Norman Angell

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ralph Norman Angell Lane Medalha Nobel
Ralph Norman Angell Lane
Vida
Nascimento 26 de Dezembro de 1872
Holbeach
Morte 7 de Outubro de 1967 (94 anos)
Croydon
Dados pessoais
Nobel prize medal.svg Nobel da Paz (1933)

Ralph Norman Angell Lane (Holbeach, 26 de Dezembro de 1872Croydon, 7 de Outubro de 1967) foi um escritor e político britânico.

Em 1910, escreveu o livro "The Great Illusion" (A Grande Ilusão) no qual defendeu que, ante a interdependência econômica global (especialmente entre as grandes potências) e o fato das verdadeiras fontes de riqueza que envolvem o comércio internacional não poderem ser controladas, a guerra empreendida para obter vantagem material é inócua e sem sentido:

  • "É absolutamente certo - e até os militaristas (...) o admitem - que a tendência natural do homem médio seja se afastar cada vez mais da guerra." ("The Great Illusion: A study of the relations of military power in nations to their economic and social advantage", London:William Heinemann, 1910, p. 301)

Curiosamente (ou, demonstrando um erro nesta avaliação), apenas quatro anos depois, rebentaria o pior evento bélico visto até então: a Primeira Guerra Mundial.

Foi condecorado com o Nobel da Paz em 1933[1] , membro do comité executivo da Liga das Nações e do Conselho Nacional da Paz.

Referências

  1. Nobelprize.org. All Nobel Peace Prizes (em inglês). Página visitada em 21 de janeiro de 2011.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Jane Addams e Nicholas Murray Butler
Nobel da Paz
1933
Sucedido por
Arthur Henderson


Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.