Norrland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização de Norlland.
As quatro regiões da Suécia até 1809, com a região de Norrland abrangendo também o norte da Finlândia.

Norrland é uma das 3 regiões históricas não oficiais da Suécia. As regiões históricas da Suécia não possuem funções administrativas.

Geograficamente, a região está localizada na metade norte da Suécia, fazendo divisa ao sul com a região histórica de Svealand, a oeste e noroeste com a Noruega e no nordeste com a Finlândia.

Até 1809, quando a Finlândia pertencia a Suécia, o país estava dividido em quatro regiões históricas, sendo que Norrland abrangia também o norte da Finlândia, enquanto que o sul era ocupado pela quarta região, Österland.

Norrland ocupa aproximadamente 59% do território da Suécia.

Com exceção das áreas costeiras, Norrland é pouco povoada. 12% da população da Suécia vive em Norrland. Diferentemente de Svealand e Götaland, mais povoadas, com grandes cidades (Estocolmo, Gotemburgo, Malmö, etc) e atrações turísticas, Norrland é conhecida por sua natureza: grandes florestas, rios e áreas intactas. A maioria da população vive em áreas rurais e pequenas vilas.

Minas para a produção de metais preciosos são encontradas em Norrland. No passado, a administração de Estocolmo considerava Norrland muito mais como uma colônia com recursos naturais a serem explorados. Na história oficial da Suécia pouco é escrito sobre a parte norte do país.

Kebnekaise, a maior montanha da Suécia com 2.111 metros, está localizada na província de Lappland, no norte de Norrland.

Províncias históricas[editar | editar código-fonte]

A região de Norrland está divida em nove províncias históricas (landskap), também sem qualquer função administrativa:

Historicamente, Jämtland e Härjedalen pertenciam à Noruega até 1645, não sendo, portanto, parte de Norrland.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suécia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.