado pelo então Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva no dia 13 de junho de 2008[1] e publicado no Diário Oficial da União no dia 17 de junho.[2]

Porém, para efeitos legais, a emissora somente pode ir ao ar depois da deliberação do Congresso Nacional[3] e o contrato de concessão será assinado dentro de 66 dias após a publicação.

Curiosamente, após aprovação da concessão, apesar do nome não definido,[4] chegou ser divulgado com nome de TV Sobral, por ter razão social semelhante, que por quase 4 anos era divulgado como se fosse nome definido[5] (em situação semelhante à que ocorreu com a TV Verdes Mares Cariri, que era conhecida como TV Cariri.

Possíveis afiliações (2008 a 2012)[editar | editar código-fonte]

O Sistema Jangadeiro de Comunicação iniciou processo de negociação com as Organizações Globo para se afiliar à Rede Globo no interior do Ceará, até então a geração é feita pela TV Verdes Mares de Fortaleza (pertencente ao Sistema Verdes Mares) para repetidoras possuindo sucursais no interior (entre elas em Sobral). Esse processo de interiorização permitirá que a Rede Globo tenha mais abrangência no Ceará, já que as notícias de seus telejornais se enfocam praticamente na região metropolitana de Fortaleza.

No entanto, após o Sistema Verdes Mares participar e vencer na concorrência ao Ministério das Comunicações sobre geradora em Juazeiro do Norte, em 2009 foi inaugurada a TV Verdes Mares Cariri, substituindo sinais das repetidoras da TV Verdes Mares no sul e centro do Ceará, o que praticamente acaba plano de possível afiliação com a Rede Globo.

Em 2012, após perder a renovação de afiliação com a TV Jangadeiro, o SBT passou ser alvo do Sistema Jangadeiro de Comunicação,[5] com nome não definido[4] e tentar ter sinal definitivo em Fortaleza, só que apenas em UHF sem algum canal disponível,[5] inclusive ser sintonizado em diversas cidades cearenses.[4]

Inauguração[editar | editar código-fonte]

Na madrugada do dia 2 de abril de 2012, exatamente a 0h entrava no ar, através do Canal 48 UHF, a NordesTV, a nova afiliada do SBT, em Sobral e arredores) e no Canal 13 (NET).

Em Fortaleza, a NordesTV entrou no ar no canal 20 UHF, com transmissão em média potência, no lugar da repetidora da TV Bandeirantes Natal. A repetidora estava funcionando em caráter provisório, pois em 1º de Maio de 2012 entrou no Canal 27 UHF com transmissão em alta potência. A informação é da própria emissora.

A repetidora no canal 20 UHF em 1º de maio de 2012 passou a retransmitir a Rede 21 emissora do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Sua inauguração oficialmente foi no dia 5 de julho de 2012, quando foi comemorado o aniversário de 239 anos da cidade de Sobral. Na solenidade de inauguração estiveram presente, dentre os convidados, a jornalista do SBT Karyn Bravo, o bispo da Diocese de Sobral na época dom Odelir José Magri, o secretário da Cultura e Turismo, Antônio Campelo Costa, que representou a Prefeitura Municipal, o presidente da Câmara dos Vereadores, João Alberto Adeodato Júnior. e o reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), professor Antônio Colaço Martins. De Fortaleza, destaque para o senador Tasso Jereissati e a esposa Renata Queiroz Jereissati, o empresário Assis Machado e diretores do SBT. A sede emissora, funciona em um casarão antigo que foi restaurado, na Princesa do Norte, bem frente ao Teatro São João no mesmo local onde funciona a Jangadeiro FM de Sobral.

A sucursal da NordesTV, em Fortaleza, foi inaugurada no dia, 4 de julho de 2012, onde foi lançado oficialmente sua programação, e as novidades, para aquecer o mercado. No evento, a presença de profissionais da emissora de Silvio Santos. Estavam lá Marília Gabriela, Celso Portiolli, Karyn Bravo e Lola Melnick. Além deles, o cantor Fagner fez a apresentação musical. Na capital cearense, a sede da emissora funciona na Avenida Santos Dumontr. Vale ressaltar que os canais 27 UHF analógico e 29 UHF digital em Fortaleza é de propriedade do SBT Brasília, que cedeu os canais para a retransmissão da NordesTV.

Novos programas[editar | editar código-fonte]

Após 6 meses no ar, a NordesTV estreia novos programas. A contratação da apresentadora Maísa Vasconcelos realizada em agosto de 2012, Sua estréia aconteceu no Pode Contar no dia 24 de setembro de 2012. Em seguida, o telejornal NordesTV Notícias passa a ser ancorado também em Fortaleza, antes apenas em Sobral. Os jornalistas Delane Ratts e Marcos Mesquita fazem uma conexão entre interior e capital. Por último a apresentadora Katiúza Rios estreia o Olho no Olho. Um programa policial com prestação de serviço e que relata os principais acontecimentos do Ceará.

Aniversário de 1º ano[editar | editar código-fonte]

A festa em comemoração do primeiro ano da chegada do primeiro canal genuinamente sobralense, a NordesTV canal 48 em Sobral aconteceu no Boulevard do Arco do Triunfo no dia 30 de agosto com um grande show de Lagosta Bronzeada, Desejo Proibido, Forró da Diretoria e a presença de José Américo, da Praça é Nossa do SBT.

