Northeast Airlines

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Northwest.arp.750pix.jpg
Northwest Airlines
IATA
NW
ICAO
NWA
Indicativo de chamada
Northwest
Fundada em 1926 (como Northwest Airways)
Principais centros
de operações
Aeroporto Metropolitano de Detroit Wayne County
Aeroporto Internacional de Memphis
Aeroporto Internacional Minneapolis-Saint Paul
Aeroporto de Amsterdã Schiphol
Aeroporto Internacional de Narita
Outros centros
de operações
Aeroporto Internacional de Indianápolis
Aeroporto Internacional General Mitchell
Aeroporto Internacional de Los Angeles
Programa de milhagem WorldPerks
Serviço VIP WorldClubs
Aliança comercial
Frota 336 aeronaves
Destinos 254 localidades
Companhia
administradora
Northwest Airlines Corp.
Sede Eagan, Estados Unidos da América
Pessoas importantes CEO: Douglas Steenland
CFO: Neal Cohen
Sítio oficial www.nwa.com

Northwest Airlines é uma empresa aérea dos Estados Unidos com sede na cidade de Eagan, Minnesota. É membro da SkyTeam Alliance.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1926 Lewis Brittin criou a Northwest Airways. Como outras companhias estadunidenses, a Northwest começou não por transportar passageiros, mas sim para fazer correspondência aérea. As suas primeiras rotas foram entre Minneapolis, Minnesota e Chicago. Somente em 1927 a Northwest começou a transportar passageiros e em 1928 fez o seu primeiro vôo fora dos Estados Unidos, com destino a Winnipeg no vizinho Canadá. No final da década a companhia alargou mais destinos a sua rota.

Em 1931, a Northwest apoiou Charles e Anne Lindbergh num pioneiro vôo até ao Japão, que depois ficou conhecido pelo Grande Círculo da Northwest Airlines, e provou que voando pelo Alasca poderiam poupar 3218 km entre a rota de Nova Iorque e Tóquio. Em 1933 o nome mudou para o atual Northwest Airlines. Durante a 2º Guerra Mundial a Northwest Airlines ajudou os Estados Unidos transportando os militares.

Na Primavera de 1947 a Northwest Airlines estableceu-se em Tóquio e começou a voar até aos Estados Unidos, tornando-se assim a primeira companhia aérea estadunidense a voar dos Estados Unidos até ao Japão. A partir de Tóquio a Northwest Airlines voava para Seul, Shanghai e Manila. Assim a companhia meteu o nome de Northwest Orient Airlines.

Um Boeing 747 da Northwest Airlines

A 1 de Agosto de 1949 a Northwest Airlines recebeu a primeira encomenda do novo Boeing 377,que permitia assim melhorar a qualidade de vôo em menos tempo de viagem. Northwest Airlines e a Pan American eram as únicas companhias autorizadas a voar dos Estados Unidos para o Japão. Atualmente a companhia é a maior companhia não-japonesa a operar no Japão que incluia quinze destinos na Ásia.

Em 1984 a Northwest Airlines começou a ter vôos diretos até a China e também até as ilhas Britânicas e Escandinávia. Em 1986 comprou a rival Republic Airlines, a qual era baseada em Minneapolis-St. Paul. Após a fusão, a empresa modificou seu nome de Northwest Orient Airlines para apenas Northwest Airlines.

As suas maiores mudanças aconteceram em 1989. A Northwest Airlines foi comprada por um grupo liderado por Al Checchi and Gary Wilson, pela KLM e muitas outras. Para pagar as dívidas, os novos donos tiveram de vender propriedades da companhia em todo o mundo, inclusive em Tóquio.

Em 1993 a Northwest Airlines e a KLM fizeram uma estratégica aliança conhecida como a Wings Alliance. Foi também nesse ano que se juntou à SkyTeam

Venda[editar | editar código-fonte]

Em 14 de Abril de 2008 a NWA anunciou a fusão com a Delta, formando a maior companhia aérea do mundo. A fusão foi aprovada em 28 de Outubro de 2008 e a marca NWA desaparecerá, ficando somente a marca Delta.



Membros da SkyTeam Alliance
Aeroflot | Aeroméxico | Air France | Alitalia | China Southern Airlines | CSA Czech Airlines | Delta Air Lines | KLM | Korean Air

Associados: Air Europa | Kenya Airways

Futuros Associados: MEA | TAROM