Noriko Senge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Noriko de Takamado)
Ir para: navegação, pesquisa
A Princesa Noriko de Takamado em janeiro de 2013.

Noriko Senge (千家典子, Senge Noriko?), nascida em Tóquio, em 22 de julho de 1988, foi um membro da Família Imperial Japonesa, sendo a segunda filha do falecido Príncipe Takamado e da Princesa Takamado.

Nascida Princesa Noriko de Takamado (典子女王, Noriko Joō?), ela se casou com Kunimaro Senge em 5 de outubro de 2014. Como resultado do matrimônio, ela renunciou a seu título imperial, conforme requerido por lei, tornando-se uma cidadã comum japonesa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A Princesa Noriko nasceu no Hospital Aiiku, em Tóquio. Seu nome significa "criança benevolente" e foi escolhido por seu pai, o Príncipe Takamado, filho do Príncipe Mikasa, este tio paterno do Imperador Akihito.

Ela tem uma irmã mais velha e uma irmã mais nova, as princesas Tsuguko e Ayako de Takamado. Elas cresceram numa mansão dentro dos jardins do Palácio Akasaka, no bairro Minato.

Assim como outros membros da Família Imperial, ela foi educada na prestigiada Gakushuin desde o ensino primário até o ensino médio.

Em 2002, quando tinha catorze anos, seu pai veio a falecer vítima de insuficiência cardíaca. Após a morte do marido, a mãe de Noriko, a Princesa Takamado, começou a desempenhar deveres oficiais mais ativamente.

Em abril de 2007, ela ingressou na Universidade de Gakushuin e expressou sua vontade de estudar Psicologia Clínica.

Em julho de 2008, ela atingiu a maioridade dentro da Família Imperial, podendo desempenhar deveres em nome do Imperador. Ela compareceu a alguns eventos oficiais ao lado de outros membros e também sozinha.

A princesa graduou-se em março de de 2011 pelo Departamento de Psicologia da Gakushuin.[1]

Em 27 de maio de 2014, aos vinte e cinco anos, a princesa Noriko anunciou seu noivado com o kannushi Kunimaro Senge, de quarenta anos. Ele é o filho mais velho de Takamasa Senge, o principal sacerdote do Santuário de Izumo, na prefeitura de Shimane. Eles se conheceram em abril de 2007, quando ela e sua mãe foram visitar o templo.

Os dois se casaram no dia 5 de outubro, numa cerimônia privada ocorrida no Santuário de Izumo. Como requerido pela Lei Imperial de 1947, ela teve de renunciar a seu título de princesa, deixando de integrar a Família Imperial. Como dote, Noriko recebeu o pagamento de 106,75 milhões de ienes do governo japonês.

Referências