Taraua

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de North Tarawa)
 Nota: Para o conflito, veja Batalha de Taraua. Para os navios, veja Classe Tarawa.
Atol de Taraua visto do espaço
Mapa do atol de Taraua

Taraua[1][2][3] (em inglês: Tarawa) é um atol situado na República de Quiribáti, na região central do oceano Pacífico. Antiga capital da colônia britânica das Ilhas Gilbert e Ellice, o atol ficou famoso na história contemporânea por ser o local da sangrenta Batalha de Tarawa, durante a Guerra do Pacífico na Segunda Guerra Mundial.

O atol de Taraua é formado por 24 ilhas, das quais oito são inabitadas. A maior delas, Taraua do Sul, é a capital de Quiribáti e se estende do lado sudeste do atol até a lagoa de Bairiki. Ela também abriga a maior cidade do atol, Bikenibeu e o único aeroporto da região, o Aeroporto Internacional de Bonriki.

Sua população é de cerca de 29 000 habitantes, na maioria micronésios das Ilhas Gilbert. A moeda local é o dólar australiano e na ilha de Betio existe um grande porto por onde são exportadas pérolas e copra, a parte sólida comestível interna do coco.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Taraua tem três regiões administrativas: Teinainano Urban Council, conhecida como Taraua do Sul, se estende de Bairiki a Bonriki e é a capital do Quiribáti; Betio Town Council na ilha de Betio e Tarawa Ieta, ou Taraua do Norte, que cobre as ilhas ao nordeste de Bonriki.

O centro administrativo, com a presidência e os ministérios, fica situado na ilha de Bairiki, em Taraua do Sul e o Parlamento na ilha de Ambo.

Memórias de guerra em Betio, Taraua

As principais ilhas que formam o atol são Abaokoro, Abatao, Bairiki, Betio, Biketawa, Bonriki, Buariki, Buota, Kainaba, Marenanuka, Nabeina, Notoua, Nuatabu, Tabiang, Tabonibara, Taratai, além de Abanuea, Bikeman e Tebua Tarawa, as três atualmente submersas devido a mudanças na corrente marítima e a alta das marés. As principais cidades e vilas são: Abatao, Bairiki, Bikenibeu, Bonriki, Buariki, Buota, Eita, Marenanuka, Taborio e Teaoraereke.

História[editar | editar código-fonte]

Taraua entrou para a história do século XX como o local da Batalha de Taraua, a mais dura e sangrenta das batalhas na rota dos atóis do Pacífico, entre japoneses e norte-americanos. Ali, em apenas quatro dias de novembro de 1943, cerca de 6 000 soldados de ambos os exércitos morreram durante os combates pela conquista do atol.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Taraua é servida pelo Aeroporto Internacional de Bonriki (IATA: TRW, ICAO: NGTA).

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 18 de janeiro de 2012 
  2. Macedo, Vítor (Primavera de 2013). «Lista de capitais do Código de Redação Interinstitucional» (PDF). Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 41). 15 páginas. ISSN 1830-7809. Consultado em 23 de maio de 2013 
  3. Instituto Internacional da Língua Portuguesa. «Taraua». Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. Consultado em 28 de maio de 2017