Na ocasião da festa foi sorteado um carro 0 Km entre os visitantes que pegaram o cupom no North Shopping Sobral e participaram do concurso cultural “Declare seu amor a quem merece”.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Em 1 de janeiro de 2013, beirando completar 1 ano de existência. A NordesTV passa a transmitir em programas, o Closed Caption. Que permite deficientes auditivos acompanhar programas de televisão com esse recurso. A emissora já transmite o sinal digital na cidade de (Sobral) desde setembro de 2014, sede da emissora e posteriormente para as demais cidades cearenses (incluindo a capital Fortaleza) que recebem o sinal da NordesTV.

Cobertura do Fortal 2013[editar | editar código-fonte]

Em março de 2013, a NordesTV (SBT) adquiriu os direitos de Transmissão do Fortal. De 25 a 28 de julho, a emissora transmitiu os 4 dias do Fortal 2013 direto da Cidade Fortal.

Diversos profissionais estiveram empenhados para levar ao telespectador, o melhor da micareta fora de época de Fortaleza. Mila Santos com sua disposição e alegria animou e fez bonito na transmissão. Ela contou com a ajuda de Léo Pida, que veio diretamente da Bahia para apresentar a micareta.

A NordesTV fez bonito no Fortal 2013, pois mostrou que mesmo com pouco tempo no ar, não mediu esforços para fazer uma excelente cobertura.

Cobertura das Eleições 2014[editar | editar código-fonte]

Na noite do dia 26 de setembro de 2014, a emissora fez e transmitiu o debate entre os candidatos ao governo do estado do Ceará, ao vivo direto do Teatro São João, na cidade de Sobral, sede da estação de TV[6] .

Cobertura no Ceará[editar | editar código-fonte]

A cobertura da NordesTV abrange Sobral (sede), Santana do Acaraú, Massapê, Meruoca, Alcântaras, Fortaleza, Aquiraz, Itaitinga, Maracanaú, e Aracati. A maior parte do Estado permanece sem sinal do SBT, inclusive a região de Juazeiro do Norte, segundo maior município cearense. Sobral e Fortaleza possui sinal digital em HD.

Sinal digital[editar | editar código-fonte]

A transmissão digital da NordesTV deu início no dia 22 de setembro de 2014, transmitindo os programas produzidos pelo SBT, em SDTV e HDTV através do canal 39 UHF e no 48.1 UHF virtual. A NordesTV foi a primeira emissora a entrar no ar com a nova tecnologia em Sobral. No dia 26 daquele mesmo mês, a emissora realizou a primeira transmissão 100% digital no debate entre os candidatos a governador do estado para Sobral e região no Teatro São João. Em Fortaleza o sinal digital deu início no dia 23 de Abril de 2015 no canal 29 UHF e no 27.1 UHF virtual em fase de testes.

Novidades em 2015[editar | editar código-fonte]

A primeira novidade foi no dia 9 março de 2015, estreou a sua nova programação com o novo Pode Contar. O telejornal da emissora o NordesTV Notícias, e o principal programa da emissora o Pode Contar, ganharam novos cenários. A NordesTV ganhou novos contratos da emissora Nilson Fagata e a Dona Irene e no dia 23 de Abril lançou o seu sinal digital em Fortaleza, sendo a primeira emissora cearense a ter uma retransmissora digital no estado. O sinal digital em Fortaleza encontra-se em fase de testes.

Sinal[editar | editar código-fonte]

A Nordestv inaugurou o sinal digital em Fortaleza e região metropolitana no dia 23 de abril em fase de testes.

Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Problemas técnicos[editar | editar código-fonte]

Em 12 de março de 2013, uma falha nos cabos fibra optica da Embratel que leva o sinal de Sobral para Fortaleza, ocasionou a falta de transmissão da emissora para Fortaleza sendo assim durante dois dias recebendo o sinal do SBT via satélite, impossibilitando a exibição dos programas produzidos pela NordesTV.

Audiência[editar | editar código-fonte]

Segundo dados do IBOPE a Nordestv ocupa a vice-liderança na cidade de origem (Sobral). Em outubro de 2014 segundo informações da própria emissora, a Nordestv conquistou a vice-liderança durante 10 horas diária neste mês.

Programas[editar | editar código-fonte]

Atuais[editar | editar código-fonte]

  • NordesTV Notícias
  • Momento Keké Isso na TV
  • Keké Isso na TV?
  • Na Cozinha com o Chef
  • Reza Comigo
  • Pode Contar
  • Corpo e Estilo de Vida
  • Motores e Ação
  • Nordeste Mais (produzido pelo o SBT Nordeste para as afiliadas do SBT no Nordeste)
  • Super Ofertas Fortaleza
  • Super Ofertas Sobral

Extintos[editar | editar código-fonte]

  • Lente Nordeste
  • Olho no Olho
  • Encantos
  • Um Luxxo
  • Almoço de Estrelas
  • Forró Nordeste
  • Aos Pés de Jesus

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]